22 de out. de 2014

Aceleramos: novo Ford Ka com motor 1.5 de 110 cv entrega diversão, mas medirá forças com New Fiesta

Aceleramos: novo Ford Ka com motor 1.5 de 110 cv entrega diversão, mas medirá forças com New Fiesta

Ford Ka estreia nova motorização 1.5 de até 110 cv na versão hatch para ser um dos mais vendidos do País Divulgação O novo Ford Ka acabou de chegar ao mercado, mas sua vida tem sido agitada. No primeiro mês de vendas, em setembro, emplacou mais de sete mil unidades — marca que o colocou na 12ª posição geral — e sofreu um prematuro recall. Agora, a montadora passa a oferecer na versão hatch o propulsor 1.5 do sedã Ka+, cujas vendas começaram nesta semana. Com isso, a ideia é superar as 10 mil unidades mensais, o que colocaria o hatch entre os cinco mais vendidos do País. São três versões: SE (R$ 40.390), SE Plus (R$ 42.390) e SEL (R$ 44.990). A mais básica traz de série ar, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com USB e Bluetooth, ajusta de altura do volante e chave canivete.

É o New Fiesta, é o Ecosport? Não, é a cabine do novo Ka Divulgação O modelo intermediário acrescenta vidros elétricos atrás, volante multifuncional e sistema SYNC com comandos de voz. A configuração topo de linha agrega controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura. “Kapetinha” O R7 Carros passou um fim de semana com a versão mais cara (SEL) do compacto para avaliar o comportamento do motor mais potente. Se a versão de entrada 1.0 de 85 cavalos já é esperta, a configuração mais apimentada do hatch garante doses extras de diversão. O motor 1.5 de até 110 cv de potência a 5.500 rpm e 14,92 kgfm de torque a 4.250 rpm (etanol) entrega fôlego de sobra em arrancadas e retomadas. Em acelerações mais vigorosas, é fácil o carro sair cantando pneu — mesmo na segunda marcha. O comportamento esportivo é reforçado pelo câmbio manual de cinco marchas, de engates curtos e precisos. A suspensão, por sua vez, consegue aliar conforto e esportividade de forma equilibrada. Choque de gerações “Esse é o novo Ka!?” A reação de uma leiga ao entrar no compacto reflete o impacto de uma estratégia bem clara da Ford: reconstruir a imagem do modelo como um carro maior, mais moderno e confortável. Ao contrário da geração anterior, a cabine ficou ampla e arejada, com bom espaço sobretudo para a cabeça. O espaço interno é amplo na frente e atrás, onde três adultos se acomodam com relativo conforto. No porta-malas cabem 257 litros. O acabamento da cabine também evoluiu e, esteticamente, seguiu as linhas já consagradas por modelos de segmentos superiores, como Ford Ecosport e New Fiesta. O ponto negativo vai para o painel de instrumentos, que poderia ser menos tímido e ter mostradores maiores. Disputa familiar A surpresa positiva de alguns, porém, é acompanhada de olhares céticos de outros. “Por esse preço eu vou de New Fiesta”, ouço em outra ocasião. E a Ford sabe disso. A partir de R$ 42.990, o compacto premium será um rival de peso dentro da própria casa. A Ford argumenta que os hatchs buscam públicos distintos. Enquanto o Ka aposta na funcionalidade (razão), com mais espaço interno e itens de série, o New Fiesta apela para a esportividade (emoção), com sua cabine arrojada e status de segmento superior. O gerente de produtos da Ford, Andre Leite, resume a questão.  — As montadoras rivais também oferecem modelos distintos na mesma faixa de preço. Nós preferimos ter essa briga interna a deixá-la para a concorrência. FICHA TÉCNICA Motor: 1.5 l 16V flex
Potência: 105 cv a 6.500 rpm (G) e 110 cv a 5.500 rpm (E)
Torque: 14,6 kgfm a 4.250 rpm (G) e 14,92 kgfm a 4.250 rpm (E)
Câmbio: Manual de cinco marchas
Direção: Elétrica
Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira
Dimensões: 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura (sem espelhos), 1,52 m de altura e 2,49 m de entre-eixos
Pneus: 175/65 R14 (versão SE) e 195/55 R15 (versão SEL)
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Peso em ordem de marcha: 1018 kg (versão SE) e 1034 kg (versão SEL)
Preços: R$ 40.390 (SE), R$ 42.390(SE Plus) e R$ 44.990 (SEL) Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Fonte: R7
Publicado em: 2014-10-21T12:09:00-02:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário