18 de mai. de 2016

Carro: 10 dicas valiosas para economizar combustível

Carro: 10 dicas valiosas para economizar combustível




Carro: 10 dicas valiosas para economizar combustívelEm tempos de crise, não dá pra dar mole com dinheiro. Manter seu carro em movimento pode ser caro, mas veja como mudar issoSe você tem um carro, com certeza tem consciência de todos os gastos necessários para que ele permaneça em perfeito funcionamento e não o deixe na mão. Além do alto preço do próprio carro, são impostos, parcelas, manutenções, multas e muitas outras formas de tirar o dinheiro do bolso de forma dolorosa. A necessidade de abastecer o veículo é um dos maiores gastos dos motoristas, principalmente daqueles que dependem do veículo para tudo. Porém, não é sempre que se pode dispor de tanto dinheiro para gasolina (ou etanol) e, nesses casos, não tem jeito: a ordem é economizar. 
Não há nenhuma fórmula secreta para isso. Economizar combustível é a melhor maneira de economizar também o dinheiro com ele. Para isso, são necessárias três coisas essenciais que não podem faltar ao motorista consciente que não quer colocar a mão no bolso tantas vezes: atitudes mais responsáveis e corretas no trânsito, cuidado atento com a manutenção e tomar as melhores decisões a respeito do veículo, como saber o posto mais confiável onde abastecer.
Veja estas dicas essenciais para serem adotadas e garantir aquele dinheiro a mais no final de cada mês.
#1 - Pegue leve na direção
Respeitar os limites de velocidade pode parecer algo óbvio para os motoristas, mas isso na verdade ajuda a economizar no gasto de combustível. Velocidades mais altas exigem mais potência do motor que, por sua vez, exigem mais gasolina. Simples. A economia para carros que andam a 80 km/h ao invés de 100 km/h é de 20%. Outras simples atitudes no trânsito podem contribuir muito para essa causa como desacelerar apenas desacelerar próximo a sinais vermelhos, sem parar completamente o carro. Ziguezaguear no trânsito também é uma atitude que não em contribui em nada para a economia de combustível e deve ser abandonada. 
Aceleradas bruscas são uma das piores inimigas do carro e devem ser evitadas sempre. Elas fazem com que o consumo de combustível pelo carro seja muito maior, pois essas aceleradas exigem mais do motor. #2 - Manutenção em dia
Para que o carro não tenha gastos de combustível acima daquele para o qual ele foi projetado, há a necessidade de fazer manutenções constantes para evitar problemas antes de eles surgirem ou resolvê-los o mais rápido possível antes que resultem em gastos maiores. 
É importante manter a injeção eletrônica regulada, por exemplo, e o óleo e o combustível sempre novos, trocados a cada 10.000 km. Essas atitudes garantem um consumo menor de gasolina pelo automóvel. 
As velas de ignição influenciam muito no consumo de carros, devendo ser trocadas com a quilometragem recomendada pela montadora, o que varia para cada modelo. Sendo responsáveis pela queima de combustível, se esta ficar irregular o consumo de combustível passa a ser maior. 
Os filtros de ar também devem ser trocadas no prazo previsto pelas montadoras, pois em caso de entupimento interferem na mistura do ar com o combustível e faz com que o veículo gaste mais.
#3 - Aerodinâmica conta muito
Quando projetados, todos os aspectos dos carros são considerados para que sua eficácia e desempenho sejam os melhores. A aerodinâmica é um dos fatores que mais influenciam no desempenho de qualquer veiculo e, apesar de não parecer inicialmente, tem relação com o consumo de combustível. Andar com os vidros abaixados, principalmente acima de 80 km/h, é um fator que interfere diretamente nessa aerodinâmica e causam o aumento no consumo de gasolina pelo automóvel. 
Acessórios que mudam as características originais do carro, como aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, exercem grande influência na aerodinâmica e exigem que um especialista seja consultado antes da instalação.#4 - Cuide dos pneus
Pneus murchos ou que estejam com a calibragem fora do ideal aumentam o consumo do carro em até 30% por exigirem mais força para rodar e, consequentemente, mais combustível. 
O recomendado é que a calibragem seja feita a cada 15 dias e devem seguir as recomendações das montadoras a respeito da pressão a ser utilizada (localizado no manual do proprietário, em um adesivo na tampa do tanque ou na porta do carro), que difere entre a parte dianteira e traseira e também sofre influência se o veículo estiver carregado. 
O alinhamento também é importante para a economia já que se o carro não estiver em alinhamento perfeito, as rodas serão arrastadas ao invés de girar, aumentando o consumo de gasolina.
#5 - Planeje horários 

Um dos maiores problemas em se viver em uma cidade grande moderna e que está sempre em movimento é a dificuldade em andar livremente. Trânsito lento, acidentes e manifestações são motivo constante para carros parados nas ruas. Não é nem preciso ressaltar o consumo excessivo que há quando um automóvel ligado fica preso durante horas em um mesmo ponto. 

Para evitar situações assim, o melhor a se fazer é evitar trânsito planejando melhor horários e escapando de horários de pico. Bom senso e inteligência as maiores aliadas contra o desperdício de dinheiro.
#6 - Desapegue do ar condicionado

Para quem vive onde as temperaturas, tanto quentes quanto frias, podem ser inimigas de qualquer motorista audacioso que saia de casa, o ar condicionado é o melhor amigo dessas pessoas valentes. Ou nem tanto. 

O compressor do ar condicionado puxa força do motor, o que ocasiona um consumo de combustível maior. É melhor aproveitar as temperaturas mais amenas para desligar o ar e economizar até 20% de consumo desnecessário de combustível.

#7 - Qualidade do combustível

A escolha do combustível também afeta diretamente no gasto que se tem com essa necessidade, não apenas por causa do preço da gasolina, mas devido também à qualidade do produto utilizado pelos diferentes postos. Por esse motivo, é importante testar o combustível em mais de um lugar. 

O combustível adulterado, que leva mais álcool do que o permitido em sua composição, faz com que o carro gaste mais e tenha, além do custto adicional com gasolina, um maior desgaste mecânico. Os postos costumam esconder essa prática e usar preços mais baixos do que o normal para atrair mais clientes, então o melhor é desconfiar e evitá-los. 

As grandes redes de postos e locais com o selo da ANP são os mais indicados para abastecer com segurança e evitar gastos excessivos com gasolina batizada desonesta que. Apesar na gasolina aditivada não influenciar no consumo do carro, ela mantém o motor limpo e preservado, o que contribui para a economia de combustível e a torna boa opção de consumo.
#8 - Atenção às trocas de marcha

Apesar de parecer algo totalmente desconexo, a troca de marcha influencia e faz bastante diferença no consumo. A velocidade certa para a mudança deve levar em consideração o torque do carro e pode ser consultada no manual do proprietário do veiculo. 

Da mesma forma como não faz sentido um automóvel estar a 40km/h em 5ª marcha, um carro estar a 100km/h na 2ª é algo que não deve ser feito, pois nesses dois casos o consumo será maior do que o necessário. 

Deixar na “banguela”, o costume de deixar o carro em ponto morto durante descidas, é um hábito antigo e desnecessário nos dias de hoje. O automóvel deve permanecer engrenado em todos os momentos para gastar menos combustível já que a injeção eletrônica identifica sozinha que não há necessidade de aceleração e corta o combustível.

#9 - Sem caminhos alternativos

Fugir de avenidas muito movimentadas por meio de caminhos alternativos que passam por ruas em que lombadas, faróis e valetas fazem parte de toda a extensão do percurso pode parecer uma boa ideia para economizar gasolina, mas é uma verdadeira armadilha.
 
A necessidade de acelerar e parar o carro a todo momento, na verdade, faz o consumo aumentar. O ideal também é evitar pegar o carro para percursos curtos como ir até a padaria, por exemplo, já que o carro consome mais se estiver frio.
#10 - Deixe seu carro mais leve

É pura física: objetos mais pesados se movem mais lentamente, logo exigem mais força para se movimentaram. Quando se larga coisas no porta-malas ou pelo restante do carro, se está adicionando peso extra e desnecessário ao veículo. 

Apesar de parecer que não faz diferença, o carro irá precisar de mais força para andar e isso será obtido com um maior consumo de combustível pelo motor.
 
As próprias montadoras determinam um peso recomendado para evitar esse problema e 40 quilos de carga a mais no carro pode aumentar o consumo em até 2%.
Se você tem um carro, com certeza tem consciência de todos os gastos necessários para que ele permaneça em perfeito funcionamento e não o deixe na mão. Além do alto preço do próprio carro, são impostos, parcelas, manutenções, multas e muitas outras formas de tirar o dinheiro do bolso de forma dolorosa. A necessidade de abastecer o veículo é um dos maiores gastos dos motoristas, principalmente daqueles que dependem do veículo para tudo. Porém, não é sempre que se pode dispor de tanto dinheiro para gasolina (ou etanol) e, nesses casos, não tem jeito: a ordem é economizar. 

Não há nenhuma fórmula secreta para isso. Economizar combustível é a melhor maneira de economizar também o dinheiro com ele. Para isso, são necessárias três coisas essenciais que não podem faltar ao motorista consciente que não quer colocar a mão no bolso tantas vezes: atitudes mais responsáveis e corretas no trânsito, cuidado atento com a manutenção e tomar as melhores decisões a respeito do veículo, como saber o posto mais confiável onde abastecer.

Veja estas dicas essenciais para serem adotadas e garantir aquele dinheiro a mais no final de cada mês.

#1 - Pegue leve na direção

Respeitar os limites de velocidade pode parecer algo óbvio para os motoristas, mas isso na verdade ajuda a economizar no gasto de combustível. Velocidades mais altas exigem mais potência do motor que, por sua vez, exigem mais gasolina. Simples. A economia para carros que andam a 80 km/h ao invés de 100 km/h é de 20%.
 
Outras simples atitudes no trânsito podem contribuir muito para essa causa como desacelerar apenas desacelerar próximo a sinais vermelhos, sem parar completamente o carro. Ziguezaguear no trânsito também é uma atitude que não em contribui em nada para a economia de combustível e deve ser abandonada. 

Aceleradas bruscas são uma das piores inimigas do carro e devem ser evitadas sempre. Elas fazem com que o consumo de combustível pelo carro seja muito maior, pois essas aceleradas exigem mais do motor. 
#2 - Manutenção em dia

Para que o carro não tenha gastos de combustível acima daquele para o qual ele foi projetado, há a necessidade de fazer manutenções constantes para evitar problemas antes de eles surgirem ou resolvê-los o mais rápido possível antes que resultem em gastos maiores. 

É importante manter a injeção eletrônica regulada, por exemplo, e o óleo e o combustível sempre novos, trocados a cada 10.000 km. Essas atitudes garantem um consumo menor de gasolina pelo automóvel. 

As velas de ignição influenciam muito no consumo de carros, devendo ser trocadas com a quilometragem recomendada pela montadora, o que varia para cada modelo. Sendo responsáveis pela queima de combustível, se esta ficar irregular o consumo de combustível passa a ser maior. 

Os filtros de ar também devem ser trocadas no prazo previsto pelas montadoras, pois em caso de entupimento interferem na mistura do ar com o combustível e faz com que o veículo gaste mais.

#3 - Aerodinâmica conta muito

Quando projetados, todos os aspectos dos carros são considerados para que sua eficácia e desempenho sejam os melhores. A aerodinâmica é um dos fatores que mais influenciam no desempenho de qualquer veiculo e, apesar de não parecer inicialmente, tem relação com o consumo de combustível.
 
Andar com os vidros abaixados, principalmente acima de 80 km/h, é um fator que interfere diretamente nessa aerodinâmica e causam o aumento no consumo de gasolina pelo automóvel. 

Acessórios que mudam as características originais do carro, como aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, exercem grande influência na aerodinâmica e exigem que um especialista seja consultado antes da instalação.
#4 - Cuide dos pneus

Pneus murchos ou que estejam com a calibragem fora do ideal aumentam o consumo do carro em até 30% por exigirem mais força para rodar e, consequentemente, mais combustível. 

O recomendado é que a calibragem seja feita a cada 15 dias e devem seguir as recomendações das montadoras a respeito da pressão a ser utilizada (localizado no manual do proprietário, em um adesivo na tampa do tanque ou na porta do carro), que difere entre a parte dianteira e traseira e também sofre influência se o veículo estiver carregado. 

O alinhamento também é importante para a economia já que se o carro não estiver em alinhamento perfeito, as rodas serão arrastadas ao invés de girar, aumentando o consumo de gasolina.

#5 - Planeje horários 

Um dos maiores problemas em se viver em uma cidade grande moderna e que está sempre em movimento é a dificuldade em andar livremente. Trânsito lento, acidentes e manifestações são motivo constante para carros parados nas ruas. Não é nem preciso ressaltar o consumo excessivo que há quando um automóvel ligado fica preso durante horas em um mesmo ponto. 

Para evitar situações assim, o melhor a se fazer é evitar trânsito planejando melhor horários e escapando de horários de pico. Bom senso e inteligência as maiores aliadas contra o desperdício de dinheiro.
#6 - Desapegue do ar condicionado

Para quem vive onde as temperaturas, tanto quentes quanto frias, podem ser inimigas de qualquer motorista audacioso que saia de casa, o ar condicionado é o melhor amigo dessas pessoas valentes. Ou nem tanto. 

O compressor do ar condicionado puxa força do motor, o que ocasiona um consumo de combustível maior. É melhor aproveitar as temperaturas mais amenas para desligar o ar e economizar até 20% de consumo desnecessário de combustível.

#7 - Qualidade do combustível

A escolha do combustível também afeta diretamente no gasto que se tem com essa necessidade, não apenas por causa do preço da gasolina, mas devido também à qualidade do produto utilizado pelos diferentes postos. Por esse motivo, é importante testar o combustível em mais de um lugar. 

O combustível adulterado, que leva mais álcool do que o permitido em sua composição, faz com que o carro gaste mais e tenha, além do custto adicional com gasolina, um maior desgaste mecânico. Os postos costumam esconder essa prática e usar preços mais baixos do que o normal para atrair mais clientes, então o melhor é desconfiar e evitá-los. 

As grandes redes de postos e locais com o selo da ANP são os mais indicados para abastecer com segurança e evitar gastos excessivos com gasolina batizada desonesta que. Apesar na gasolina aditivada não influenciar no consumo do carro, ela mantém o motor limpo e preservado, o que contribui para a economia de combustível e a torna boa opção de consumo.
#8 - Atenção às trocas de marcha

Apesar de parecer algo totalmente desconexo, a troca de marcha influencia e faz bastante diferença no consumo. A velocidade certa para a mudança deve levar em consideração o torque do carro e pode ser consultada no manual do proprietário do veiculo. 

Da mesma forma como não faz sentido um automóvel estar a 40km/h em 5ª marcha, um carro estar a 100km/h na 2ª é algo que não deve ser feito, pois nesses dois casos o consumo será maior do que o necessário. 

Deixar na “banguela”, o costume de deixar o carro em ponto morto durante descidas, é um hábito antigo e desnecessário nos dias de hoje. O automóvel deve permanecer engrenado em todos os momentos para gastar menos combustível já que a injeção eletrônica identifica sozinha que não há necessidade de aceleração e corta o combustível.

#9 - Sem caminhos alternativos

Fugir de avenidas muito movimentadas por meio de caminhos alternativos que passam por ruas em que lombadas, faróis e valetas fazem parte de toda a extensão do percurso pode parecer uma boa ideia para economizar gasolina, mas é uma verdadeira armadilha.
 
A necessidade de acelerar e parar o carro a todo momento, na verdade, faz o consumo aumentar. O ideal também é evitar pegar o carro para percursos curtos como ir até a padaria, por exemplo, já que o carro consome mais se estiver frio.
#10 - Deixe seu carro mais leve

É pura física: objetos mais pesados se movem mais lentamente, logo exigem mais força para se movimentaram. Quando se larga coisas no porta-malas ou pelo restante do carro, se está adicionando peso extra e desnecessário ao veículo. 

Apesar de parecer que não faz diferença, o carro irá precisar de mais força para andar e isso será obtido com um maior consumo de combustível pelo motor.
 
As próprias montadoras determinam um peso recomendado para evitar esse problema e 40 quilos de carga a mais no carro pode aumentar o consumo em até 2%.


Fonte: R7
Publicado em: 2016-05-16T18:28:35-03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário