25 de mai de 2016

5 inovações que provavelmente veremos nos carros em um futuro próximo

5 inovações que provavelmente veremos nos carros em um futuro próximo

Não é segredo pra ninguém que aos poucos a indústria automobilística está cedendo à "tentação" de lançar mão de novidades tecnológicas para os novos veículos. E ao que tudo indica, esse é mesmo um caminho sem volta, de modo que em breve teremos provavelmente uma série de inovações até mesmo nos veículos mais populares. O que ajuda a ilustrar esse cenário, é o conjunto de novas tecnologias que já vem sendo testadas por algumas marcas e ainda outros detalhes que são vistos como possíveis para um futuro próximo. Sabendo disso, decidimos mostrar a seguir uma lista que mostra algumas tecnologias que não devem tardar para chegar em automóveis. Veja!

As tecnologias inovadoras que podem chegar aos carros no futuro

Carros que se comunicam



Parece coisa de ficção, mas o fato é que já existem montadoras trabalhando em uma nova tecnologia que seria em tese, capaz de prevenir muitos acidentes. Trata-se de uma novidade batizada de Vehicle-to-Vehicle Communication (V2V). Na prática, essa novidade poderia ser útil, por exemplo, no caso em que um determinado veículo está passando e o motorista não percebe que vem um outro carro em sua direção. O sistema acionaria os freios automaticamente para evitar o acidente.

Autonomia



Não é segredo pra ninguém que o Google tem trabalhado forte em parceria com outras marcas para a criação de carros que se dirigem sozinhos, certo? Pois bem, esses chamados "carros autônomos", são capazes de fazer trajetos sozinhos, sabendo o caminho e desviando de eventuais obstáculos com segurança. Ainda não dá pra prever quando esse tipo de novidade chegará efetivamente ao mercado, até porque, muita coisa pode ter que mudar no que diz respeito ao trânsito propriamente dito. Seja como for, o fato é que muito provavelmente esses carros estarão dividindo espaço com motoristas nas ruas em um futuro não muito distante.

Realidade aumentada no para-brisa



Você gosta daquele visor que fica no capacete do traje do Homem de Ferro nos filmes da Marvel? Então imagine como seria se o para-brisa do carro tivesse uma tela de realidade aumentada assim como aquela em que o computador interage com Tony Stark por meio do visor de sua armadura. Seria interessante, não? Pois saiba que isso pode estar mais perto do que você imagina. A BMW já está usando essa tecnologia para exibir algumas informações como velocidade, ou previsão do tempo Pense no visor do Exterminador do Futuro ou do Homem de Ferro. Agora imagine esse visor sendo o seu para-brisa, exibindo informações com tecnologia de realidade aumentada. A BMW já usa uma tecnologia similar para exibir no para-brisa algumas informações básicas no carro, como velocidade ou previsão do tempo, por exemplo. Diante disso, há a expectativa de que no futuro a inovação permita que uma ferramenta do tipo identifique objetos à frente e até mostre informações como distância, tempo a percorrer até o obstáculo, etc. Leia também:
  • Golf lidera mercado de hatches médios, mas vendas seguem em baixa em 2016
  • Dicas imperdíveis para motoristas de “primeira viagem”
  • Cuidado com o prejuízo: veja erros comuns de quem vai comprar um carro novo

Motor elétrico



Com o alto preço do combustível no Brasil, muita gente ficaria feliz se já fosse realidade no país a venda de carros com motor movido à energia elétrica. O fato, porém, é que essa ainda não é uma realidade por aqui. Em todo caso, já existem diversos projetos ao redor do mundo e a tendência é que em um futuro não tão distante, os carros elétricos comecem a ganhar força no mercado. A Tesla, aliás, deu um passo muito significativo nesse sentido. A empresa abriu patentes para que qualquer empresa possa usar suas tecnologias. Se a moda pegar, o meio ambiente certamente ficará agradecido.

Sistema operacional



E com a crescente onda da chamada "tecnologia das coisas", o mais provável é que em breve o mercado comece a ganhar também os primeiros smartcars, ou seja, os carros inteligentes, com sistema operacional e tudo. Informações sugerem, por exemplo, que grandes empresas do mercado tecnológico, tais como Google e Apple, já estariam "brigando" para apresentar versões de sistemas operacionais para carros. Até onde se sabe, os nomes para essas novidades seriam Android Auto e o CarPlay. Que tal?

Fonte: R7
Publicado em: 2016-05-24T08:10:16-03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário