14 de dez. de 2014

Você sabe a importância do torque?

Você sabe a importância do torque?

Para se falar sobre torque é preciso citar o conceito de trabalho realizado. Quando subimos uma escada, andamos de bicicleta, empurramos um carro, corremos de um lugar a outro, estamos realizamos um trabalho. Com o motor é a mesma coisa, ele faz um veículo ir de uma cidade a outra. Isso é trabalho. Independente se o motor é pequeno ou um potente, ambos farão o mesmo trabalho. Podemos considerar o torque como trabalho, pois há uma força aplicada que permite o motor produzir o trabalho esperado. Portanto, o torque é o que indica a capacidade do motor gerar o próprio trabalho. Por conta do tempo, ou seja, a evolução das rotações do motor, ele passa a se chamar potência.

Diferença entre torque e potência

Isso quer dizer que torque e potência “se resumem na mesma coisa”, só que encarados sob métricas distintas. Melhorando a afirmação, torque e potência são processos complementares. Esta diferença é extremamente necessária para se definir o tipo de aplicação do motor. Explicando mais tecnicamente, o torque é a força gerada na explosão dentro das câmeras de combustão pela força de giro (virabrequim) vezes o braço da alavanca. Um exemplo prático é quando usamos uma chave de boca para apertar um parafuso. O movimento realizado é um torque. No motor, o torque máximo tende a ser alcançado em rotações mais baixas, por conta da eficiência volumétrica em relação à porcentagem de mistura de ar-combustível aspirado a cada ciclo do motor.

A importância para os veículos



Bem, agora vamos deixar mais claro qual a real importância do torque para os automóveis. Veículos com maior torque possuem maior capacidade de aceleração e retomada de velocidade. Se compararmos dois carros com o mesmo peso, contornando uma rotatória em terceira marcha, o com maior torque irá recuperar a velocidade mais rapidamente, sem obrigar o motorista a reduzir. A segurança também está relacionada ao sistema de torque. Em relação a situações que exigem manobras mais ágeis, como a ultrapassagem, o motor com maior torque permitirá uma retomada de velocidade mais rápida, tornando a ultrapassagem muito mais segura. Assim, entre os motores com potência idêntica, o melhor de dirigir é aquele que entregar o torque em menor faixa de rotação.
Veículos com maior torque possuem maior capacidade de aceleração e retomada de velocidade. Entenda!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Como Funciona
Publicado em: 12 Dec 2014 12:37:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário