9 de dez. de 2014

Entendendo a Tabela Fipe

Entendendo a Tabela Fipe

Quando se vai fazer a compra ou a venda de um carro usado, um dos itens que é mencionado por todo vendedor é o “valor mencionado na Tabela Fipe”. Muita gente, que não conhece o que é esse recurso, acaba acenando com a cabeça apenas e faz as negociações sem saber ao certo se o valor é correspondente ao que realmente é calculado nessa tabela. Este artigo pretende explicar de modo bem resumido o que é a Tabela Fipe e como que o novo valor do veículo é calculado.

O que é a Tabela Fipe?



De acordo com o texto presente no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que faz o cálculo dos valores presentes na tabela, esse serviço traz o preço médio dos veículos dentro do mercado nacional e, assim, serve como referência para negociações ou avaliações de diversos tipos. Os preços praticados,de fato, variam em função da região onde o veículo será vendido, da conservação, cor, acessórios e outros elementos que possam influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Como é feito o cálculo do valor de um carro?

A Tabela Fipe se baseia nos itens que apresentamos acima, envolvendo: a região da venda do veículo, bem como as condições de conservação de motor, pneus e lataria, a cor e os acessórios opcionais, como rádio e ar condicionado, que existem no carro. A partir daí e do preço original do veículo, é possível definir o quanto será desvalorizado do veículo e também o preço de mercado. Vale dizer que um veículo começa a perder valor no momento em que sai da concessionária e, assim como a maioria dos bens de consumo duráveis, vai se desvalorizando – às vezes de maneira mais lenta, em outras, de forma mais acelerada – com o passar do tempo.

A Tabela Fipe é uma forma justa de definir o valor de um veículo?



Em parte. Esse é um recurso bem interessante e sempre presente no mercado de compra e venda de veículos. No entanto, é algo bem questionável justamente pelo modo como isso é feito, generalizando o valor de venda para todos os veículos. Isso se torna questionável porque existe todo tipo de pessoa, inclusive aqueles que se preocupam e cuidam muito bem do seu carro, tendo uma manutenção e cuidado constante, enquanto outros não ligam para revisão, troca de óleo, balanceamento e alinhamento de pneus etc. Isso acaba falando muito na hora da venda de um veículo; por isso, é importante levar em conta a Tabela Fipe mas também o que o proprietário tem a dizer sobre o carro e o estado em que o veículo se encontra na hora da venda.
A Tabela Fipe traz o preço médio dos veículos dentro do mercado nacional e, assim, serve como referência para negociações. Confira!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 03 Dec 2014 08:45:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário