6 de dez. de 2014

Clay bar (Barra de argila) - Como utilizar?

Clay bar (Barra de argila) - Como utilizar?

Clay bar é um produto específico para remover contaminações, conhecido no mundo todo como o nome original em inglês, no Brasil é chamado também de argila. Funciona como limpeza de "pele" para o carro.

Veja também:

  • Como remover manchas da pintura do carro
Você pode encontrar diversas marcas da Clay bar e do lubrificante, tais como 3M, Meguiar"s, Mothers, Sonax. Mas saiba que todas o cumprem seu papel: o de descontaminação de pintura.







Contaminação de Pintura

O que é?

Com o passar do tempo é normal que a pintura do nosso automóvel comece a ficar “áspera” ao toque. Isto deve-se à acumulação gradual de contaminantes que vão ficando “agarrados” à pintura, de modo que não são eliminados durante uma lavagem normal. Uma superfície limpa deve ser suave ao toque (os nossos dedos não são tão sensíveis de modo que possamos detectar todo o tipo de contaminação, podemos então colocar os dedos dentro um sacola plástica, como por exemplo sacola plástica de supermercado, o que vai ajudar a detectar contaminação mais “leve”). Se ao passar os dedos na pintura, sentir zonas ásperas ou algum tipo de de ruído, a pintura está contaminada.

Tipos de contaminação

Existem dois tipos de contaminação: orgânica e não orgânica. Dentro das orgânicas temos a resina das árvores ou os mosquitos. Os últimos, devido aos ácidos encontrados nos seus “restos mortais”, podem mesmo danificar a pintura através da sua corrosão ou descoloração. Nos não orgânicos podemos encontrar pó de borracha de pneus, graxa em rodovias, poluição vinda de fábricas ou dos escapes dos outros automóveis. Todos estes contaminantes vão se “agarrando” à pintura através de processos físicos ou químicos. Acumulam-se dia após dia na pintura, acabando por levar à corrosão e oxidação da mesma. São nestes casos, em que se torna necessário a descontaminação da pintura.

Tudo sobre a Clay bar

Produtos utilizados neste tutorial

Para demonstração, utilizamos o Quick Detailer + Clay bar da marca Meguiar’s (foto abaixo). O produto vem dentro de um estojo, que você poderá utilizá-lo para guardar a argila depois de utilizada.


Antes da aplicação...

Primeiramente, lave todo o veículo e seque normalmente (antes da aplicação do produto, veja as precauções ao final deste texto). Utilize 2 panos de microfibra. Um para fazer o secamento da pintura após utilização do produto, e outro para dar o lustre final.

Passo a passo - Usando a Clay bar

1. Pegue uma pequena parte da argila, e ponha sobre os dedos, de forma que fique bem posicionada, apoiada.
2. Com a superfície limpa, seca, fria e na sombra, borrife o lubrificante Quik Detailer, sobre uma parte da superfície, faça por partes. Caso não tenha o produto mencionado, pode ser feito com uma solução caseira simples: Shampoo automotivo e água. Na seguinte proporção: 2 gotas de shampoo + 400 ml de água dentro de um borrifador. Feito isso, utilize a Clay bar com movimentos de vai-e-vem, fazendo uma leve pressão sobre a superfície.
3. Borrife novamente com o lubrificante para não secar. Se você estiver passando o produto na superfície, e notar que a Clay bar começar a se prender repentinamente, quer dizer que está faltando lubrificação. Caso falte lubrificante, a Clay bar poderá riscar a superfície. 4. De partes em partes, verifique a argila e veja a sujeira que fica grudada nela. Esta sujeira é a contaminação que estava sobre o verniz do seu veículo. Dobre a Clay bar, deixando esta contaminação para a parte de dentro e molde novamente a argila, utilizando-a novamente.
5. Depois de ter feito o processo sobre a superfície, limpe-a com um pano de microfibra e veja o resultado. Caso perceba que ainda tenha contaminação, repita o processo. Você vai sentindo mesmo no lugar em que está borrifado a argila sempre grudar, pois é onde a contaminação está concentrada. Depois de passar você vai sentir a pintura mais lisa e escorregadia. Sinal que está sem contaminação.

Precauções:

Não deixe a Clay bar cair no chão, caso isso aconteça, jogue-a no lixo e não a utilize mais. Isso porque a contaminação que está no chão irá se prender nela e mesmo você dobrando-a, poderá ter uma partícula de areia ou pedras pequenas que poderá riscar a pintura, causando um enorme dano a pintura do seu carro. Caso isso aconteça, utilize um polidor de média-leve abrasividade (Dupla Ação Meguiar’s, por exemplo) com um aplicador de espuma.

Como guardar a Clay bar?

Após efetuar o processo de descontaminação, dobre a argila e dê 2 borrifadas do lubrificante em cada lado. Agora sim ela está pronta para ser guardada no seu estojo original, podendo usá-la novamente.

Além da pintura, onde mais posso usar?

A Clay bar pode ser aplicada em qualquer superfície, desde que seja rígida e não porosa. Podendo assim aplicar em: pinturas, vernizes, vidros, acrílicos, etc. Com o tempo, a argila ficará contaminada e você verá que ela irá mudar de cor, devido a quantidade de contaminação. Quando perceber sua mudança de cor, descarte este pedaço pois esta contaminação poderá riscar a superfície.

Onde encontrar?

Em lojas especializadas em pintura automotiva e na própria internet.
Muito utilizada na descontaminação de superfícies, esse produto pode deixar a pintura do seu automóvel nova (de novo).

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Dicas
Publicado em: 01 Dec 2014 17:00:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário