25 de set. de 2015

Mercedes apresenta conceito IAA

Mercedes apresenta conceito IAA

O Salão de Frankfurt, na Alemanha, é simplesmente um dos maiores eventos da indústria automobilística mundial, sempre trazendo lançamentos, novidades e muitos modelos conceituais. Neste ano, a Mercedes aproveitou a grandiosidade do evento alemão para apresentar seu mais novo conceito, batizado de IAA, que é um carro, que entre outras coisas, possui uma carroceria que muda de formato de acordo com a velocidade.

Aerodinâmica inteligente



Um dos grandes diferenciais que o novo conceito da Mercedes trouxe é a sua aerodinâmica inteligente, que é, inclusive, o significado da sigla que lhe dá nome IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile). Além disto, esta sigla IAA também faz uma clara referência ao Salão de Frankfurt, cuja sigla também é IAA (Internationale Automobil Ausstellung). O modelo de aerodinâmica inteligente e bastante peculiar (sua carroceria assume novos formatos de acordo com a velocidade do veículo) conta com motorização híbrida (propulsor à gasolina e motor elétrico combinado). Com isto, o conjunto consegue desenvolver uma potência total de 279 cv, que permitem que o Mercedes IAA consiga atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Dois carros em um

De acordo com o projeto inicial do conceito apresentado em Frankfurt, a Mercedes acredita entregar como resultado nada menos do que dois carros em um, já que ele possui características de um carro esportivo de alto desempenho e também de um cupê confortável. Nas palavras oficiais que a montadora alemã emitiu durante a apresentação no Salão de Frankfurt, o IAA é “um campeão mundial em aerodinâmica e um coupé de quatro portas que contém um projeto irresistível”. De acordo com o que foi informado oficialmente, a carroceria do IAA é capaz de mudar automaticamente, saindo do modo coupé e partindo para o modo aerodinâmico sempre que o veículo atinge uma velocidade igual ou superior a 80 km/h.

Esta mudança também poderá ser realizada por meio de um botão, que ao ser acionado, irá ativar 8 segmentos estendidos localizados na parte de trás do carro, que deverão fazer com que o comprimento dele seja ampliado em até 4 cm. Para completar, as abas localizadas na frente do parachoque dianteiro são capazes de crescer até 25 mm para a frente e de se movimentarem até 20 mm para trás. Tudo isto faz com que o Mercedes IAA tenha uma melhora considerável de desempenho aerodinâmico em questão de segundos, especialmente por conta do fluxo de ar mais eficiente proporcionado pelas mudanças.

Pesquisas

A Mercedes deixou claro que o conceito IAA, que é simplesmente um dos mais inovadores modelos do gênero já apresentados, é fruto total de uma série de pesquisas feitas pela montadora alemã nos últimos anos. Muitas tecnologias combinadas foram usadas em seu desenvolvimento, e a ideia é fazer com que modelos de aerodinâmica inteligente sejam mais comuns nas ruas do mundo todo dentro de alguns anos.
Um dos grandes diferenciais que o novo conceito da Mercedes trouxe é a sua aerodinâmica inteligente, que é, inclusive, o significado da sigla IAA.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias
Publicado em: 23 Sep 2015 17:38:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário