29 de jan. de 2015

General Motors comemora 90 anos no Brasil

General Motors comemora 90 anos no Brasil

O aniversário do mês é da General Motors, que comemora agora em Janeiro seus 90 anos de história no Brasil. A famosa fabricante começou a produzir veículos no estado de São Paulo, em 1925, com enormes expectativas entre uma revolução automobilística que ocorria na época. Seu aniversário de 90 anos de instalação no território brasileiro traz saudades e ambições, carregando um bom sentimento sobre toda a história construída no universo dos autos no Brasil.

A explosão do café e o crescimento da General Motors



A GM se instalou no período certo em nosso país, erguendo seus alicerces em uma época muito menos ampla no ramo automobilístico. A primeira fábrica da empresa era um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, de onde saiam seus primeiros Chevrolets, Buicks, Cadillacs e Olsmobiles, que agora nem estão mais em produção. A grande explosão do café gerava um aumento na economia brasileira, fator que impulsionava o avanço das empresas automobilísticas em suas caminhadas pelo sucesso, principalmente a GM. Nos primeiros passos, ela foi instalada com o nome de Companhia Geral de Motores do Brasil, em 26 de Janeiro de 1925. A linha de montagem, inaugurada oito meses depois, ficava na Avenida Presidente Wilson, número 201, no Ipiranga, próxima da ferrovia Santos-Jundiaí. Montados no Brasil, vindos de kits inteiramente desmontados, os veículos desenvolvidos começaram a ser vendidos logo após sua estreia.

Produção e fabricação de automóveis na época



A produção inicial da GM era de 25 unidades, quando em 1926, já chegava à meta de 40 veículos diários, até crescer ao marco de 50 mil automóveis fabricados por ao em 1927, com produção diária de 150 carros. As fabricações e vendas eram diferentes, contando com 800 funcionários nas linhas de montagem e como agentes de venda. O povo brasileiro sonhava com os carros, e logo após o surgimento da GM, a alta procura por vendas e exposições chamou a atenção do público ao desenvolvimento da empresa. Na primeira exposição da General realizada em São Paulo, compareceram mais de 40 mil pessoas. Com uma metrópole que, naquela época, contava com aproximadamente 700 mil habitantes em sua cidade, parece impossível de acreditar que toda essa gente compareceu ao evento para descobrir o mundo que a GM tinha para oferecer. No país que se apaixona pelo futebol e pelos carros, a trajetória da empresa traduz nossa paixão, sendo de incrível notoriedade para o universo automobilístico. Feliz 90 anos!
Seu aniversário de 90 anos de instalação no território brasileiro traz saudades e ambições, carregando um bom sentimento em todos nós.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Mercado
Publicado em: 28 Jan 2015 19:12:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário