6 de jan. de 2015

Fim da redução do IPI. O que muda?

Fim da redução do IPI. O que muda?

Muita gente aproveitou ao máximo a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis que vigorou no Brasil desde o ano de 2012, como forma de incentivar a indústria automobilística nacional. Com isso, muitas pessoas que sonhavam em ter seu carro zero km na garagem puderam aproveitar a oportunidade para tornar seu sonho realidade comprando um automóvel novo por um preço mais em conta. No entanto, como tudo que é bom (pensarão os menos otimistas), a redução do IPI chegou ao fim, o que significa dizer que para quem desejar comprar um carro zero km a partir de 2015, o valor do imposto será maior novamente.

Valores maiores para todos os veículos novos



Com o anúncio do fim da redução do IPI, os valores dos veículos novos ficarão um pouco mais “salgados”, levando às pessoas a ter de explorar melhor as oportunidades pontuais oferecidas por concessionárias para conseguir bons negócios. Os veículos populares, que são os que mais vendem no país, passaram a ter o IPI na casa dos 7%, sendo que com a redução, o imposto para esta categoria de veículo ficava na casa dos 3%. Já para os modelos que utilizam motor flex (que usa tanto gasolina, quanto etanol), o valor do IPI passa para 11%, sendo que antes, com a redução, este valor correspondia a 9%. E por fim, os modelos que usam motores movidos exclusivamente à gasolina, que até o final de 2014, com a redução do IPI, cobravam taxa de 10%, agora cobram um valor de 13%.

As alternativas oferecidas pelas concessionárias



Mas para quem acredita que com o fim da redução do IPI, os valores dos modelos novos passarão a ficarem muito mais altos em todas as situações, a boa notícia deverá vir das próprias concessionárias. Para tentar diminuir os impactos nas vendas com o término da redução do IPI, as concessionárias deverão lançar muitas promoções pontuais para oferecer alternativas aos consumidores que ainda desejam comprar veículos novos. Ou seja, apesar de muitos veículos zero km ficarem mais caros com o fim da redução do IPI, é bem provável que promoções regulares consigam trazer aos consumidores boas oportunidades de compra para manter as vendas em bons níveis. E também vale ressaltar que enquanto os estoques das concessionárias e das montadoras ainda estiverem cheios com modelos da safra anterior, a redução do IPI ainda será aplicada na prática, o que significa preços menores. 
Com o anúncio do fim da redução do IPI, os valores dos veículos novos ficarão um pouco mais “salgados”. Confira as mudanças!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Mercado
Publicado em: 05 Jan 2015 22:46:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário