6 de jan. de 2015

Extintor ABC passa a ser obrigatório em veículos

Extintor ABC passa a ser obrigatório em veículos

O ano começou há bem pouco tempo, mas para os proprietários de veículos automotores brasileiros, ele já começa com uma notícia que deverá causar certa preocupação e muita correria. A partir do dia 1º de janeiro de 2015, passou a vigorar no Brasil inteiro a obrigatoriedade da presença do extintor ABC em veículos automotores de diversas categorias, como norma de segurança para prevenir incêndios.

Extintor



Conhecido por sua eficiência, o extintor ABC, para quem ainda não o conhece, é um tipo de extintor extremamente eficaz para apagar incêndios em materiais sólidos dos mais diversos. Ou seja, ele é muito bom para apagar incêndios em pneus, tapetes, estofamentos e revestimentos que são muito presentes em veículos automotores, o que o tornou peça fundamental de segurança, motivando sua obrigatoriedade a partir de 2015. Por ser muito mais eficiente que a maior parte dos extintores existentes, o extintor ABC chega para substituir o atual extintor BC, que é muito bom para apagar incêndios em materiais elétricos, entre outras coisas, mas que não é tão eficaz quanto o ABC.

Os veículos que deverão ter o extintor ABC

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a obrigatoriedade do uso do extintor ABC nos veículos automotores brasileiros se dará para praticamente todas as categorias importantes. Isto inclui automóveis de passeio, caminhonetes, veículos utilitários, caminhões, micro-ônibus, tratores, triciclos automores de cabine fechada e ônibus, sendo que a não utilização do extintor ABC nestes casos acarretará multa de R$ 127,69 ao infrator, mais perda de 5 pontos na carteira. O extintor ABC não é bem uma novidade dentro do mercado automobilístico brasileiro, já que ele está presente em todos os carros novos produzidos no Brasil desde 2005.

As dificuldades para encontrar o extintor ABC no mercado

Devido à resolução do Contran que torna obrigatória a presença do extintor ABC nos veículos automores brasileiros, a procura pelo artigo de segurança foi grande, tornando difícil encontrá-lo no mercado. Por isso, em algumas cidades do Brasil ele chegou a sumir, literalmente, o que fez com que muita polêmica em torno da resolução surgisse, especialmente por causa da multa em caso de ausência do artigo de segurança. No primeiro final de semana do ano, o Detran garantiu que não iria multar motoristas que não estivessem com o extintor ABC em seus veículos, fazendo apenas ações educativas para orientar motoristas sobre a importância do item.
A partir do dia 1º de janeiro de 2015, passou a vigorar no Brasil inteiro a obrigatoriedade da presença do extintor ABC em veículos automotores.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Segurança
Publicado em: 05 Jan 2015 22:40:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário