4 de fev. de 2015

Carros terão apenas cintos de 3 pontos a partir de 2020

Carros terão apenas cintos de 3 pontos a partir de 2020

Visando dar cada vez mais segurança aos motoristas brasileiros, várias medidas estão sendo tomadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como a recente obrigatoriedade da presença de airbags e freios ABS em carros zero km. Seguindo nesta linha, o Denatran acaba de anunciar que mais uma medida para melhorar a segurança dos motoristas brasileiros está prevista para entrar em vigor: a partir de 2020 todos os carros zero km do país deverão sair de fábrica com cintos de 3 pontos para todos os ocupantes.

Duas medidas em uma



Antes de 2020, no entanto, o Denatran prevê que outra medida nesta linha deva ser colocada em prática no país, com a obrigatoriedade, a partir de 2 de fevereiro de 2018, de que todos os lançamentos de modelos novos (inéditos) também saiam de fábrica com cintos de 3 pontos para todos os ocupantes. E a partir de 2020, todo modelo zero km também deverá sair com este tipo de cinto para todos os ocupantes, em substituição aos atuais cintos que são utilizados, que normalmente, para os ocupantes dos bancos de trás, são do tipo abdominais. Além disto, também deverão ter, a partir de 2 de fevereiro de 2018, todos os veículos inéditos lançados no país, assentos com apoios de cabeça para todos os bancos, inclusive os de trás, numa medida que valerá para todos os veículos zero km a partir de 2020 também.

As cadeirinhas com Isofix



E para completar a lista de medidas de segurança previstas para os próximos anos, também serão obrigatórios os pontos de fixação Isofix (ao menos um) nas cadeirinhas usadas nos bancos traseiros para transporte de crianças pequenas. Este ponto de fixação Isofix é muito comum nos Estados Unidos, onde é o padrão, e difere do que habitualmente é usado no Brasil por ser mais seguro, além de também ser muito mais fácil de ser instalado. Mas como para fazer uso deste tipo de sistema é necessário que os veículos saiam de fábrica adaptados para recebê-lo, o Denatran decidiu colocar isto na lista de medidas obrigatórias para os próximos anos. Com estas medidas, o Denatran visa diminuir o número de vítimas fatais que são registradas todos os anos no Brasil, que é um dos países onde mais se morre em virtude de acidentes de trânsito, com números similares aos de países em processos de guerra civil, por exemplo. 
A partir de 2020 todos os carros zero km do país deverão sair de fábrica com cintos de 3 pontos para todos os ocupantes.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Segurança
Publicado em: 03 Feb 2015 15:13:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário