8 de set. de 2016

Volvo apresenta o The Iron Knight, o caminhão pesado mais rápido do mundo

Volvo apresenta o The Iron Knight, o caminhão pesado mais rápido do mundo

Fabricantes que trabalham no ramo de comerciais pesados precisam associar sua imagem a uma ideia de robustez e desempenho. Não à toa, diversas tecnologias são testadas na busca pela redução de peso, ganho de velocidade para entregas mais rápidas ou materiais mais resistentes e seguros. A Volvo, por exemplo, anunciou recentemente o The Iron Knight, um verdadeiro supercaminhão desenvolvido com um objetivo ousado: quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os modelos pesados. E, para isso, ganhou um trem de força que pode ser encarado como absurdo para este tipo de veículo.

Veja também:
  • Volvo atinge velocidade recorde com caminhão de 2.400 cv
Trata-se de um motor central-traseiro turbodiesel de seis cilindros e 12.8 litros de capacidade, feito com base nos propulsores que equipam a linha FH da marca sueca. No The Iron Knight, modificações como um intercooler mais eficiente, quatro turbocompressores, reprogramação de software e materiais leves para reduzir o peso do bloco garantiram uma ficha técnica avassaladora. São 2.433 cv de potência e estrondosos 611,8 kgfm de torque máximo. O sistema trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 16 marchas – 12 à frente e quatro a ré –, que foi reforçada para aguentar a enorme quantidade de torque extra. Para se ter uma ideia, no Brasil, o FH mais potente entrega 540 cv e 265,13 kgfm, também com motor de 12,8 litros.

O nome The Iron Knight significa, em inglês, “O Cavaleiro de Ferro”. Mas, ao contrário do que a alcunha indica, a cabine foi produzida em fibra de vidro e projetada para reduzir ao máximo a resistência aerodinâmica. Entradas de ar nas extremidades do para-choque ajudam a refrigerar motor e freios e o caminhão traz ainda santantônio, suspensão rebaixada e lanternas de leds. De acordo com a marca, o peso total é de 4,5 toneladas. Mesmo assim, sua relação peso/potência está alinhada com diversos esportivos: 1,84 kg/cv.

O supercaminhão foi posto à prova em junho último, mas os resultados só vieram à tona nos últimos dias. The Iron Knight se consagrou como o caminhão mais rápido do mundo, depois de partir do zero e andar um quilômetro de distância em apenas 21,29 segundos. A velocidade média, nesse caso, foi de 169 km/h. Já do zero aos 500 metros, o modelo levou 13,71 segundos, com velocidade de 131,29 km/h. A máxima registrada na pista foi de 276 km/h. Nada mau para um veículo que pesa 4,5 toneladas.


Autor: Marcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Devorador de estradas - The Iron Knight, da Volvo, esbanja desempenho com mais de 2.400 cv e 600 kgfm sob o capô

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões
Publicado em: 08 Sep 2016 10:20:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário