9 de set. de 2016

O que deve conferir antes de comprar um carro usado?

O que deve conferir antes de comprar um carro usado?

A maioria das pessoas sonha em adquirir seu próprio carro. Todos os dias, jovens, adultos, idosos, procuram aquele modelo que os agrada, e principalmente que cabe no orçamento. Uma boa alternativa para quem deseja comprar um carro, mas não pode investir muito dinheiro nisso, é comprar um carro usado ou seminovo, como costuma chamá-los. Essa compra vai exigir um pouco mais de pesquisa de sua parte, mas trará uma série de benefícios no final. Para te ajudar a escolher, vamos citar aqui algumas características que precisam ser observadas com cuidado, para não errar na compra do seu automóvel.

Analise antes de pagar

Parece uma dica básica, mas é nisso que muitas pessoas acabam errando. Antes de decidir comprar um carro, faça uma vistoria completa, sem dar nenhum tipo de adiantamento.

Somente após analisar bem o veículo, e ter certeza de que é aquele que te agrada, é que você deve mostrar seu dinheiro.

Pense nas necessidades que o carro irá atender

Você é casado(a)? Tem filhos? Quantas pessoas esse carro irá carregar? É importante que você responda todas essas perguntas antes de comprar o automóvel, para evitar desperdício de dinheiro com coisas que são dispensáveis. Opte por um modelo confortável, e acima de tudo, seguro. Direção hidráulica e ar-condicionado, por exemplo, podem ser uma boa opção se a sua família for grande.

Consulte um mecânico

Na verdade, é bom levá-lo com você no momento em que for comprar o carro. Uma pessoa que entende do assunto melhor do que você será capaz de avaliar desempenho do motor, a lataria, suspensão. É seu direito ir acompanhado de alguém no momento da compra, então garanta que essa pessoa será seu mecânico.

Descontos e garantias

Não há nada de mal em pedir por um desconto ou garantias a mais, certo? Normalmente, o cliente ganha garantia somente de caixa e motor. No entanto, insista, solicite garantia de amortecedores, pneus etc. Afinal de contas, um vendedor não quer, de forma alguma, que o comprador desista do produto. Além disso, é sempre bom oferecer um valor menor do que aquele que estão pedindo no carro usado ou seminovo. Não tenha receio de parecer chato, você estará somente exigindo seus direitos de cliente.

Verifique a origem do automóvel



É de extrema importância estar ciente do histórico do carro que deseja comprar. Pesquise na internet, ou mesmo solicite o documento ao vendedor. Certifique-se do número de pessoas a quem o carro já pertenceu, se as multas foram pagas, esse tipo de assunto burocrático que não é muito agradável, mas mesmo assim é fundamental.

Vantagens de comprar um carro usado ou seminovo

Agora que já te passamos as dicas para fazer uma boa compra, dê uma olhada nos benefícios que você poderá ter. 
  • Preço: O valor geralmente é bem menor do que o de um carro zero, por isso, a economia é quase certa.
  • Desvalorização: Um carro novo desvaloriza em 20% logo que sai da concessionária, o que não acontece com um modelo usado.
Seguro: O valor do seguro de um carro seminovo é claramente menor do que o de um carro zero. Pode ser que as pessoas não percebam a princípio, mas, a longo prazo, é uma economia que vale a pena.
Uma boa alternativa para quem deseja comprar um carro é apostar no usado, ou seminovo. Veja como escolher a melhor opção para você!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Dicas
Publicado em: 08 Sep 2016 13:48:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário