16 de set. de 2016

Como funciona o número de chassi

Como funciona o número de chassi

Você sabe para que serve o número do chassi de seu carro ou VNI (Vehicle Identification Number), termo do qual é conhecido tecnicamente? O número do VNI serve para identificar o ano de fabricação, modelo do carro, montadora, país, continente e também é composto pelo número de série. Dezessete dígitos o compõem. O código do chassi é tão importante para o carro quanto seu RG é para você. Sem ele, não é possível identificar o automóvel.

Lendo o chassi



Para entendê-lo, é preciso saber que ele é dividido em três partes, cada uma corresponde a identificar uma das características citadas na introdução do texto, abaixo veremos alguns exemplos para melhor entendimento: WMI (World Manufacturer Identifier) - este primeiro grupo mostra o continente de fabricação, país e montadora, ele é composto por três dígitos. Exemplo do World Manufacturer Identifier: 8 ou 9, representa América do Sul; as letras de A a E, e números de 3 a 9 representam o Brasil. O terceiro caractere a compor este grupo é uma letra, ela é a primeira inicial do nome da montadora, exemplo se seu carro for da General Motors, a letra será: G. No caso de ser a Ford a letra será: F. Abaixo, você pode ver uma suposição de como o WMI se compõem em sua totalidade. WMI: 9CG. (9= América do Sul; C= Brasil; G= General Motors). VDS (Vehicle Description Section) - esta é composta por seis dígitos. A seção do vehicle description section é mais subjetiva, já que, muitas montadoras colocam informações diversas nesta parte. Porém, veremos as informações mais comuns, elas são: modelo do veículo, versão, tipo de carroceria, motor e quantidade de portas. Se o chassi fosse de um Celta, versão LT, de carroceria hatchback, com motor 1.4 e duas portas seria: VDS: RD08X0 (R= Celta; D= LT; 08= hatchback; X= 1.4; 0= número automático). Note que, como o carro que escolhemos de exemplo é de duas portas, não aparece caractere que corresponda a isso. VIS (Vehicle Indentification Section) - o último grupo representa o ano de fabricação, cidade/estado e o número de série do VNI e é composto por oito dígitos. Supondo que o carro seja um modelo 2004, fabricado em Gravataí-RS, ficaria assim: VIS: 4G111243 (4= 2004 ano; G= Gravataí-RS; 111243= número de série). No caso do VNI, sua composição total ficaria desta forma: 9GCRD08X04G111243. Aquele número gravado no vidro do carro é o Vehicle Indicatification Section. Se não for, significa que o carro é de procedência duvidosa.

Letras que não são usadas

Segundo a norma NBR 6066, as letras O, I e Q não podem ser usadas porque são facilmente confundidas com outros dígitos.

NBR 6066

É um conjunto de normas que pertencem ao catálogo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e foi feita para melhor controle da numeração do chassi. O número de chassi é apenas um por carro. No caso do Vehicle Identification Number ser adulterado ou ter mais de um, o carro é apreendido, e, dependendo da ocorrência, o motorista também pode ser.
O número do VNI serve para identificar o ano de fabricação, modelo do carro, montadora, país, continente e também é composto pelo número de série.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Como Funciona
Publicado em: 15 Sep 2016 13:53:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário