14 de ago de 2014

Chevrolet anuncia recall de Cobalt e Spin

Chevrolet anuncia recall de Cobalt e Spin

A prática do recall já é cada vez mais comum no Brasil, sendo que muitas montadoras começam a fazer uso dela para realizar reparos em seus veículos que saíram de fábrica com algum tipo de falha, sendo que muitas dessas falhas podem causar acidentes graves. Pois o mais recente caso do gênero no país foi divulgado na última sexta-feira, dia 8 de agosto, quando a Chevrolet anunciou uma convocação de recall para 2.325 unidades de dois de seus modelos mais famosos da atualidade, o sedã Cobalt e a minivan Spin.

Segundo o comunicado oficial da própria Chevrolet, o recall se deve a uma falha no seu sistema de câmbio manual, que pode gerar acidentes graves, colocando os proprietários dos modelos em risco. A falha, que está presente em unidades do Cobalt e também da Spin, está localizada nos parafusos de fixação do conjunto motor-transmissão, sendo que estes parafusos podem desencaixar o eixo de tração dos veículos, o que poderá gerar perda importante e brusca de tração. Com isto, tanto os usuários do sedã Cobalt, quanto da minivan Spin, correm riscos de lesões graves, o que motivou a montadora estadunidense a convocar este processo de recall para os dois modelos.

Ainda segundo o comunicado oficial da Chevrolet, os veículos afetados foram fabricados entre 06 de junho de 2014 e 1º de julho de 2014, e os chassis dos envolvidos começam com a numeração FB105045 e terminam na numeração FB12919. Os modelos são o Chevrolet Cobalt 2015 com transmissão manual, e o Chevrolet Spin 2015, que também tem transmissão manual, sendo que uma simples inspeção será realizada, fazendo com que o procedimento todo não leve mais do que 15 ou 20 minutos. Em caso de necessidade de substituição, o procedimento irá durar bem mais, sendo que para que os parafusos e toda a transmissão manual sejam substituídos, o tempo aproximado será de seis horas. O procedimento, tanto da inspeção, quanto da substituição, será totalmente gratuito, já que se trata de procedimentos causados por causa de uma falha de fabricação ocasionada pela própria montadora. O agendamento poderá ser feito de modo prévio pelo proprietário do veículo que está dentro da convocação de recall, sendo que o procedimento já pode ser feito desde a última sexta-feira, dia 8 de agosto de 2014. Com isso, a Chevrolet evita que maiores problemas possam ocorrer, e age rápido, já que se trata de modelos fabricados há bem pouco tempo. 
O recall se deve a uma falha no seu sistema de câmbio manual, que pode gerar acidentes graves, colocando os proprietários dos modelos em risco.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 11 Aug 2014 17:31:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário