20 de ago de 2014

O que é a mão inglesa?

O que é a mão inglesa?

Quem nunca teve essa curiosidade? A conhecida mão inglesa não é usada somente na Inglaterra, mas também na Escócia, País de Gales e Irlanda. Nas ex-colônias Índia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia os carros também são dirigidos dessa forma. Mas por quê?

A origem da mão inglesa

Na Era Medieval os cavaleiros apendiam a conduzir seus cavalos com a mão esquerda, para que a mão direita ficasse livre para manusear a espada, em caso de batalhas. Após isso, em 1300, o Papa Bonifácio VIII deu a ordem aos peregrinos que viajam para Roma que se mantivessem ao lado esquerdo da estrada, para que o tráfego fosse mais bem organizado.

Bonaparte na parada

As coisas continuaram assim até o século XVIII, quando Napoleão Bonaparte inverteu as coisas. O Imperador era canhoto, e, também fez isso no intuito de identificar as tropas inimigas à distância. Então, as regiões dominadas por ele aderiram ao novo modelo de tráfego, ou seja, pela direita. Porém, a Inglaterra permaneceu fiel ao sistema medieval, pela esquerda.

Em nome da honra

Passou a ser uma questão de honra para os ingleses dirigir pela esquerda. E não ficou só por aí. Em 1859, um ministro inglês viajou ao Japão e convenceu nossos amigos orientais a adotarem o sistema de direção de carros ingleses. Até hoje os japoneses dirigem assim. Os nossos vizinhos americanos de continente, os Estados Unidos, não quiseram adotar o sistema da mão inglesa. Isso porque estavam na ânsia de se libertar da herança cultural de seus colonizadores. Então, resolveram dirigir pelo lado direito. A indústria automobilística americana passou a dominar.  Então, o estilo de mão do Imperador Napoleão tornou-se padrão em quase todo o mundo. A Suíça foi a última a adotar esse padrão, em 1967. Os países acima citados permaneceram à esquerda.

Os termos do sistema

Nos países que utilizam a mão inglesa, o termo é LHT - Left-hand Traffic (tráfego em mão esquerda). No Brasil, popularmente chamada de mão inglesa. Nos países que usam o outro lado, o termo é RHT - Right-hand Traffic (tráfego de mão direita). Outro referencial, é o lado onde se situa o volante e o banco do veículo. Então, LHD - Left-hand Drive para os países que tem o volante no lado direito e RHD - Right-hand Drive para os do lado esquerdo. Curiosidade: Na Rua Professor Morais, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é usada a mão inglesa.
Nos países que utilizam a mão inglesa, o termo é LHT - Left-hand Traffic (tráfego em mão esquerda). Entenda a sua origem!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 19 Aug 2014 21:44:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário