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Em termos estéticos, o novo Classe C também representa um “upgrade”. O carro ganhou 9,5 cm no comprimento, 4 cm na largura e 8 cm no entreeixos, mas manteve a altura. Vincos na frente e na lateral ressaltam a esportividade e conferem um aspecto mais musculoso. A nova grade ostenta um grande logo com a estrela de três pontas, Já a traseira remete à do Classe S, com um caimento suave. Os faróis são full led em todas as versões.. Mas nem só de beleza, desempenho e bom acabamento se faz um sedã de marca de luxo. É preciso estar também em sintonia com as mais recentes tecnologias automotivas. Assim, no novo Classe C, o start/stop – que desativa o motor quando o carro está parado para economizar combustível – é de série, assim como a direção eletromecânica Direct Steer. Também é de série o sistema de frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação. O Active Park Assist – disponível a partir da C 200 – estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante. Já o Attention Assist alerta o motorista caso verifique falta de atenção ou sonolência. E o monitoramento da pressão dos pneus avisa quando houver queda na calibragem. O Agility Select permite ao motorista optar entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. E acesso à internet está disponível desde a versão de entrada – basta um celular com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a internet. Mas só é possível navegar se o veículo estiver parado. As expectativas da Mercedes-Benz são de comercializar no mercado nacional cerca de 500 unidades mensais do novo Classe C. Enquanto o modelo “made in Brazil” não começa a sair de Iracemápolis – onde também será produzido o crossover médio GLA –, a Mercedes-Benz acredita que o sedã alemão dê bastante trabalho à concorrência. Que inclui, além do BMW Série 3, o também germânico Audi A4 e o sueco Volvo S60.
Conforto – O Classe C é um veículo com rodar suave, como convém a um sedã dessa categoria. A suspensão fornece boa absorção de impactos. Os bancos de couro são confortáveis e aconchegantes. O espaço interno dá para levar quatro pessoas com conforto. Três no banco traseiro já compromete um pouco a viagem. Nota 8. Tecnologia – Desde Classe C de entrada há o sistema start/stop – que desativa o motor quando ocarro está parado para economizar combustível –, a direção eletromecânica Direct Steer, o sistema de frenagem vetorial, central multimídia com rádio/CD, tela fixa com sete polegadas, Bluetooth, GPS e entradas auxiliar e USB, cinco programas de condução, sensores de chuva, crepuscular e de monitoramento pressão dos pneus, faróis com leds e rodas de liga aro 17. Já o prático Active Park Assist só está disponível a partir da C 200. A partir dessa versão, a lista passa a incluir teto solar elétrico, luzes de freio adaptativas, assistente de estacionamento – que manobra o carro sozinho –, ajustes elétricos com apoio lombar no banco do motorista e retrovisores rebatíveis. Na versão C 250 Sport, os faróis são adaptativos e o sistema de GPS passa a ser o Comand on Line, com tela de 8,4 polegadas. Nota 9. Habitabilidade – No interior, agora existem mais e melhores espaços para guardar objetos. O porta-malas leva 480 litros – cinco litros a mais que o anterior. Os acessos pelas portas dianteiras e traseiras são fáceis e não é difícil achar uma posição cômoda nos bancos. Nota 8. Acabamento – Outro aspecto onde a evolução em relação ao modelo antigo é notável. O carro nem parece o mesmo, de tanto que subiu de padrão de qualidade. Os revestimentos ganharam sofisticação inédita nos Classe C anteriores. Não faz feio sequer em relação ao sedã grande Classe E. E faz jus ao apelido de “Pequeno Classe S”. Nota 9.
Design – A evolução estética desse novo C é notável. Os vincos frontais e laterais lhe deram um aspecto mais másculo, contemporâneo e dinâmico. Por dentro, os revestimentos são elegantes e o aspecto geral transmite percepção de qualidade e requinte. O console central é novo e tem linhas fluídas. Na versão 250 Sport, os acabamentos em madeira preta fosca reforçam o ar de nobreza. Quase tudo está em harmonia no habitáculo. A exceção é a tela do sistema de entretenimento, que é um tanto hipertrofiada. Ainda mais na versão “top”, onde a tela é de 8,4 polegadas – nas outras, as telas são de 7 polegadas. Se ao menos fosse retrátil, apareceria menos – mas, infelizmente, é fixa. Nota 8. Custo/benefício – Na versão de entrada, o novo Classe C chega custando cerca de R$ 12 mil a mais em relação à geração anterior. Apesar disso, pelas diversas inovações que apresenta, o sedã de luxo se mantém competitivo em relação aos concorrentes – todos eles também são bastante caros. O que, nesse segmento, não chega a ser um pecado grave. Nota 7. Total – O novo Classe C250 Sport obteve 84 pontos dos 100 possíveis.
Ao entrar no carro, quase tudo agrada. A posição da alavanca de câmbio, numa haste atrás do volante, é incomum e não chega a ser das mais intuitivas. Mas pelo menos as borboletas atrás do volante ajudam a tornar a troca manual das marchas bem suave e agradável. Um detalhe estético não tão bem sucedido é a tela do sistema de GPS e entretenimento, que é grande demais e não se integra bem ao ambiente interno. O freio de mão agora é por acionamento elétrico, através de um botão, e a direção é eletromecânica – a anterior era hidráulica. Agora, ficou mais fácil virar o volante nas manobras de estacionamento – se bem que o sistema Active Park Assist, de série na versão C250 Sport, literalmente estaciona o carro sozinho, seja em vagas paralelas ou longitudinais. Basta acionar o sistema que o carro se posiciona na vaga sem qualquer interferência do motorista. Não se sabe ainda como os manobristas irão encarar a novidade. Mas é em termos de performance que o C250 Sport mostra por que é um Mercedes-Benz “diferente”. O novo câmbio de sete marchas consegue obter um desempenho bem mais convincente do motor 2.5, que agora entrega respostas rápidas, sem vacilações. O que se traduz em retomadas consistentes de velocidade e ultrapassagens mais seguras. Mas, apesar do ótimo trabalho de aprimoramento feito no trem de força, não é nele que está a grande evolução do novo Classe C. É na suspensão. O novo conjunto suspensivo, fomado por Fourlink na dianteira e Multilink independente na traseira, dá ao C250 Sport o necessário equilíbrio dinâmico para que se possa desfrutar com total confiança dos 211 cv e dos 35,7 kgfm de torque do motor. Aliado ao novo sistema de distribuição de frenagem vetorial nas rodas traseiras durante as curvas, tornou o Classe C um novo carro. Em curvas feitas em alta velocidade, bem acima dos limites da prudência, o sedã deixa escorregar um pouco a traseira de forma instigante – mas sem perder a compostura nem dar sensação de insegurança. Nas frenagens fortes, a suspensão também reforça a sensação de estabilidade e aumenta a confiabilidade do conjunto.
Transmissão: Automática com sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência: 156 cv em 5.300 rpm (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 184 cv em 5.500 rpm (versão C200 Avantagarde) e 211 cv 5.500 rpm (versão C250 Sport).
Torque: 25,5 kgfm (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 30,6 kgfm (versão C200 Avantagarde) e 35,7 kgfm (versão C250 Sport), sempre entre 1.200 e 4 mil rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 8,5 segundos (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 7,3 s (versão C200 Avantagarde) e 6,6 s (versão C250 Sport).
Velocidade máxima: 223 km/h (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 235 km/h (versão C200 Avantagarde) e 250 km/h (versão C250 Sport), sempre limitada eletronicamente.
Diâmetro e curso: Não informado.
Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo four-link, com barra estabilizadora e traseira do tipo multi-link com subchassi em alumínio e barra estabilizadora. Amortecedores a ar nas quatro rodas controlados eletronicamente e controle automático de rigidez e altura.
Peso: 1.425 kg (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 1.465 kg (versão C200 Avantagarde) e 1.480 kg (versão C250 Sport).
Pneus: 225/50 R17 (versões C180 Avantgarde, C180 Exclusive e C200 Avantagarde) e 225/50 R17 (versão C200 Avantagarde).
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS de série.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,68 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,44 m de altura e 2,84 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Capacidade do porta-malas: 480 litros.
Tanque de combustível: 66 litros.
Produção: Bremen, Alemanha.
C180 Exclusive - Acrescenta em relação à C180 Avantgarde: relógio analógico, molduras intewrnas em madeira e interior Exclusive
C200 Avantgarde - Acrescenta em relação à C180 Avantgarde: sistema de auxílio ao estacionamento Active Parking Assist, retrovisores com antiofuscante automático, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar elétrico e espelhos com rebatimento elétrico.
C250 Sport - Acrescenta em relação à C200 Avantgarde: banco de passageiro com ajustes elétricos, Comand on-line com GPS, molduras internas em madeira black ash open pore, kit de acabamento interno AMG e leitor de DVD.
Preços: R$ 138.900 nas versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive, R$ 154.900 na versão C200 Avantgarde e R$ 189.900 na versão C250 Sport.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
Resumo da ópera - Novo Mercedes-Benz Classe C chega ao Brasil disposto a sintetizar o que há de melhor na marca
Veja também:
- Novo Mercedes-Benz Classe C ganha versão perua
Em termos estéticos, o novo Classe C também representa um “upgrade”. O carro ganhou 9,5 cm no comprimento, 4 cm na largura e 8 cm no entreeixos, mas manteve a altura. Vincos na frente e na lateral ressaltam a esportividade e conferem um aspecto mais musculoso. A nova grade ostenta um grande logo com a estrela de três pontas, Já a traseira remete à do Classe S, com um caimento suave. Os faróis são full led em todas as versões.. Mas nem só de beleza, desempenho e bom acabamento se faz um sedã de marca de luxo. É preciso estar também em sintonia com as mais recentes tecnologias automotivas. Assim, no novo Classe C, o start/stop – que desativa o motor quando o carro está parado para economizar combustível – é de série, assim como a direção eletromecânica Direct Steer. Também é de série o sistema de frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação. O Active Park Assist – disponível a partir da C 200 – estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante. Já o Attention Assist alerta o motorista caso verifique falta de atenção ou sonolência. E o monitoramento da pressão dos pneus avisa quando houver queda na calibragem. O Agility Select permite ao motorista optar entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. E acesso à internet está disponível desde a versão de entrada – basta um celular com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a internet. Mas só é possível navegar se o veículo estiver parado. As expectativas da Mercedes-Benz são de comercializar no mercado nacional cerca de 500 unidades mensais do novo Classe C. Enquanto o modelo “made in Brazil” não começa a sair de Iracemápolis – onde também será produzido o crossover médio GLA –, a Mercedes-Benz acredita que o sedã alemão dê bastante trabalho à concorrência. Que inclui, além do BMW Série 3, o também germânico Audi A4 e o sueco Volvo S60.
Ponto a ponto
Desempenho – Na versão de topo do sedã, o funcionamento do motor 2.0 turbo de 211 cv da C250 impressiona pela bravura. O torque máximo de 35,7 kgfm fica disponível entre 1.200 a 4 mil rpm e confere bastante disposição ao sedã. Tanto é que o zero a 100 km/h é feito em 6,6 segundos, boa marca para um carro de 1.480 kg. A transmissão 7GTronic Plus, de sete marchas, entrega trocas rápidas, sempre realizadas nos momentos certos. Para quem prefere o acionamento manual das marchas, as borboletas atrás do volante têm funcionamento corretíssimo. Nota 9. Estabilidade – Nesse aspecto, a Mercedes-Benz “fez mágica” no C250 Sport. A novo suspensão tem um ajuste primoroso e o sedã encara curvas em alta velocidade sem se abalar, com uma precisão impressionante. Junto com a tração traseira e boa rigidez torcional do conjunto, torna o novo Classe C um carro bastante prazeroso de se dirigir. Quando se vai além do limite, os sistemas eletrônicos ajudam a manter a trajetória. Nota 10. Interatividade – Tudo está à mão e nos lugares “naturais”. Apenas o GPS do Command on Line da versão C 250 Sport, com seu enorme visor de 8,4 polegadas, tem funcionamento um tanto confuso e eventualmente se mostra indeciso. A haste para acionamento do câmbio se projeta à direita da coluna de direção, o que requer um certo traquejo para que seja corretamente acionada sem a necessidade de olhar com calma. Já as manoplas para acionamento manual das marchas tem funcionamento fácil e preciso. Nota 8. Consumo – O InMetro não fez medições para o sedã da Mercedes. Ao término dos 370 km de testes, na maior parte em rodovias, o computador de bordo marcava uma média de 10,9 km/l . Nota 8.Conforto – O Classe C é um veículo com rodar suave, como convém a um sedã dessa categoria. A suspensão fornece boa absorção de impactos. Os bancos de couro são confortáveis e aconchegantes. O espaço interno dá para levar quatro pessoas com conforto. Três no banco traseiro já compromete um pouco a viagem. Nota 8. Tecnologia – Desde Classe C de entrada há o sistema start/stop – que desativa o motor quando ocarro está parado para economizar combustível –, a direção eletromecânica Direct Steer, o sistema de frenagem vetorial, central multimídia com rádio/CD, tela fixa com sete polegadas, Bluetooth, GPS e entradas auxiliar e USB, cinco programas de condução, sensores de chuva, crepuscular e de monitoramento pressão dos pneus, faróis com leds e rodas de liga aro 17. Já o prático Active Park Assist só está disponível a partir da C 200. A partir dessa versão, a lista passa a incluir teto solar elétrico, luzes de freio adaptativas, assistente de estacionamento – que manobra o carro sozinho –, ajustes elétricos com apoio lombar no banco do motorista e retrovisores rebatíveis. Na versão C 250 Sport, os faróis são adaptativos e o sistema de GPS passa a ser o Comand on Line, com tela de 8,4 polegadas. Nota 9. Habitabilidade – No interior, agora existem mais e melhores espaços para guardar objetos. O porta-malas leva 480 litros – cinco litros a mais que o anterior. Os acessos pelas portas dianteiras e traseiras são fáceis e não é difícil achar uma posição cômoda nos bancos. Nota 8. Acabamento – Outro aspecto onde a evolução em relação ao modelo antigo é notável. O carro nem parece o mesmo, de tanto que subiu de padrão de qualidade. Os revestimentos ganharam sofisticação inédita nos Classe C anteriores. Não faz feio sequer em relação ao sedã grande Classe E. E faz jus ao apelido de “Pequeno Classe S”. Nota 9.
Design – A evolução estética desse novo C é notável. Os vincos frontais e laterais lhe deram um aspecto mais másculo, contemporâneo e dinâmico. Por dentro, os revestimentos são elegantes e o aspecto geral transmite percepção de qualidade e requinte. O console central é novo e tem linhas fluídas. Na versão 250 Sport, os acabamentos em madeira preta fosca reforçam o ar de nobreza. Quase tudo está em harmonia no habitáculo. A exceção é a tela do sistema de entretenimento, que é um tanto hipertrofiada. Ainda mais na versão “top”, onde a tela é de 8,4 polegadas – nas outras, as telas são de 7 polegadas. Se ao menos fosse retrátil, apareceria menos – mas, infelizmente, é fixa. Nota 8. Custo/benefício – Na versão de entrada, o novo Classe C chega custando cerca de R$ 12 mil a mais em relação à geração anterior. Apesar disso, pelas diversas inovações que apresenta, o sedã de luxo se mantém competitivo em relação aos concorrentes – todos eles também são bastante caros. O que, nesse segmento, não chega a ser um pecado grave. Nota 7. Total – O novo Classe C250 Sport obteve 84 pontos dos 100 possíveis.
Primeiras impressões
Conteúdo na melhor forma
Santo André/SP - O modelo disponibilizado para o teste de apresentação foi um “top” C250 Sport com um vistoso estofado vermelho. E o circuito foi um trajeto de cerca de 370 km, predominantemente rodoviário, entre a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e a cidade de Campinas, retornando no final para Santo André, também no ABC. E o novo sedã da marca alemã justificou plenamente a boa fama que precedeu sua chegada ao Brasil. Desde o aspecto externo, o Classe C de quinta geração já impressiona. A aparência está menos conservadora e ajuda a dar ao modelo um aspecto bem dinâmico.Ao entrar no carro, quase tudo agrada. A posição da alavanca de câmbio, numa haste atrás do volante, é incomum e não chega a ser das mais intuitivas. Mas pelo menos as borboletas atrás do volante ajudam a tornar a troca manual das marchas bem suave e agradável. Um detalhe estético não tão bem sucedido é a tela do sistema de GPS e entretenimento, que é grande demais e não se integra bem ao ambiente interno. O freio de mão agora é por acionamento elétrico, através de um botão, e a direção é eletromecânica – a anterior era hidráulica. Agora, ficou mais fácil virar o volante nas manobras de estacionamento – se bem que o sistema Active Park Assist, de série na versão C250 Sport, literalmente estaciona o carro sozinho, seja em vagas paralelas ou longitudinais. Basta acionar o sistema que o carro se posiciona na vaga sem qualquer interferência do motorista. Não se sabe ainda como os manobristas irão encarar a novidade. Mas é em termos de performance que o C250 Sport mostra por que é um Mercedes-Benz “diferente”. O novo câmbio de sete marchas consegue obter um desempenho bem mais convincente do motor 2.5, que agora entrega respostas rápidas, sem vacilações. O que se traduz em retomadas consistentes de velocidade e ultrapassagens mais seguras. Mas, apesar do ótimo trabalho de aprimoramento feito no trem de força, não é nele que está a grande evolução do novo Classe C. É na suspensão. O novo conjunto suspensivo, fomado por Fourlink na dianteira e Multilink independente na traseira, dá ao C250 Sport o necessário equilíbrio dinâmico para que se possa desfrutar com total confiança dos 211 cv e dos 35,7 kgfm de torque do motor. Aliado ao novo sistema de distribuição de frenagem vetorial nas rodas traseiras durante as curvas, tornou o Classe C um novo carro. Em curvas feitas em alta velocidade, bem acima dos limites da prudência, o sedã deixa escorregar um pouco a traseira de forma instigante – mas sem perder a compostura nem dar sensação de insegurança. Nas frenagens fortes, a suspensão também reforça a sensação de estabilidade e aumenta a confiabilidade do conjunto.
Ficha Técnica
Mercedes-Benz Classe C
Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. 1.595 cm3 nas versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive e 1.991 cm3 nas versões C200 Avantgarde e C250 Sport Acelerador eletrônico e injeção direta.Transmissão: Automática com sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência: 156 cv em 5.300 rpm (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 184 cv em 5.500 rpm (versão C200 Avantagarde) e 211 cv 5.500 rpm (versão C250 Sport).
Torque: 25,5 kgfm (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 30,6 kgfm (versão C200 Avantagarde) e 35,7 kgfm (versão C250 Sport), sempre entre 1.200 e 4 mil rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 8,5 segundos (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 7,3 s (versão C200 Avantagarde) e 6,6 s (versão C250 Sport).
Velocidade máxima: 223 km/h (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 235 km/h (versão C200 Avantagarde) e 250 km/h (versão C250 Sport), sempre limitada eletronicamente.
Diâmetro e curso: Não informado.
Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo four-link, com barra estabilizadora e traseira do tipo multi-link com subchassi em alumínio e barra estabilizadora. Amortecedores a ar nas quatro rodas controlados eletronicamente e controle automático de rigidez e altura.
Peso: 1.425 kg (versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive), 1.465 kg (versão C200 Avantagarde) e 1.480 kg (versão C250 Sport).
Pneus: 225/50 R17 (versões C180 Avantgarde, C180 Exclusive e C200 Avantagarde) e 225/50 R17 (versão C200 Avantagarde).
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS de série.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,68 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,44 m de altura e 2,84 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Capacidade do porta-malas: 480 litros.
Tanque de combustível: 66 litros.
Produção: Bremen, Alemanha.
Itens de série
C180 Avantgarde - Antena para GPS, sensor de chuva, preparação para Map Pilot, navegação GPS Garmim Map Pilot, piloto automático (Tempomat) e limitador de velocidade (Speedtronic), aviso de perda de pressão dos pneus, proteção do cárter, suspensão comfort, sistema Audio 20 com touchpad, alarme, ar-condicionado Thermatic, faróis full led, molduras internas em alumínio, leitor de CD, luzes internas, sensor de alarme nos vidros, Eco Start/Stop, Agility Select, Adaptive brake lights, tapetes em veludo, Attention Assist, conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, controle de temperatura automático independentes para motorista e passageiro da frente, freios adaptive brake (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (Piming), brake drying e função Hold e Isofix.C180 Exclusive - Acrescenta em relação à C180 Avantgarde: relógio analógico, molduras intewrnas em madeira e interior Exclusive
C200 Avantgarde - Acrescenta em relação à C180 Avantgarde: sistema de auxílio ao estacionamento Active Parking Assist, retrovisores com antiofuscante automático, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar elétrico e espelhos com rebatimento elétrico.
C250 Sport - Acrescenta em relação à C200 Avantgarde: banco de passageiro com ajustes elétricos, Comand on-line com GPS, molduras internas em madeira black ash open pore, kit de acabamento interno AMG e leitor de DVD.
Preços: R$ 138.900 nas versões C180 Avantgarde e C180 Exclusive, R$ 154.900 na versão C200 Avantgarde e R$ 189.900 na versão C250 Sport.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
Resumo da ópera - Novo Mercedes-Benz Classe C chega ao Brasil disposto a sintetizar o que há de melhor na marca
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 13 Aug 2014 19:14:00
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