21 de ago. de 2015

O que é Car-Hacking?

O que é Car-Hacking?

Um novo vilão anda assombrando os donos de veículos atualmente e isso tende a ficar pior. Agora, além de roubarem celulares, as casas e tentarem limpar sua conta, fique atento, pois seu carro pode estar em perigo. O car-hacking é a manipulação do código das unidades eletrônicas de um carro. Ou seja, um hacker pode roubar seu carro sem precisar se esforçar muito para isso. Quanto mais conectividade e mais apetrechos de alta tecnologia o seu carro tiver, mas ele se torna vulnerável em relação ao cibercrime. Como pode ser assustador o seu carro simplesmente parar de responder aos seus comandos, sendo assim algo independente? Além de ter a probabilidade do seu carro ir embora sozinho para mãos de bandidos, você pode estar dentro do carro e em segundos perder o controle do seu veículo, o que pode causar acidentes sérios.

Como o car-hacking começou?

Em março de 2010, mais de 100 clientes do Texas Auto Center descreveram situações como descontrole do carro, buzinas tocando sem parar e o carro não dar a partida. Com esse cenário, todos pensavam que a culpa seria de apenas uma falha no novo dispositivo de Internet instalado no painel de bordo dos carros em segunda mão, que por sua vez permite a concessionária ter acesso a algumas funções do carro quando os donos não faziam o pagamento em dia. Entretanto, depois de analises notaram que não passava de uma vingança. Na verdade, um ex funcionário da empresa, que havia sido demitido em 2009, entrou sem problemas no sistema Webtech Plus, usado pela concessionária para poder reaver os veículos com falta de pagamento.

Outros casos de car-hacking

Depois do caso do funcionário vingativo, sugiram outros casos que fizeram muitos donos de carros modernos ficarem mais atentos com o car-hacking. Um deles foi quando dois hackers controlaram remotamente um Jeep Cherokee que estava em andamento. Na ocasião, o acelerador parou de funcionar, mudou a estação de rádio e o ar condicionado ficou no máximo. Toda essa situação foi apenas uma demonstração de dois hackers éticos, Charlie Miller e Chris Valasek, que são especialistas em segurança informática que testam os sistemas para identificar as suas fragilidades.

Como o car-hacking é feito

Com apenas 31 dólares, os criminosos podem ter acesso a um dispositivo online e ligá-lo a um automóvel. Em seguida basta seguir as instruções de vários tutoriais disponíveis na Internet, que ensinam como colocar o carro para trabalhar.

Como evitar o car-hacking

Infelizmente, os carros estão cada vez mais conectados e com isso estão mais expostos a ataques de hackers. A indústria de automóveis pode, sim, fazer um carro a prova de hackers. No entanto, mesmo que um carro assim fosse feito hoje, só conseguiria chegar às concessionárias em 2018, dizem os especialistas. E até substituir todos os carros vulneráveis que existem, levará muitas décadas.
Um novo vilão anda assombrando os donos de veículos atualmente e isso tende a ficar pior. Trata-se do Car-Hacking. Veja o que é e entenda!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 20 Aug 2015 13:44:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário