20 de out. de 2015

Toyota convoca 424 mil carros no Brasil para Recall

Toyota convoca 424 mil carros no Brasil para Recall

A Toyota esteve convocando nos últimos dias, aproximadamente 424 mil veículos por falhas graves nos airbags, em todo o país. A desconfiança da empresa é que a bolsa, tanto do airbag do passageiro como do motorista, possa se romper e disparar fragmentos de metal e plástico em cima dos ocupantes. Para facilitar o processo, a marca dividiu o chamado em duas etapas. São 384.596 unidades dos utilitários Hilux e SW4 e outros 40.045 modelos Corolla e Fielder. Nas próximas linhas, daremos mais detalhes a respeito do motivo dos problemas, das providências que precisarão ser tomadas, de como o procedimento precisará ser realizado e todas as demais informações que os proprietários dos veículos deverão saber a respeito desse problema.

Como será o atendimento prestado pela Toyota durante o recall



1# - Que horas e dia comparecer e como será feito o reparo?

A primeira etapa já foi iniciada em 13 de outubro. Os veículos Corolla e Fielder (acompanhe a produção no item 4) terão de ser levados para a Rede de Concessionárias Toyota, após agendamento. A bolsa será desativada do airbag e será fixada uma etiqueta adesiva no painel do veículo para alertar sobre a desativação temporária do airbag. A partir de 23 de novembro, será feita a substituição do deflagrador, com a reativação da bolsa do airbag e a remoção da etiqueta de alerta. Já para as Hilux e SW4 (também detalhes do ano de fabricação no item 4), as mesmas correções deverão começar a ser agendadas a partir do dia 19 de outubro.

2# - Onde devo comparecer para o recall?

O comparecimento será feito na Rede de Concessionárias Toyota, mediante agendamento prévio.

3# - O que poderá acontecer se o reparo não for efetuado?

Esse recall ocorrerá em virtude de uma série de chamados envolvendo a fornecedora Takata. O deflagrador do airbag poderá se romper de maneira inadequada e, a partir disso, são disparados fragmentos de metal e plástico nos passageiros e nos motoristas, causando ferimentos que poderão ser de grande gravidade ou mesmo fatais para os ocupantes do automóvel.

Só para se ter uma ideia do risco que poderá ser causado, pelo menos 5 mortes nos Estados Unidos e Ásia já foram confirmadas por conta dessa situação que descrevemos acima. Portanto, fique atento ao ano da fabricação de seu veículo para saber se ele é um dos que está nessa situação.

4# - Quem deverá comparecer para o recall?

Ao todo são 424 mil veículos, sendo 384.596 entre Hilux (fabricados entre janeiro de 2006 e outubro de 2011) e SW4 (com fabricação na mesma época), além de 40.045 entre Corolla (manufaturado entre abril de 2007 e fevereiro de 2008) e Fielder (produzido em abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008).

5# - Existe algum telefone para contato?

Para conversar com o SAC da empresa você deverá ligar para 0800 703 0206. Esse número servirá para confirmações e informações adicionais que poderão lhe ajudar a esclarecer devidamente a situação.
O motivo é o deflagrador do airbag que pode se romper de maneira inadequada, disparando fragmentos de metal e plástico nos passageiros.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 19 Oct 2015 15:50:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário