19 de nov de 2014

Montadoras chinesas convocam recall de mais de meio milhão de carros

Montadoras chinesas convocam recall de mais de meio milhão de carros

Os procedimentos de recall surgem sempre que alguma falha de fabricação que coloque em risco a segurança dos ocupantes de um veículo é detectada pela montadora e exige reparos urgentes. Este tipo de procedimento acaba provocando prejuízos à imagem das montadoras, que ficam conhecidas por falhas em seus métodos de produção, o que faz com que muitos consumidores acabem se afastando. Desta vez, foi a vez de algumas das mais importantes montadoras chinesas convocarem um recall que irá afetar mais de meio milhão de veículos ao redor do mundo.

As montadoras



Segundo informações oficiais, as montadoras chinesas que irão convocar o recall são três das mais importantes daquele país, sendo elas as seguintes: Chery, Brilliance e Great Wall. Destas montadoras chinesas, atualmente, apenas a Chery está atuando no mercado brasileiro, sendo mais conhecida dos consumidores do país, ao passo que as outras são menos conhecidas por aqui.

O problema

Segundo informações das três montadoras envolvidas neste recall de grandes proporções, um total de nada menos do que 559.882 unidades foi afetado pelo problema de fabricação detectado. O problema é uma falha encontrada na bomba de combustível, sendo que esta falha pode causar vazamentos, o que poderia causar, entre outras coisas, incêndios e explosões, colocando em risco a vida dos ocupantes dos veículos e de pedestres próximos. A origem do problema tem a ver com o projeto da fornecedora Automotive Electronic Systems, que é um das joint ventures chinesas da marca alemã de autopeças Bosch, que é responsável pela bomba de combustível dos veículos das três montadoras chinesas.

Os números em detalhes

De acordo com informações vindas da China, os números oficiais de cada uma das montadoras são os seguintes: 289.773 unidades da Chery, 238.024 unidades da Brilliance e 32.085 unidades da Great Wall. A Chery, além de ser conhecida por ser uma das maiores montadoras chinesas da atualidade, é também conhecida por ser a parceira da Jaguar Land Rover na China, enquanto que a Brilliance é conhecida por ser a sócia chinesa da alemã BMW. Ao ser procurada pelos veículos de imprensa brasileiros, a Chery, por meio de comunicado oficial, informou que não sabe precisar ainda se o chamado de recall envolverá veículos da marca que tenham sido importados para o Brasil. Com certeza, a imagem destas três montadoras chinesas sairá arranhada deste processo de recall, como normalmente ocorre com a maior parte das montadoras que passam por procedimento similar.
De acordo com a China, os números oficiais de cada uma das montadoras são os seguintes: 289.773 da Chery, 238.024 da Brilliance e 32.085 da Great Wall

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 18 Nov 2014 17:03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário