30 de abr. de 2016

Qoros apresenta conceito chamado PHEA

Qoros apresenta conceito chamado PHEA

A Qoros, conhecida por ser a marca Premium da Chery, pode ter sido – temporariamente – do mercado europeu, mas isso não significa que ela não esteja investindo em novas tecnologias para voltar com tudo para o mercado automobilístico da Europa e também para aumentar ainda mais a sua participação em outros países. Prova disso é a sua mais nova parceria com a sueca FreeValve AB - empresa  que é uma divisão responsável pela engenharia automotiva da Koenigsegg -, que resultou em um conceito bastante interessante que foi apresentado pela primeira vez no Salão de Pequim, que está acontecendo na China e que tem sido palco de lançamentos bastante interessantes. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira!

PHEA: um novo conceito



A união entre a Qoros e a FreeValve AB tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de um motor livre de comandos de válvula. E esse motor é o que equipa o conceito que foi apresentado no evento, o PHEA. O motor sem válvulas foi batizado pela Qoros de Qamfree. O propulsor equipa um Qoros 3 conceitual e dispensa o comando de válvulas tradicional, que hoje equipa todos os carros que vemos – com exceção dos elétricos, obviamente, que funcionam de maneira completamente diferente. No lugar do tradicional conjunto, o propulsor conceito utiliza um sistema consideravelmente complexo que foi batizado de PHEA, que significa algo parecido com “Atuador Eletrohidropneumático”. Com um nome igualmente complicado, o sistema consiste em um controle eletrônico de abertura e fechamento das válvulas de forma independente. Segundo informações divulgadas pela empresa sueca responsável pela parceria com a Qoros, o gerenciador eletrônico é capaz de atuar diretamente em cada válvula, o que otimiza a abertura e o fechamento, o que por consequência garante o melhor regime de trabalho em qualquer rotação. Dessa forma, o motor emite uma quantidade menor de poluentes e também conta com um menor consumo de combustível, além de, claro, um aumento considerável na performance. O projeto ainda é um conceito, mas a empresa sueca tem grandes planos para ele.

Ainda de acordo com dados divulgados pela FreeValve, no futuro a empresa garante que os motores que hoje são conceito vão chegar menores e mais leves, tendo um desenvolvimento consideravelmente superior aos que são apresentados na atualidade. Para a empresa, a PHEA é uma tecnologia que é equivalente a uma verdadeira revolução que pode ser comparada – ou até mesmo ser considerada maior – do que a gerada pela transição dos carburadores para as injeções diretas. Agora resta saber quando o PHEA vai começar a equipar os carros que conhecemos hoje e se a revolução causada por ele vai ser tão grande e eficiente quanto a causa pela injeção direta.
O propulsor equipa um Qoros 3 conceitual e dispensa o comando de válvulas tradicional, que hoje equipa todos os carros que vemos – exceto elétricos.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias
Publicado em: 29 Apr 2016 10:59:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário