29 de abr. de 2016

Golf lidera mercado de hatches médios, mas vendas seguem em baixa em 2016

Golf lidera mercado de hatches médios, mas vendas seguem em baixa em 2016

A economia do país vive dias difíceis e com as recentes medidas adotadas pelo governo no que diz respeito a impostos e taxas, as perspectivas são absolutamente desanimadoras. Esse cenário, de maneira direta ou indireta, acaba afetando o mercado como um todo e uma das indústrias mais afetadas tende a ser a automobilística. O que ilustra isso, por exemplo, é que depois de um fraco ano de 2015, as vendas de carros novos seguem despencando nesse início de 2016. De acordo com informações divulgadas recentemente pela Fenabrave, a queda no volume de vendas no mês de janeiro foi de 38,8% em comparação com o mesmo período no ano passado. A queda se torna ainda mais expressiva quando observamos que 2015 foi o terceiro ano consecutivo com baixa no setor, o volume de vendas caiu 26,55% em relação ao ano anterior. Voltando para a situação atual, entre as vertentes que mais têm experimentado retração nesse começo de ano está a dos hatches médios. A categoria tem o Golf como líder no levantamento parcial de fevereiro, mas não dá razão para comemoração nem mesmo à Volkswagen, já que seu modelo sofre para alcançar a venda de mil unidades no mês.

Vendas dos hatches médios em baixa em 2016

Segundo dados atualizados na quarta-feira, dia 24, o VW Golf, que vendeu 1.229 unidades e liderou a categoria em janeiro, registrou apenas 734 emplacamentos em fevereiro (até a ocasião do levantamento).

Vendas do Ford Focus 2016

E se para o líder as coisas não vão bem, o resultado é obviamente ainda pior para os demais. O rival Ford Focus, por exemplo, apareceu na segunda posição com apenas 428 emplacamentos, algo não tão próximo dos 664 vendidos em janeiro. Leia também:
  • Carros mais vendidos 2015 – Onix supera o Pálio e fecha o ano na liderança
  • Cuidado com o prejuízo: veja erros comuns de quem vai comprar um carro novo
  • Levantamento aponta quais são os carros com manutenção mais barata no Brasil – confira

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2016

Na terceira posição quem surgiu foi o Chevrolet Cruze, que há pouco figurava na liderança do segmento. O modelo registrou 217 emplacamentos na parcial de fevereiro, mostrando que pode não atingir sequer a marca de 406 vendas conquistada no mês anterior. Além da situação econômica do país, um fator que pode ter contribuído com a queda nas vendas do modelo da Chevrolet é o fato da empresa ter revelado a nova geração do mesmo em uma exibição feita no Salão de Detroit em janeiro.

Hyudai i30 e Peugeot 308 1.6 THP 2016

Na quarta posição quem veio foi o Hyundai i30, que emplacou 204 unidades (em janeiro foram 287). O modelo foi seguido à distância pelo quinto lugar, o Peugeot 308, que vendeu míseras 80 unidades (no mês de janeiro foram 100) mesmo tendo um propulsor de destaque na categoria.

Fiat Bravo Sporting 2016

E por último temos aqui o Fiat Bravo, que há muito não caminha bem no quadro de vendas. O modelo que em janeiro emplacou 311 unidades, figurou com apenas 74 unidades vendidas na parcial de fevereiro. Nesse caso o resultado pode ter sido influenciado também pela iminente chegada do Toro, que mesmo sendo picape já pode estar atraindo interessados.

Fonte: R7
Publicado em: 2016-03-01T10:39:09-03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário