13 de out de 2016

Jeep Grand Cherokee e Dodge Durango sofrem recall por um problema no servofreio

Jeep Grand Cherokee e Dodge Durango sofrem recall por um problema no servofreio

A FCA (Fiat Chrysler Automóveis do Brasil) chamou, na quarta-feira passada, dia 5 de outubro, um recall dos veículos Jeep Grand Cherokee e e Dodge Durango por apresentarem uma falha no servofreio, que poderia resultar em possíveis acidentes. De acordo com a empresa, a peça poderá apresentar "fissuras em sua estrutura, causadas pela ação de agentes corrosivos externos, possibilitando a entrada de água no componente.". Nestes casos, a água acumulada poderia congelar com o frio e prejudicar a frenagem do veículo, assim colocando o motorista e os passageiros em risco. O chamado de recall foi mandado a 2.288 unidades do Grand Cherokee, produzidas entre 2011 e 2014 com a identificação de chassis 1C4RJFAG1CC109637 a 1J4RR5GG4BC745620, já para o Durango são 264 unidades, fabricadas nos anos de 2012 e 2013 com os chassis 1C4RDJDG8CC169582 a 1C4RDJEG1DC691499. Os veículos chamados devem ir as oficinas para passar por uma inspeção gratuita. Se necessária, a peça será reparada ou até substituída, o tempo estimado para que os reparos sejam concluídos é de 1h30, esse tempo pode variar devido ao um possível maior fluxo de atendimentos nas concessionárias, assim a marca também recomenda o agendamento prévio das inspeções a partir de 10 de outubro.

Informações e direitos do consumidor

Em caso de dúvidas, mais informações ou para consultar os números dos chassis, deve-se ligar para a central de atendimentos da Jeep (0800 703 7150) ou da Dodge (0800 703 7140). De acordo com o Procon-SP, todos os consumidores envolvidos no processo devem exigir o comprovante dos reparos realizados, o reparo gratuito também é direito dos proprietários dos veículos que já foram comercializados antes.

Série de recalls

Já é a sétima vez que a Jeep faz um recall apenas neste ano, o primeiro foi em fevereiro quando foram apresentados defeitos no para-brisas do Cherokee. Em março, o Compass 2015 foi chamado por ter falhas em seu sistema de direção enquanto foram confirmados problemas nos sistemas elétricos e eletrônicos da Grand Cherokee e do Dodge Durango. O grupo FCA também teve mais de suas marcas realizando chamadas, com a convocação de mais de 5 mil unidades do Chrysler 300 e da Grand Cherokee por um defeito de fábrica no sistema de freios. O Renegade foi o próximo com uma falha no sistema elétrico afetando quase 25 mil carros e por último, em junho, o Wrangler sofreu com defeitos em seu sistema de airbags.

Servofreio

Com o passar do tempo e a evolução da indústria automobilística tornando os carros mais velozes, novas maneiras de garantir a segurança dos passageiros se mostraram necessárias. O servofreio é um dos itens que compõem a segurança ativa de um carro, facilitador do processo de frenagem. Sua função é multiplicar a força aplicada no pedal do freio pelo motorista, aumentando a força feita sobre o pedal, que se torna necessária menos força por parte do motorista para se conseguir um resultado melhor, assim proporcionando mais conforto e segurança.
O chamado de recall foi mandado a 2.288 unidades do Grand Cherokee e 264 unidades do Durango.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 13 Oct 2016 14:03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário