28 de dez. de 2015

IPVA 2016: está preparado?

IPVA 2016: está preparado?

Com a chegada do fim do ano, se aproximam as comemorações de Ano Novo em uma época de festa e alegria. Porém, para os donos de veículos automotivos, se aproxima também a época de pagamento do IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Sem ter o imposto pago, o motorista não pode circular com o carro. Caso ele seja pego circulando com débitos, o veículo será apreendido. Caso você não saiba ainda muito bem como proceder para realizar o pagamento, continue lendo. Separamos aqui as mais recentes informações sobre a cobrança do IPVA 2016. Confira!

Valor 2016 já está disponível para consulta



Na segunda-feira (21), foram divulgados os valores do IPVA 2016. Aqueles que sejam proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo já podem consultar o total a ser pago. A consulta pode ser realizada em redes bancárias, terminais de autoatendimento, internet ou agências. Para isso basta ter em mãos o número do RENAVAM do carro, que pode ser encontrado no documento do veículo. Caso deseje, o contribuinte já pode realizar o pagamento do imposto desde já. Caso o valor seja pago a vista até a data de vencimento, o valor total ganha um desconto de 3%. Há também a opção de parcelamento do valor em até três vezes. Vale ressaltar que o pagamento deve ser realizado até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro. Caso contrário o valor deverá ser pago a vista em fevereiro sem o desconto de 3% e sem a possibilidade de parcelamento.

Atente-se ao vencimento

A Secretaria da Fazenda já emitiu os comunicados de aviso de vencimento do IPVA 2016. Vale ressaltar que o comunicado é apenas um lembrete, e não um boleto ou guia de pagamento. Porém, caso aconteça de você não receber o seu, não se desespere.

Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e procurar lá informações sobre o IPVA 2016. Você conseguirá acessar todas as informações que precisa e também será direcionado para um boleto de pagamento.

Não se esqueça do DPVAT

Não se esqueça: junto com o pagamento do IPVA deve ser feito também o pagamento do DPVAT, que é a taxa de seguro obrigatória. Caso ela não seja paga até o vencimento, em março, o licenciamento do veículo ficará posteriormente bloqueado e o carro circulará em situação irregular, correndo o risco de ser apreendido.
A Secretaria da Fazenda já emitiu os comunicados de aviso de vencimento do IPVA 2016. Confira todos os detalhes e programe-se desde já!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 28 Dec 2015 13:47:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário