31 de dez. de 2015

Honda Shadow 750 sofre recall

Honda Shadow 750 sofre recall

Cada vez mais comuns dentro do mercado brasileiro, os processos de recall já fazem parte da rotina dos noticiários dentro do país, e os consumidores locais já se acostumaram com eles. O mais recente caso de recall foi anunciado pela montadora japonesa Honda, que acaba de convocar os proprietários da sua moto Shadow 750 para um processo que envolve 2.842 unidades. É o segundo chamado de recall feito pela Honda para este modelo no país somente neste ano de 2015, só que desta vez o problema é outro: o sensor de inclinação pode apresentar falha, causando acidentes.

O problema detectado



Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação, que é o responsável por atuar em casos de queda da moto, interrompendo o funcionamento da bomba de combustível que faz o motor parar de funcionar também. Há chances de quebra da fiação do sensor de inclinação, o que poderá causar o desligamento súbito do motor, de modo irreversível, causando acidentes graves que podem colocar em risco não apenas o condutor, mas outras pessoas também. Em resumo, caso o problema de fato ocorra enquanto a moto estiver em movimento, poderá haver a queda repentina, que causará lesões (que poderão ser graves) nos ocupantes e em terceiros.

Os reparos

A Honda prontamente se colocou à disposição dos proprietários para realização de reparos e para prestar maiores esclarecimentos e orientações sobre como proceder durante o processo de recall. Os reparos em si são simples: a substituição gratuita do sensor de inclinação será feita, num procedimento que não deverá levar mais do que alguns minutos. A Honda informou que os reparos só poderão ser feitos a partir de 1º de fevereiro de 2016, e para maiores esclarecimentos e informações, os proprietários deverão entrar em contato pela Central de Atendimento da marca, pelo telefone 0800 701 3432 (segunda à sexta, das 8 às 20 horas). Há também o site oficial da marca japonesa no Brasil, que é o www.honda.com.br/recall/motos, que disponibiliza todas as orientações sobre agendamento e muito mais. As unidades afetadas, segundo informações oficiais da própria Honda foram fabricadas entre agosto de 2010 e junho de 2014, e a numeração de chassi vai de BR000001 até ER550027. Os modelos afetados são de 2011 a 2014.

Um arranhão na imagem da Honda no Brasil

Por conta do segundo recall que a Shadow 750 sofre no Brasil somente em 2015, é correto afirmar que a imagem da Honda no Brasil sofre um grande arranhão junto aos seus consumidores. Por se tratar de uma das grandes apostas da marca, a Shadow 750 acaba tendo também a sua imagem afetada, como sempre ocorre neste tipo de situação. No entanto, também é verdade que nos dois casos a Honda prontamente agiu para sanar os problemas e colocou toda a sua estrutura à disposição das pessoas, o que pode ser encarado como uma boa demonstração de preocupação por parte da fabricante.
Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 30 Dec 2015 15:33:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário