12 de jul. de 2016

Lei do Farol Baixo entra em vigor

Lei do Farol Baixo entra em vigor

Dono de leis bastante amplas, o Brasil possui um Código de Trânsito bastante completo. Tudo isso pode fazer que até mesmo um pequeno deslize ou distração resulte em multas que não só geram prejuízos financeiros, como também rendem pontos na CNH, podendo resultar até mesmo na perda da mesma. E a grande novidade para quem dirige é mais nova lei que acabou de entrar em vigor: a lei do Farol Baixo, que agora o uso do farol baixo obrigatório nas estradas durante o dia. E para explicar melhor a nova medida reunimos aqui uma série de informações sobre a nova lei.

Farol de dia agora obrigatório



A nova lei foi sancionada pelo presidente em exercício Michel Temer e desde a última sexta-feira (08) torna obrigatório o uso do farol baixo na circulação por estradas brasileiras durante o dia. A mudança no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de maio e passou a valer essa semana, após o prazo de 45 dias. Aqui vale ressaltar que a partir de agora todos que desrespeitarem a nova regra e circularem com o farol apagado vai ser punido não só com a multa em dinheiro, mas também com os pontos a serem computados na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Até então, o uso de farol era obrigatório apenas para a circulação durante a noite e dentro de túneis em todos os horários. Para as motocicletas, a utilização do farol baixo durante o dia já era obrigatório. Segundo informações divulgadas pelo Denatran – o Departamento Nacional de Transito -, a nova medida vai se aplicar para todos os tipos de rodovia, sejam elas de trecho urbano, sejam elas túneis com iluminação pública. Os motoristas que desrespeitarem a nova medida deverão ser multados e receberão uma infração média, que rende novos 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e também uma multa no valor de R$ 85,13. Aqui vale uma pequena observação, todos os valores das multas vão subir em novembro e a multa resultado da infração da nova lei também está contemplada na medida.

O aumento vai ficar entre 52% e 66% em todas as classificações de multa. Para completar, a punição para o motorista que for pego falando ou manuseando o celular enquanto dirige também vai mudar, passando a ser classificada como gravíssima – hoje ela é uma infração média. Segundo informações divulgadas pelo governo, a nova medida chega para aumentar a segurança nas estradas brasileiras e também para reduzir o risco e o número de colisões frontais em rodovias no geral. De uma coisa podemos ter certeza, a arrecadação com multas com certeza vai aumentar.
A nova lei foi sancionada pelo Michel Temer e desde o dia 08, torna obrigatório o uso do farol baixo na circulação por estradas durante o dia.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 11 Jul 2016 19:03:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário