14 de nov. de 2015

Fiat Freemont sofre recall

Fiat Freemont sofre recall

O crossover Freemont, da Fiat, é um dos bons modelos que este segmento apresenta dentro do mercado brasileiro, e por isso cada vez mais consumidores começam a se render a ele. No entanto, o anúncio de um recall que foi feito pela montadora italiana nesta semana pode simplesmente fazer com que a imagem do modelo seja arranhada junto aos consumidores locais. A Fiat convocou um recall que envolve nada menos do que 23.310 veículos do modelo Freemont, que foram fabricados entre os dias 28 de julho de 2011 e 27 de março de 2015. O motivo seria a substituição de um dos quatro pontos de fixação da tampa do motor. Vamos saber mais!

Defeito



O defeito de fabricação, segundo o comunicado oficial emitido pela Fiat, está localizado na tampa estética do motor, que pode se soltar e atingir o catalisador, gerando riscos de acidentes e de incêndios. O processo de recall convocado pela Fiat para o Freemont se deve à necessidade de se melhorar a fixação desta tampa estética do motor, de modo a evitar que haja o possível desprendimento da mesma. A Fiat afirma que a necessidade do recall se deve ao fato de que, em casos extremos, poderá ocorrer o deslocamento desta tampa, causando o contato com o catalisador do motor. A consequência mais imediata disto será o início de um incêndio, que poderá causar danos físicos e materiais, não apenas ao condutor, mas também aos possíveis passageiros e também a terceiros. O processo de recall teve início na última segunda-feira, dia 9 de novembro, e o procedimento de reparo não deverá durar mais do que 2 horas (podendo ser menos, ou mais do que isso).

Agendamento prévio

Para conseguir realizar os reparos, os proprietários dos modelos Freemont afetados pelo recall deverão fazer o agendamento diretamente numa das concessionárias da Rede Fiat em todo o brasil. Para buscar maiores informações, a Fiat coloca à disposição dos proprietários os seus telefones da sua Central de Relacionamento Fiat: 0800 707 1000 e 0800 282 1001. A numeração de chassis que foram convocados partem do número 3C4BFAAB0CT152204 e vão até o número 3C4PFABB9FT680025.

Um problema para a imagem

O problema de processos de recall é que eles quase sempre representam um arranhão na imagem de uma montadora, que acaba expondo seus processos de produção, que podem não ser tão seguros e confiáveis. No entanto, numa outra linha de raciocínio, é possível enxergar os processos de recall como uma forma de demonstrar como uma montadora realmente acompanha o que está ocorrendo e está preocupada com seus clientes e consumidores. O fato é que o Fiat Freemont era um modelo que crescia muito dentro de seu segmento, e que começava a cair no gosto dos consumidores brasileiros. O jeito é observar até que ponto este recall poderá afetar este crescimento. Para os consumidores afetados, o mais indicado é procurar por informações o quanto antes, e procurar responder o mais rápido possível, para não ter problemas e para não correr riscos. 
Essa convocação envolve 23.310 veículos do modelo Freemont, que foram fabricados entre os dias 28 de julho de 2011 e 27 de março de 2015.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 13 Nov 2015 16:04:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário