23 de nov de 2015

Dicas imperdíveis para motoristas de “primeira viagem”

Dicas imperdíveis para motoristas de “primeira viagem”

Sair da a auto escola com a habilitação em mãos representa uma grande conquista para o motorista iniciante e nada mais justo, afinal, a conquista após tanto sacrifício e aprendizado é de fato digno de comemoração. Apesar disso, nas primeiras vezes em que vai pegar a direção de um veículo a pessoa recém-habilitada costuma ficar ainda um pouco insegura para encarar o trânsito, o que é absolutamente normal. Felizmente, porém, isso não é o fim do mundo para quem está começando a dirigir, com apenas alguns cuidados essenciais e um pouco de prática é possível vencer esse medo e se tornar um exímio motorista. E para ajudar nesse sentido, portanto, vamos apresentar a seguir algumas dicas para você que é motorista e está começando a dirigir agora.

Veja a lista de informações úteis para motoristas iniciantes



Calma e atenção

Sem afobação! Para ser um bom motorista no futuro o primeiro passo é respirar fundo e prestar atenção no trânsito ao redor, observando cada detalhe em meio ao vai e vem de veículos no dia a dia. Depois disso, é importante começar dirigindo devagar e sempre abaixo da velocidade da via, assim é possível sentir o carro e começar a acostumar com ele. Começar a lembrar de todos os detalhes aprendidos na auto escola também é algo fundamental, até porque só consegue a habilitação quem de fato aprendeu como se deve dirigir durante as aulas. Nesse momento é de suma importância não se esquecer dos retrovisores, pois eles são pontos essenciais para se observar o trânsito e tudo o que está acontecendo ao redor em relação aos outros carros e transeuntes. Leia também:
  • Cuidado com o prejuízo: veja erros comuns de quem vai comprar um carro novo
  • As 10 marcas mais valiosas do mercado automotivo em 2015
  • Levantamento aponta quais são os carros com manutenção mais barata no Brasil – confira

Treinamento

O pior erro de quem tira a primeira habilitação é deixar de praticar por achar que já sabe tudo sobre direção, não caia nessa armadilha. A dica é procurar treinar longe do trânsito em um lugar tranquilo onde seja possível exercitar a troca de marchas, controle de embreagem e manobras de estacionamento.

Cuidado com a manutenção

Ser um bom motorista é algo que passa por saber cuidar bem do veículo que dirige. Dito isso, a manutenção do automóvel é sem sombra de dúvida uma parte essencial do processo. A lista de dicas inclui então manter sempre os pneus bem calibrados, verificar a água e o óleo semanalmente e fazer revisões periódicas, evitando ainda andar com o tanque de combustível na reserva.

Atenção aos sinais emitidos pelo veículo

Outro fator que conta muito para quem quer se tornar um bom motorista é conseguir enxergar os sinais emitidos pelo próprio veículo. Isso inclui prestar atenção nos momentos em que o veículo pede a troca de marcha, nesses momentos é possível ouvir um barulho mais alto, como se o motor estivesse “chiando”. Demorar na troca de marcha tende a resultar em gasto desnecessário de combustível.

Atenção com a faixa

Dirigir sempre na faixa da direita é outro ponto extremamente importante. Isso porque a faixa da esquerda é direcionada a ultrapassagens, pelo que ao menos a princípio o melhor é manter-se à direita boa parte do tempo. Depois que pegar o jeito e tiver maior segurança na direção, fazer as ultrapassagens será um processo natural.

Confiança para o trânsito pesado

Quando terminar o período de treinos em lugares calmos e sentir confiança suficiente para novos desafios, é hora de dirigir no trânsito agitado. Nesse momento o medo pode vir à tona em alguns momentos, no entanto, manter a serenidade e a persistência é de suma importância para vencer essa fase. A tendência é que em pouco tempo tudo pareça menos complicado e se torne algo bastante natural.

Fonte: R7
Publicado em: 2015-11-12T10:51:52-02:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário