19 de nov. de 2015

Kia Soul sofre recall nos EUA

Kia Soul sofre recall nos EUA

No Brasil, o Kia Soul foi convocado para um recall há alguns anos. Em terras brasileiras, o japonês apresentou problemas congênitos no interruptor da luz de freio. O defeito fazia com que a luz de freio não acendesse quando o pedal fosse acionado, impedia o motorista de desativar o controle de cruzeiro – que mantém automaticamente a velocidade do veículo constante, algo como um piloto automático - e também gerava dificuldade para realizar a troca de marchas. Apesar de o japonês não fazer muito sucesso no Brasil por seus preços extremamente altos – para se ter uma ideia, a versão básica começa em R$ 88.900 – nos EUA a quantidade de adeptos do simpático carro é maior. Porém, recentemente a Kia anunciou nos Estados Unidos um novo recall do Soul.

Não é a primeira vez

No começo do ano os donos americanos de veículos ano 2010 a 2014 – fabricados entre janeiro de 2009 e outubro de 2013 - que possuíam teto solar de fábrica foram chamados para a correção de um defeito no teto solar. Na ocasião, o problema detectado foi o seguinte: quando o airbag lateral era acionado, o acabamento lateral do teto solar podia se soltar, machucando os ocupantes do veículo. Cerca de 95.000 carros foram chamados para conserto. Para descontentamento dos donos do Soul, recentemente foi divulgada uma segunda chamada de recall para o modelo.

Problema da vez



Agora, quase 260.000 unidades do Soul produzidas entre janeiro de 2014 e setembro de 2015 estão sendo convocadas para um novo recall. E dessa vez, o problema é mais sério e pode causar acidentes graves. Os veículos em questão vieram de fábrica com um problema na montagem da caixa de direção. O defeito faz com que a caixa se solte e cause a total perda de controle do carro, o que pode gerar, por consequência, acidentes graves. Isso acontece porque uma junta adesiva que segura o pino que une o pinhão à caixa de direção não possui aderência o suficiente, podendo se soltar a qualquer hora. Para os portadores da versão elétrica, a EV, o defeito é o mesmo e eles também devem se dirigir à montadora para a avaliação e o conserto do carro, que deverá ser feito com a substituição da peça defeituosa. Notificada pelo órgão de segurança viária americano, o NHTSA, a Kia divulgou que começará a inspeção das unidades com defeito no mês de dezembro. Agora vale saber se este será o último recall do simpático carrinho ou se o Soul apresentará ainda mais defeitos, seja em solo americano ou em terras brasileiras. Vale dizer, que apesar do preço alto, não é à toa que ele não fez sucesso aqui no Brasil.
Notificada pelo órgão de segurança viária americano, o NHTSA, a Kia divulgou que começará a inspeção das unidades com defeito no mês de dezembro.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 18 Nov 2015 17:24:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário