20 de jun de 2015

Como funciona um motor elétrico automotivo?

Como funciona um motor elétrico automotivo?

Com a gasolina cada vez mais cara e a maior preocupação em torno da preservação do meio ambiente, a possibilidade de um carro elétrico se torna uma realidade. Porém, a pergunta que fica é: como funciona um motor elétrico automotivo? À primeira vista, as diferenças quase não são notadas, a única real mudança num motor elétrico é que ele é muito mais silencioso que o normal; mas após abrirmos o capô do carro, descobriremos um sistema bem diferente do usual. Na realidade, um motor elétrico automotivo parece com um sistema de energia elétrica que usamos em nossas casas, mas adaptado para as funcionalidades do trânsito. Vamos notar algumas diferenças fundamentais nesse funcionamento:

#1 - As baterias

Ao invés de gasolina, o motor é movido por um conjunto de baterias recarregáveis. Cada carga pode durar em torno de 80 km, sendo que você pode recarregá-las através de um carregador, tanto na forma de uma tomada comum quanto de placas indutivas, variável de acordo com o veículo. 

#2 - As marchas

Diferente do veículo comum, o com motor elétrico não necessita do sistema de marchas, sendo assim o câmbio serve apenas com as funções “avançar” e “dar ré”. Além disso, o carro não tem partida, basta apenas colocar a chave na posição “ligado”.

#3 - O Voltímetro

Ao invés de um medidor de gasolina, você terá um voltímetro que realizará as medições de energia elétrica no sistema. Em alguns casos, é possível que o carro venha equipado com algum sistema computadorizado mais moderno, que trará informações mais completas.

Vantagens de um motor elétrico automotivo

O custo para a recarga é muito baixo, saindo muito mais em conta que abastecer com combustíveis à base de petróleo. Além disso, a manutenção do carro também sai mais em conta, pois o motor elétrico não possui, por exemplo, mangueiras, escapamentos e nem necessita de óleo. No Brasil, o motor elétrico automotivo pode ser a melhor saída para ajudar na preservação ambiental, já que no país produzimos energia elétrica de forma limpa, isto é, sem poluir o meio ambiente. 
Um motor elétrico automotivo parece com um sistema de energia elétrica que usamos em nossas casas, mas adaptado para as funcionalidades do trânsito.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Como Funciona
Publicado em: 19 Jun 2015 14:52:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário