25 de jun. de 2015

Cientistas criam motor que usa energia da evaporação da água

Cientistas criam motor que usa energia da evaporação da água

Em meio à crise hídrica vivida nos últimos anos os brasileiros têm buscado maneiras de utilizar racionalmente a água. O uso econômico desse bem e o reaproveitamento são exemplos que deram resultados. Por outro lado, uma nova invenção criada por pesquisadores norte-americanos promete contribuir para o meio ambiente. Apresentada como uma solução barata e que respeita a natureza, o “moinho de umidade” utiliza a evaporação da água para funcionar como motor.

Parceria entre universidades



O moinho foi desenvolvido por pesquisadores das Universidades de Columbia, em Nova York e Loyola, na cidade de Chigado. O experimento funciona de maneira autônoma, tendo como base a umidade do ar para operar. O resultado do trabalho conjunto entre as universidades foi divulgado na revista Nature Communications, na segunda metade de junho.

“Moinho de umidade”

Segundo os pesquisadores o funcionamento do moinho é possível por conta do uso de esporos bacterianos. Estes são inofensivos para o meio-ambiente e nada mais são do que pequenas unidades esféricas, formadas no interior de uma célula bacteriana. Quando expostos à umidade esses esporos inflam. O oposto acontece quando são submetidos a um ambiente seco. Esse movimento de inflar e desinflar atua como energia e aciona o funcionamento do motor.

Quanto mais, melhor

Essa técnica de produção de energia limpa tem uma lógica simples: quanto mais elementos, melhor será o resultado. Isso acontece porque a montagem do moinho consiste na colocação de tirinhas de plástico as quais são colocadas em movimentado. O moinho rodará continuamente e provocará a evaporação da água. Com isso, quanto mais tiras forem inseridas no motor, maior será a quantidade de energia produzida.

Resultados e obstáculos

O moinho ainda é uma técnica em fase de experimentação, mas já pode ser considerado um processo eficiente e poderoso. Durante as pesquisas as equipes envolvidas no estudo já conseguiram abastecer um carro pequeno e diodos emissores de luz (LED).

No entanto os cientistas têm enfrentado algumas dificuldades. A principal é a captação da energia produzida pelos motores de forma eficiente.

Fonte de abastecimento

A maneira encontrada pelos pesquisadores norte-americanos de produzir energia limpa pode ser utilizada, num futuro próximo, para abastecer baterias, geradores e até mesmo próteses de robôs. Os pesquisadores apontam ainda outro uso dessa energia. Uma roupa esportiva pode ser projetada a partir dessa técnica e quanto mais suja ela estiver, mais energia será produzida nesse processo. 
Apresentada como uma solução barata e que respeita a natureza, o “moinho de umidade” utiliza a evaporação da água para funcionar como motor.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 24 Jun 2015 13:24:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário