30 de ago. de 2016

Volvo atinge velocidade recorde com caminhão de 2.400 cv

Volvo atinge velocidade recorde com caminhão de 2.400 cv

O mundo automobilístico é repleto de tentativas insanas de alcançar velocidade sobre humanas. Sempre existe uma montadora que tenta produzir o carro mais rápido do mundo e quebrar recordes de velocidades, que a cada ano estão se apresentando mais altos e competitivos. E a quebra de recorde da vez ficou por conta da Volvo, que conseguiu atingir um recorde de velocidade com um caminhão dotado de nada menos do que 2.400 cv. E é exatamente para que você saiba tudo sobre o assunto é que nós reunimos aqui diversas informações sobre ele.

Quebra de recorde



Na última quarta-feira (24) a Volvo Caminhões anunciou a quebra de dois recordes mundiais de velocidade com caminhões, sendo que ambos os recordes anteriores também já pertenciam à montadora, famosa por seus caminhões. O feito impressionante foi realizado por um veículo da marca batizado de The Iron Knigh – o Cavaleiro de Ferro, em tradução livre –, que foi especialmente desenvolvido para este desafio. O veículo é dono de um chassi e de uma carroceria completamente exclusivos e traz sob o capô uma versão diferenciada do motor turbodiesel V6 D13 13.0 litros, que é capaz de entregar a impressionante potência de 2.433 cv, além de entregar um torque máximo igualmente impressionante de 611,8 kgfm. Os dois novos recordes estabelecidos pela Volvo foram batidos nas distâncias de 500 e de 1.000 metros. Para percorrer os 500 metros, o caminhão The Iron Knight levou apenas 13,710 segundos, mantendo uma velocidade média no trajeto de 131,29 km/h. Já a distância de 1.000 metros foi concluída em apenas 21,290 segundos, fazendo com que o caminhão tenha apresentado uma velocidade média de 168,98 km/h. Para efeito de comparação, durante a fase de testes o Cavaleiro de Ferro foi capaz de atingir uma velocidade máxima de 275,19 km/h. Os números recordes foram conseguidos pelo piloto Boije Ovebrink, que já era o dono dos recordes anteriores, que foram obtidos em 2012. Na época, para alcançar tal feito ele correu com o Volvo Mean Grean, um caminhão protótipo que foi desenvolvido com propulsão híbrida.

Para efeito de comparação, o The Iron Knight conta com cerca de 600 cv a mais de potência do que ser recordista antecessor, além de ser equipado com um motor tradicional a combustão e também ser uma tonelada mais leve do que seu antecessor, fatores que tornaram possível a quebra do recorde estabelecido quatro anos atrás. Para provar que o recorde foi realmente quebrado e que a experiência com o The Iron Knight foi realmente bem-sucedida, a Volvo gravou um vídeo mostrando o momento da quebra de Record, que pode ser assistido no canal da marca no YouTube.
Para percorrer os 500 metros, o caminhão The Iron Knight levou apenas 13,710 segundos, mantendo uma velocidade média no trajeto de 131,29 km/h.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões
Publicado em: 29 Aug 2016 16:47:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário