31 de ago. de 2016

Teste do Jaguar F-Pace no Brasil

Teste do Jaguar F-Pace no Brasil

A Jaguar tinha à disposição a tecnologia de construção de utilitários da Land Rover em um momento que sua imagem estava fortemente revigorada pelo sucesso do F-Type. Não tinha porque esperar. O F-Pace era o passo natural para que a aristocrática marca inglesa entrasse no crescente mercado de utilitários esportivos. Na verdade, mais esportivo que utilitário. O SUV britânico desembarca no Brasil apenas cinco meses depois de seu lançamento na Europa. Os preços ficam entre os R$ 309 mil e os R$ 409 mil. Justamente por atuar em uma faixa de preço tão restritiva, a JLR – Jaguar Land Rover – prefere não fazer previsões oficiais de venda. Mas a esperança é que chegue perto de 500 unidades por ano, o que, guardadas as devidas proporções, faria o F-Pace ser o que o Evoque foi para a Land Rover. Veja também:
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O F-Pace tem todos os ingredientes necessários para fazer sucesso no mercado de carros de luxo. O design mantém a personalidade da marca, que mistura requinte e esportividade, e adiciona uma pitada de robustez, pela frente e traseira franchadas. O conteúdo é bastante tecnológico e vai ficando mais sofisticado conforme as versões se sucedem. Mas desde o modelo de entrada, o F-Pace chega com tração integral com controle eletrônico, câmbio sequencial de oito marchas com borboletas no volante, interior com revestimento em couro e teto solar panorâmico, entre outros.

O SUV da Jaguar em três versões que cumprem duas funções bastante distintas. A de entrada, Prestige, é animada por um propulsor turbodiesel de 180 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, que estreia agora no Brasil. Esta versão, que custa R$ 309.700 sem opcionais, traz painel de instrumentos analógico, faróis bixênon, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado bizone, GPS e rodas aro 18.  A intermediária R-Sport acrescenta exatos R$ 51.200 à conta. Ela é movida por um V6 com compressor mecânico de 340 cv com torque de 45,9 kgfm. Nessa configuração, o F-Pace começa a mostrar as garras. Faz de zero a 100 km/h em 5,8 segundos, bate os 250 km/h e traz diversos recursos adicionais. O painel passa a ser virtual em uma tela de 12,3 polegadas, o som é da Meridian com 380 W, os faróis são em led, recebe um kit aerodinâmico e tem rodas aro 20.

Por fim, a versão de topo, S, chega com o mesmo propulsor V6 com um acerto mais agressivo, que eleva a potência a 380 cv, mas mantém o torque em 45,9 kgfm. O verdadeiro ganho da S é no requinte. Os materiais usados no revestimento ficam mais sofisticados – o teto, por exemplo, é em Alcântara –, conta com head up display colorido, som de 825 W da Meridian e ganha controle dinâmico adaptativo com amortecedores ativos. O preço, de R$ 406.300, expressa o nível de exclusividade desse F-Pace.

Ponto a ponto

Desempenho – Dependendo da motorização, a personalidade do F-Pace se modifica totalmente. Com o propulsor diesel, de 180 cv, o SUV britânico fica mais aristocrático: tem força de sobra para as acelerações e retomadas, mas não instiga uma condução esportiva nem alcança velocidades estonteantes. Com motor V6, ele fica mais selvagem, com uma dinâmica que o  aproxima dos outros modelos da Jaguar. As respostas ao acelerador são fortes e o ronco rouco do motor invade o habitáculo de forma bem instigante. Entre as versões R-Sport e S, a maior diferença fica mesmo no nível de assistência dinâmica. Nota 9. Estabilidade – Apesar de grandalhão, o F-Pace pesa quase o mesmo que um sedã com dimensões semelhantes, a distribuição de peso entre os eixos é equilibrada e a estrutura com 80% em alumínio dá uma rigidez torcional bem acentuada. Fora disso, ele conta com pneus bem generosos, de 255 mm de largura, e traz todas as salva-guardas eletrônicas para exibir uma neutralidade dinâmica admirável. E a versão S ainda conta com amortecedores ativos, que reagem às solicitações da carroceria e do piso. Praticamente não rola nas curvas nem exige correções nas retas. Nota 10.

Interatividade – É preciso dedicar algum tempo apenas para tomar contato com todos os recursos disponíveis no utilitário esportivo da Jaguar. Mas todo o sistema é bem amigável, com comandos intuitivos e lógicos. Nas versões mais completas, é possível configurar desde detalhes como a cor da luz ambiente até a maneira do F-Pace se comportar em movimento. Nota 10. Consumo – Embora esta não seja realmente uma preocupação que tire o sono de quem adquire um veículo desse nível, a Jaguar tem de responder às exigências de emissões. No Brasil, o F-Pace ainda não tem os números do InMetro, mas o motor V6 de 380 cv aplicado ao sedã XF, que tem peso semelhante, alcançou médias de 6,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com índice F. Nas instituições europeias de controle de consumo, os números do F-Pace a gasolina foram muito melhores – assim como o combustível utilizado. Chegou a 8,2 e 14,1 km/l na cidade e na estrada. E o modelo diesel tem por lá números assombrosos: 16,1 km/l na cidade e 21,1 km/l na estrada. Nota 7.

Conforto – O rodar do F-Pace é muito prazeroso e os bancos têm ergonomia perfeita e os apoios de braços dianteiro e traseiro os fazem parecer poltronas – isso, claro, com quatro passageiros. A suspensão filtra perfeitamente as irregularidades e os ruídos, tanto de pneus quanto aerodinâmicos, são totalmente bloqueados. A própria arquitetura do modelo favorece o espaço interno, com espaço amplo para cabeça e pernas – sensação que é ainda aumentada pelo teto solar panorâmico. Nota 10Tecnologia – Desde os modelos iniciais, o conteúdo do F-Pace é de alto nível. E vai se elevando na proporção que sobe na escala de versões. Aí estão incluídos o sistema de som, os paineis de instrumentos em TFT e os diversos equipamentos de conforto. A plataforma do SUV inglês é a recente iQ, baseada em alumínio, a mesma dos sedãs XE e XF lançados em 2015. O sistema de tração é o da tarimbadíssima Land Rover com ajustes para assumir uma personalidade mais agressiva, como a marca Jaguar exige. O motor a gasolina, de origem Ford ,não é dos mais novos, mas ainda é eficiente. Já o motor diesel, que sai da nova fábrica do grupo Jaguar Land Rover em Wolverhampton, na Inglaterra, é bem moderno. Nota 9.

Habitabilidade – Boa parte do sucesso dos utilitários esportivos se explica pela vida a bordo. Há uma área generosa para os passageiros, muitos porta-objetos, facilidade de acesso e um porta-mala que aceita até algumas extravagâncias. O F-Pace junta tudo isso a luxo e requinte. Nota 10. Acabamento – O nível de detalhamento dos acabamentos do modelo inglês é impressionante. A mistura de elementos é de extremo bom gosto e os materiais de revestimentos são bastante requintados. Todas as áreas suscetíveis ao toque são macias e a montagem dos paineis exibe um padrão de qualidade realmente alto. Nota 10.
Design – A partir do sucesso do esportivo F-Type, a Jaguar aparentemente assumiu a obrigação de, pelo menos, fugir do lugar-comum. E foi muito bem sucedida no F-Pace. As colunas dianteiras e traseiras são muito inclinadas e dão um ar muito esportivo ao modelo. Essa sensação é reforçada pela valorização das linhas horizontais, que fazem o carro parecer mais largo e mais baixo do que é. Por outro lado, os cortes abruptos na frente e na traseira dão uma ideia de robustez. Vários detalhes, como as lanternas traseiras, remetem ao esportivo, mas não houve exageros nessas referências. Nota 9Custo/benefício – O F-Pace atua em uma faixa de preço bem alta. O SUV inglês fica entre R$ 310 mil e R$ 410 mil. São preços semelhantes aos do principal rival, o Porsche Macan, que é um pouco menor de tamanho e fica entre R$ 320 mil e R$ 410 mil. Nessa faixa de preços, porém, há vários competidores, como as versões superiores do Audi Q5, a Mercedes-Benz GLE 350 diesel e a BMW X5 3.0d Full. Apesar de caro, o modelo da Jaguar não está fora da curva. Nota 5.
Total – O F-Pace somou 89 de 100 pontos possíveis. 

Primeiras Impressões

Brumadinho/MG – A vocação do F-Pace depende diretamente do que está sob o capô. Em qualquer versão, o utilitário mantém sempre ativa a ideia de requinte que caracteriza a marca, mas se o propulsor for a diesel, o comportamento é mais contido. Apesar de ser um 2.0, em nenhum momento falta força ou potência para empurrar os cerca de 1.800 quilos do SUV. Ainda mais porque o câmbio de oito marchas e o sistema de tração integral, que funciona sob demanda, exploram com muita eficiência os 180 cv e, principalmente, os 43,9 kgfm de torque do modelo.
A segunda personalidade aparece com o motor V6 Supercharged, que pode ter 340 ou 380 cv, mas sempre com torque de 45,9 kgfm. Nesta composição, o F-Pace exibe um lado mais selvagem, com direito a ronco esportivo e aceleração de fazer o corpo colar no encosto dos bancos esportivos. Com a motorização mais forte, há um arsenal maior de assistentes dinâmicos para garantir o controle. Mas o modelo é, por natureza, bastante equilibrado. Tanto pela boa rigidez torcional quanto pela leveza da estrutura, 80% em alumínio.
A grande qualidade do F-Pace é unir a elegância da marca com os recursos típicos de um SUV, que se caracterizam por uma ótima qualidade de vida no habitáculo. O espaço interno é generoso e os acessos são bastante facilitados pela boa altura do modelo. O conforto, na verdade, não se perde na sucessão de versões. Itens como revestimento em couro, ar-condicionado e teto panorâmico estão já na básica. A maior distância fica por conta do sistema de som, que passa de um simples na versão Prestige, assinado pela própria Jaguar, ao sofisticado Meridian das versões superiores.

Ficha técnica

Jaguar F-Pace

Motor 2.0 Diesel (Prestige): Diesel, dianteiro, longitudinal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, turbocompressor com geometria variável e intercooler. Injeção direta e acelerador eletrônico. 
Potência máxima: 180 cv a 4 mil rpm. 
Torque máximo: 43,9 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm. 
Diâmetro e curso: 82 mm x 92,5 mm.
Taxa de compressão: 15,5:1.  Motor 3.0 V6 (R-Sport e S): Gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e comando duplo em cada cabeçote. Compressor mecânico de turbina dupla com intercooler e injeção direta de cobustível e acelerador eletrônico. 
Potência máxima: 340 cv (R-Sport) e 380 cv (S) a 6.500 rpm. 
Torque máximo: 45,9 kgfm a 4.500 rpm (R-Sport e S). 
Diâmetro e curso: 84,5 mm x 89 mm.
Taxa de compressão: 10,5:1.  Transmissão: Automático de oito marchas à frente e uma ré com modo manual sequencial e mudanças através de paddle shifts no volante. Tração integral com quatro modos de atuação e controle eletrônico de tração com sistema de vetorização de torque. 
Suspensão: Triângulos sobrepostos na frente e integral link na traseira. Oferece controle eletrônico de estabilidade. Oferece amortecedores magnéticos ativos na versão S.
Pneus: 255/60 R18 (Prestige) e 255/50 R20 (R-Sport e S). 
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD, sistema de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quarto portas e cinco lugares. Com 4,73 metros de comprimento, 2,17 m de largura, 1,65 m de altura e 2,87 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina. 
Peso: 1.775 kg (Prestige), 1.820 kg (R-Sport) e 1.861 kg (S). 
Velocidade máxima: 208 km/h (Prestige) e 250 km/h (R-Sport e S)
Aceleração 0-100 km/h: 8,7 segundos (Prestige), 5,8 segundos (R-Sport) e 5,5 segundos (S).
Capacidade do porta-malas: 508/1598 litros. 
Tanque de combustível: 60 litros (Prestige) e 63 litros (R-Sport e S). 
Produção: Solihull, Inglaterra. 
Lançamento mundial: 2016.

Itens de série e Preços

Versão Prestige: Rodas aro 18, faróis bixênon com sistema de lavagem dos faróis, trio elétrico, espelhos eletricamente rebatíveis, luzes de circulação diurna em led, revestimento em couro, faróis de neblina, assentos dianteiros elétricos com 10 ajustes, teto solar panorâmico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, painel com mostradores analógicos e tela TFT colorida de 5 polegadas, som Jaguar com Bluetooth, sistema de navegação, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico automático, Jaguar Drive Controle com quatro modos de direção, chave presencial, botão de partida, sistema start/stop e direção com assistência elétrica.
Preço: R$ 309.700
Versão R-Sport: Acrescenta rodas aro 20, body kit R-Sport, moldura da grade e acabamentos em preto brilhante, faróis em led, assentos dianteiros esportivos elétricos com 10 ajustes e memória, teto solar panorâmico elétrico, tampa do porta-malas acionada por gesto, áudio digital Meridian de 380 W, sistema multimídia com navegação e tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, painel de instrumentos virtual em tela de 12,3 polegadas, sensor de estacionamento 360º, câmara de ré, chave presencial para destravamento das portas e dinâmica configurável para câmbio, direção e acelerador.
Preço: R$ 360.900.
Versão S: Acrescenta body kit S, sistema dinâmico adaptativo (Adaptative Dynamics) com amortecedores ativos, assentos dianteiros esportivos elétricos com 14 ajustes e memória, volante com ajuste elétrico, áudio digital Meridian de 825 W, TV digital, revestimento do teto em Alcântara, para-brisa com reflexão de infra-vermelho e head up display colorido.
Preço: 406.300
Opcionais: Controle de cruzeiro adaptativo com assistência em congestionamento, controle de tração adaptativo ao piso, aquecimento para os bancos e assentos dianteiros climatizados, entre outros.
Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias e Divulgação

Fórmula de crescimento - Jaguar aposta na composição de esportividade, requinte e robustez do F-Pace para ganhar mercado

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 31 Aug 2016 12:30:00

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