23 de jun. de 2016

Opinião do Dono: Ford Fusion Ecoboost Titanium

Opinião do Dono: Ford Fusion Ecoboost Titanium

O Ford Fusion é um carro bem conhecido entre os amantes de sedans. Não era o meu caso, sempre tive carros hatches, então à primeira vista foi até meio estranho. Digo à "primeira", porque depois que você anda no carro, o desempenho impressiona e nem parece um sedan. Veja também:
  • Teste do Ford Fusion Titanium 2.0 AWD
  • Teste do Ford Fusion Titanium Hybrid
O que me levou a escolher o veículo foi a sensação de dirigir, a combinação de desempenho e conforto é realmente impressionante. Optei por um semi-novo, com apenas 1 ano e 15.000 km rodados e com procedência conhecida, economizando mais de R$ 30 mil reais.

A minha opinião é imparcial e você vai perceber que no geral gostei muito.

Desempenho e tecnologia

A versão que adquiri é a Ecoboost Titanium Plus FWD (tração dianteira). O motor é um 2.0 turbo, que alcança 240 cv com 35 kgfm de torque - o mesmo usado em vários carros da Land Rover, como até então o Evoque. A impressão, ao dirigir pela primeira vez, é de um carro "esperto". Com o torque alto, as respostas são bem rápidas. Uma outra característica, é que é um veículo muito baixo e isso pode ser um problema no começo (raspar em lombadas, por exemplo). Mas com o tempo você pega o jeito e isso acaba sendo um ponto favorável: mais estabilidade. Conteúdo em Vídeo
O carro já conta com sistema de abertura de portas sem chaves e botão Start/Stop. É um prazer dirigir na estrada, as retomadas e acelerações impressionam. O consumo em rodovias gira na média de 12 km/l (depende muito das acelerações, já consegui fazer 13 km/l). Na cidade, o consumo ficou na média de 8 km/l. Estou usando gasolina premium. Em relação à tecnologia embarcada e conforto, o Fusion é um dos mais completos do seu segmento. Central multimídia com GPS e câmera de ré, sensores de pontos cegos, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixas, bancos com aquecimento e refrigeração, ar condicionado dual-zone, bancos com ajustes elétricos (inclusive de lombar), saída de ar para os bancos traseiros, tomada 110v, painel de instrumentos com visor digital, faróis com sensor automático, etc.

Além disso, a central funciona com comandos de voz para rádio, GPS, climatização e outros. Confesso que hoje só uso 1 comando de voz: "navegador destino casa" :-) Outro recurso que é o meu preferido: partida remota pelas chaves. Em dias quentes, você consegue dar a partida e já deixar o carro com ar-condicionado ligado (é possível configurar a temperatura). Sério, esse recurso é sensacional e você vai adorar.

Design elegante

O design deste novo Ford Fusion foi inspirado nos carros da Aston Martin, com faróis que lembram bem os da marca de luxo. Na minha opinião, o ponto forte do design fica pra frente do carro e o estilo coupé. O dono anterior do veículo havia trocado o farol pelo modelo europeu (Mondeo), com DRL/LED, muito mais elegante e bonito. À noite então, um espetáculo a parte. Além disso, foi trocado o farol e milhas para xenon.

Os retrovisores são rebatíveis e com setas repetidoras. A versão Plus conta com teto-solar, que dá um apelo mais esportivo. As rodas são de 18", com pneus 235/50 Michelin Primacy. Aqui vale destacar as pinturas perolizadas, que na minha opinião são muito bonitas. Escolhi o branco perolizado, bem diferente do branco sólido (do meu carro anterior).

Interior e conforto

O interior do Fusion é um capítulo à parte. Recheado de conforto e tecnologia, os comandos ficam bem ao alcance das mãos. Começando pelo console central, com comandos touch para rádio, climatização, etc. Na próxima versão 2017 do carro, a Ford vai voltar com os botões físicos (mas prefiro os touch).

Na central multimídia, foi realizado o desbloqueio para DVD e TV Digital (acessório à parte). Confesso que não acabei não usando esses recursos. O volante multifuncional te dá acesso aos recursos de rádio/mp3, controle de velocidade e bluetooth com celular. As aletas (atrás do volante), te permite cambiar. Bem divertido quando você deixa o câmbio no modo Sport, assim tem total controle das marchas.

Os bancos são confortáveis e os ajustes são 100% elétricos: de altura, profundidade e lombar. O espaço para quem vai atrás também é ótimo. O isolamento acústico do carro é primoroso, muito silencioso. Você só escuta o motor gritar se pisar fundo. 

Revisões da Ford

A Ford já mudou 3 vezes o seu sistema de revisões. Depois de muitas reclamações de proprietários, alteraram o plano do Fusion: a cada 10.000 km ou 1 ano. Eu faço as revisões enquanto o carro estiver na garantia. Depois, levo em oficinas de confiança, pois considero o check-up melhor e mais completo. Então fica a critério de cada um decidir o que é melhor.

Vídeos

Selecionei alguns vídeos na internet, com impressões de terceiros. É importante observar a versão analisada de cada um. Conteúdo em Vídeo
Conteúdo em Vídeo

Prós e contras

Prós:
  • Design elegante
  • Desempenho excelente
  • Estabilidade em curvas
  • Conforto para motorista e passageiros
  • Espaço interno excelente
  • Consumo bom, considerando o motor que o carro tem
Contras:
  • O sensor do farol automático demora para ligar em ambientes escuros
  • Falta dos faróis com xenon de fábrica 
  • Falta do sensor dianteiro de estacionamento (só disponível na versão AWD)
  • Falta dos faróis adaptativos que acompanham a curva (tem isso no Focus, alô Ford!)

Vale a pena?

Curto e objetivo: sim, vale a pena. Já andei em outros sedans do segmento e o que mais se aproxima do Fusion é o Novo Azera, também com muito conforto e desempenho muito bom.  Em se tratando do Fusion, em específico, o carro tem mais tecnologia embarcada que a maioria dos concorrentes, e é um dos mais baratos em relação custo / cv. Recomendo pesquisar ofertas de semi-novo, como eu fiz, assim você não perde muito na primeira desvalorização de 0km (a maior delas).  Vale lembrar que a versão 2017 já foi lançada nos EUA, e logo estará no Brasil. As mudanças são poucas: face-lift na dianteira e traseira, nova central multimídia (com Android Auto e Apple Car), câmbio com seletor giratório e console central com botões físicos. Deixo vocês com um vídeo bem legal de um mais um proprietário feliz do Fusion: Conteúdo em Vídeo
Opinião gentilmente enviada pelo leitor Ciro.
O sedan de luxo da Ford que impressiona pelo desempenho e muita tecnologia embarcada

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Opinião do Dono
Publicado em: 22 Jun 2016 16:15:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário