Salões internacionais de veículos quase sempre apostam nas tendências para o futuro. E o 66º IAA Commercial Vehicles de 2016, popularmente conhecido como o Salão de Hannover e que acontece sempre nos anos pares, segue essa linha. Desde sistemas cada vez mais digitais e propulsores com emissão zero de poluentes aos já palpáveis pesados autônomos, o maior e mais importante “motorshow” de veículos comerciais mostrou que a redução do consumo, a sustentabilidade e a segurança nas estradas é um sonho cada vez mais próximo para o transporte de cargas e coletivo. Tal futuro pode ser vislumbrado a partir de 2.013 expositores de mais de 50 países, em uma área de cerca de 270 mil m², com 27 pavilhões e mais de 300 lançamentos, entre veículos, componentes e implementos.
Foton – A chinesa Foton mostrou o novo Auman EST Super Truck. O pesado recebe o motor OM 457, produzido pela Mercedes-Benz. Com 12 litros, seis cilindros e movido a diesel, ele é capaz de entregar 163,2 kgfm de torque máximo em 1.100 rpm e potência de 350 cv a 2 mil rpm. O veículo é resultado de um programa de pesquisa e desenvolvimento da Beijing Foton Daimler Automotive Co., Ltd., fundada em 2012.
Iveco – A marca italiana valorizou para valer a ideia de que o futuro “é logo ali”. No conceito Z Truck, as emissões zero são conseguidas com o uso do gás natural liquefeito e de biometano junto com a recuperação da energia térmica dos gases de escape. E promete uma autonomia que pode chegar a 2.200 km. Além disso, a presença de sistemas de condução autônoma permite que o motorista atue como um operador logístico e deixe para o próprio caminhão a tarefa de conduzir durante as entregas.
Mercedes-Benz – Visões futuristas também foram o forte da Mercedes-Benz no IAA 2016. Principalmente pelo Urban eTruck, primeiro caminhão totalmente elétrico com Peso Bruto Total de até 26 toneladas. A Daimler Trucks acredita que esta tecnologia poderá ser disponibilizada ao mercado já no início da próxima década. O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. Adicionalmente, os engenheiros da Daimler Trucks revisaram o conceito de propulsão: o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente nos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de íons de lítio. Isso resulta em uma autonomia de até 200 quilômetros, suficiente um dia de entregas típicas em distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões, dentro do quadro do chassi.
Mitsubishi – A terceira geração do Fuso eCanter também faz sua estreia no IAA deste ano. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com propulsão puramente elétrica. Agora, uma série limitada da terceira geração, de até 6 toneladas de peso bruto total, será entregue a clientes da Europa, Estados Unidos e Japão a partir de 2017. O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 250 cv de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é possível sem recarga com o veículo parado.
Scania – A marca sueca aproveitou o evento para apresentar sua nova geração de cabines, projetada pelos designers internos da própria fabricante. Não há elementos compartilhados com a geração atual e, de acordo com a Scania, quando todas as variantes estiverem prontas, nada menos que 24 diferentes cabines de base estarão disponíveis. Destaque especial para a linha S, com piso plano. Mas tanto esta quanto a linha R estão mais amplas, com a altura do teto aumentada em até 16 centímetros.
Volvo – Não tinha como ser diferente: a principal atração da Volvo em Hannover foi o The Iron Knight, um verdadeiro supercaminhão desenvolvido para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os modelos pesados. Ele tem motor central-traseiro turbodiesel de seis cilindros e 12.8 litros de capacidade, feito com base nos propulsores que equipam a linha FH da marca sueca. Modificações como um intercooler mais eficiente, quatro turbocompressores, reprogramação de software e materiais leves para reduzir o peso do bloco garantiram uma ficha técnica avassaladora. São 2.433 cv de potência e estrondosos 611,8 kgfm de torque máximo. O sistema trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 16 marchas – 12 à frente e quatro a ré –, que foi reforçada para aguentar a enorme quantidade de torque extra. O resultado é que ele é capaz de partir do zero e andar um quilômetro de distância em apenas 21,29 segundos.
Volkswagen – A MAN Latin America, fabricante mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, comemorou em Hannover seu 35º aniversário e os 20 anos de sua fábrica brasileira exibindo modelos brasileiros no IAA 2016. Além do consagrado VW Constellation 24.280, líder do mercado brasileiro há oito anos ininterruptos, que foi exposto na Alemanha equipado com kit GNV, apareceu com destaque o VW Constellation 25.420 Prime. O 8X2 celebra os dez anos de lançamento da linha Constellation, tem cabine eco-friendly com componentes plásticos feitos por meio de materiais recicláveis e é equipado com motor Cummins ISL de 9 litros, com 420 cv de potência e 188,6 kgfm de torque.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Cargas futuristas - Salão de Hannover de 2016 aposta em tendências futuristas e soluções sustentáveis para os veículos comerciais
Destaques do Salão de Hannover - IAA 2016
DAF Trucks – A marca holandesa exibiu sua gama completa de produtos e serviços, incluindo o novo sistema de gestão de frotas DAF Connect, que busca otimizar o desempenho das frotas e dos condutores e melhora a eficiência logística da operação por oferecer informações, em tempo real, sobre o desempenho dos veículos e condutores. Além disso, levou as inovações dos motores PACCAR PX-5 e PX-7, presentes nos populares caminhões de distribuição LF e CF. Com torque superior e rotações mais baixas – até 300 rpm a uma velocidade de cruzeiro de 85 km/h. Um novo software de gestão otimizada de calor e ar aumentou em até 12% o torque dos motores Paccar PX-5 de 4.5 litros e PX-7 de 6.7 litros, passando a 86,7 kgfm e e 122,4 kgfm, respectivamente.Foton – A chinesa Foton mostrou o novo Auman EST Super Truck. O pesado recebe o motor OM 457, produzido pela Mercedes-Benz. Com 12 litros, seis cilindros e movido a diesel, ele é capaz de entregar 163,2 kgfm de torque máximo em 1.100 rpm e potência de 350 cv a 2 mil rpm. O veículo é resultado de um programa de pesquisa e desenvolvimento da Beijing Foton Daimler Automotive Co., Ltd., fundada em 2012.
Iveco – A marca italiana valorizou para valer a ideia de que o futuro “é logo ali”. No conceito Z Truck, as emissões zero são conseguidas com o uso do gás natural liquefeito e de biometano junto com a recuperação da energia térmica dos gases de escape. E promete uma autonomia que pode chegar a 2.200 km. Além disso, a presença de sistemas de condução autônoma permite que o motorista atue como um operador logístico e deixe para o próprio caminhão a tarefa de conduzir durante as entregas.
Mercedes-Benz – Visões futuristas também foram o forte da Mercedes-Benz no IAA 2016. Principalmente pelo Urban eTruck, primeiro caminhão totalmente elétrico com Peso Bruto Total de até 26 toneladas. A Daimler Trucks acredita que esta tecnologia poderá ser disponibilizada ao mercado já no início da próxima década. O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. Adicionalmente, os engenheiros da Daimler Trucks revisaram o conceito de propulsão: o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente nos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de íons de lítio. Isso resulta em uma autonomia de até 200 quilômetros, suficiente um dia de entregas típicas em distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões, dentro do quadro do chassi.
Mitsubishi – A terceira geração do Fuso eCanter também faz sua estreia no IAA deste ano. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com propulsão puramente elétrica. Agora, uma série limitada da terceira geração, de até 6 toneladas de peso bruto total, será entregue a clientes da Europa, Estados Unidos e Japão a partir de 2017. O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 250 cv de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é possível sem recarga com o veículo parado.
Scania – A marca sueca aproveitou o evento para apresentar sua nova geração de cabines, projetada pelos designers internos da própria fabricante. Não há elementos compartilhados com a geração atual e, de acordo com a Scania, quando todas as variantes estiverem prontas, nada menos que 24 diferentes cabines de base estarão disponíveis. Destaque especial para a linha S, com piso plano. Mas tanto esta quanto a linha R estão mais amplas, com a altura do teto aumentada em até 16 centímetros.
Volvo – Não tinha como ser diferente: a principal atração da Volvo em Hannover foi o The Iron Knight, um verdadeiro supercaminhão desenvolvido para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os modelos pesados. Ele tem motor central-traseiro turbodiesel de seis cilindros e 12.8 litros de capacidade, feito com base nos propulsores que equipam a linha FH da marca sueca. Modificações como um intercooler mais eficiente, quatro turbocompressores, reprogramação de software e materiais leves para reduzir o peso do bloco garantiram uma ficha técnica avassaladora. São 2.433 cv de potência e estrondosos 611,8 kgfm de torque máximo. O sistema trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 16 marchas – 12 à frente e quatro a ré –, que foi reforçada para aguentar a enorme quantidade de torque extra. O resultado é que ele é capaz de partir do zero e andar um quilômetro de distância em apenas 21,29 segundos.
Volkswagen – A MAN Latin America, fabricante mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, comemorou em Hannover seu 35º aniversário e os 20 anos de sua fábrica brasileira exibindo modelos brasileiros no IAA 2016. Além do consagrado VW Constellation 24.280, líder do mercado brasileiro há oito anos ininterruptos, que foi exposto na Alemanha equipado com kit GNV, apareceu com destaque o VW Constellation 25.420 Prime. O 8X2 celebra os dez anos de lançamento da linha Constellation, tem cabine eco-friendly com componentes plásticos feitos por meio de materiais recicláveis e é equipado com motor Cummins ISL de 9 litros, com 420 cv de potência e 188,6 kgfm de torque.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Cargas futuristas - Salão de Hannover de 2016 aposta em tendências futuristas e soluções sustentáveis para os veículos comerciais
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Eventos
Publicado em: 28 Sep 2016 15:21:00
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