A falta de bons motoristas de caminhão disponíveis no mercado brasileiro é uma queixa recorrente dos transportadores. Mas a forte crise econômica que o país enfrenta faz com que os empresários priorizem, cada vez mais, a qualificação dos profissionais que já estão em suas equipes. Mais do que nunca, a busca pela eficiência energética e a segurança nas estradas passou a ser crucial para garantir a economia com os custos de combustível e conservação dos veículos. E um caminho eficiente para chegar nessa equação pode ser a valorização dos motoristas. A Scania parece saber bem disso e, mesmo diante das fracas vendas de caminhões por aqui, promoveu mudanças importantes na disputa “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” – que, neste ano, adota o nome global da competição: “Scania Driver Competitions”. A principal delas é a possibilidade de o vencedor voltar para casa com um Streamline Highline R 440 6X2 zero-quilômetro.
As inscrições para a sexta edição do agora “SDC” já começaram e seguem até o dia 31 de agosto. O processo é feito a partir do site www.scaniasdc.com.br ou por meio de aplicativo. É no ambiente virtual também que se dará a participação na primeira e na segunda fase do concurso. A escolha por uma plataforma digital explicita uma tendência identificada pela marca: a dos caminhoneiros cada vez mais conectados ultimamente. “Os melhores motoristas devem aplicar em seu dia a dia o que há de mais atual em termos de recursos tecnológicos que o ajudem em seu trabalho. Estar conectado e ter acesso às plataformas digitais o elevam a um nível de profissionalização maior, com facilidade para buscar informações e treinamentos”, ressalta Márcio Furlan, gerente de Comunicação e Marketing da Scania no Brasil.
Para participar da seleção, o candidato precisa ter carteira nacional de habilitação na categoria E. Depois de inscrito, ele passa por uma prova que simula uma viagem online, onde temas ligados à legislação, condução responsável e preocupação com o meio ambiente imperam. São 20 questões de múltipla escolha e cada uma vale um ponto. O mínimo necessário para aprovação é de 12 acertos. A preparação para a atividade vem a partir de uma biblioteca virtual. E caso não avance muito longe na competição, o motorista pode aproveitar o material para melhorar seu desempenho no trabalho ou em outros torneios semelhantes. Isso porque o conteúdo utilizado fica disponível mesmo depois que o “SDC” acaba.
“Segundo a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, que oferece treinamento para motoristas de caminhões pesados e semipesados), um condutor qualificado pode reduzir acidentes em 47%, economizar 15% de combustível e diminuir em 10% o desgaste dos pneus. São contribuições valiosas diante de margens cada vez mais apertadas de lucro”, frisa Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil. A etapa seguinte consiste em uma prova teórica, também realizada pelo site ou por aplicativo, com novas 20 questões de múltipla escolha que também valem um ponto cada. Para avançar para a terceira fase, é preciso escolher um dos locais disponibilizados para a realização de uma prova teórica presencial e estar entre os melhores das duas primeiras etapas. Na terceira, apenas 60 são aprovados diretamente para a semifinal, de onde 27 serão alçados à grande final. O primeiro presente para os finalistas é o curso “Master Drive Scania”, com duração de 40 horas. Depois, eles concorrem aos prêmios de R$ 40 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil, destinados, respectivamente, aos primeiro, segundo e terceiro colocados. Esses valores poderão ser gastos em compras na rede conveniada.
Os grandes vencedores ainda têm outra chance de se dar bem. Mas, desta vez, ao concorrer com os motoristas que ganharam as disputas nos outros países da América Latina onde ocorre a competição. Condutores da Argentina, Chile e Peru disputarão com os três brasileiros, nos dias 26 e 27 de novembro, o título de Melhor Motorista de Caminhão da América Latina. Quem se der melhor arrebata o caminhão novo, enquanto os segundo e terceiro lugares ficam com prêmios de R$ 25 mil e R$ 15 mil, respectivamente. “A Europa tem sua grande final regional e conseguimos isso para a gente também. Nossa competição já é um sucesso, mas esta sexta edição deve surpreender na quantidade de inscritos em função de acabar com a entrega de um caminhão novo de presente para o grande vencedor”, avalia Márcio Furlan. Em 2014, na quinta edição, o “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” teve 65 mil inscritos no Brasil, diante dos 85 mil totais registrados globalmente.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: divulgação
Latinidade na boleia - “Scania Driver Competitions” ganha final regional da América Latina
As inscrições para a sexta edição do agora “SDC” já começaram e seguem até o dia 31 de agosto. O processo é feito a partir do site www.scaniasdc.com.br ou por meio de aplicativo. É no ambiente virtual também que se dará a participação na primeira e na segunda fase do concurso. A escolha por uma plataforma digital explicita uma tendência identificada pela marca: a dos caminhoneiros cada vez mais conectados ultimamente. “Os melhores motoristas devem aplicar em seu dia a dia o que há de mais atual em termos de recursos tecnológicos que o ajudem em seu trabalho. Estar conectado e ter acesso às plataformas digitais o elevam a um nível de profissionalização maior, com facilidade para buscar informações e treinamentos”, ressalta Márcio Furlan, gerente de Comunicação e Marketing da Scania no Brasil.
Para participar da seleção, o candidato precisa ter carteira nacional de habilitação na categoria E. Depois de inscrito, ele passa por uma prova que simula uma viagem online, onde temas ligados à legislação, condução responsável e preocupação com o meio ambiente imperam. São 20 questões de múltipla escolha e cada uma vale um ponto. O mínimo necessário para aprovação é de 12 acertos. A preparação para a atividade vem a partir de uma biblioteca virtual. E caso não avance muito longe na competição, o motorista pode aproveitar o material para melhorar seu desempenho no trabalho ou em outros torneios semelhantes. Isso porque o conteúdo utilizado fica disponível mesmo depois que o “SDC” acaba.
“Segundo a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, que oferece treinamento para motoristas de caminhões pesados e semipesados), um condutor qualificado pode reduzir acidentes em 47%, economizar 15% de combustível e diminuir em 10% o desgaste dos pneus. São contribuições valiosas diante de margens cada vez mais apertadas de lucro”, frisa Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil. A etapa seguinte consiste em uma prova teórica, também realizada pelo site ou por aplicativo, com novas 20 questões de múltipla escolha que também valem um ponto cada. Para avançar para a terceira fase, é preciso escolher um dos locais disponibilizados para a realização de uma prova teórica presencial e estar entre os melhores das duas primeiras etapas. Na terceira, apenas 60 são aprovados diretamente para a semifinal, de onde 27 serão alçados à grande final. O primeiro presente para os finalistas é o curso “Master Drive Scania”, com duração de 40 horas. Depois, eles concorrem aos prêmios de R$ 40 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil, destinados, respectivamente, aos primeiro, segundo e terceiro colocados. Esses valores poderão ser gastos em compras na rede conveniada.
Os grandes vencedores ainda têm outra chance de se dar bem. Mas, desta vez, ao concorrer com os motoristas que ganharam as disputas nos outros países da América Latina onde ocorre a competição. Condutores da Argentina, Chile e Peru disputarão com os três brasileiros, nos dias 26 e 27 de novembro, o título de Melhor Motorista de Caminhão da América Latina. Quem se der melhor arrebata o caminhão novo, enquanto os segundo e terceiro lugares ficam com prêmios de R$ 25 mil e R$ 15 mil, respectivamente. “A Europa tem sua grande final regional e conseguimos isso para a gente também. Nossa competição já é um sucesso, mas esta sexta edição deve surpreender na quantidade de inscritos em função de acabar com a entrega de um caminhão novo de presente para o grande vencedor”, avalia Márcio Furlan. Em 2014, na quinta edição, o “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” teve 65 mil inscritos no Brasil, diante dos 85 mil totais registrados globalmente.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: divulgação
Latinidade na boleia - “Scania Driver Competitions” ganha final regional da América Latina
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Eventos
Publicado em: 15 Jun 2016 12:37:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário