6 de ago. de 2015

Honda convoca recall de quase 10 mil motos no Brasil

Honda convoca recall de quase 10 mil motos no Brasil

Processos de recall de carros estão ficando cada vez mais comuns no Brasil, e os consumidores locais estão ficando mais habituados com estas situações, que já começam a fazer parte da realidade das pessoas. Mas uma novidade está começando a ficar mais constante também: os processos de recall de motos, que começam a figurar com maior frequência nos noticiários, mudando a rotina dos brasileiros adeptos da locomoção por duas rodas. O mais recente exemplo desta nova tendência veio da Honda, que é a líder do mercado de motocicletas no país, e que acabou de convocar um recall de quase 10 mil motos no país. Vamos saber mais!

Os modelos afetados

Segundo a convocação oficial feita pela Moto Honda da Amazônia, os modelos afetados pelo processo de recall são os seguintes: CB 500F e CBR 500R, sendo que os proprietários de ambos foram convocados a comparecer a uma das concessionárias autorizadas da marca no país, a partir do dia 24 de agosto de 2015. O processo é motivado pela necessidade de substituição do sensor de nível de combustível dos modelos, numa campanha que deverá afetar nada menos do que 9.801 unidades destes modelos dentro do Brasil.

O problema

Tanto na CB 500F, quanto na CBR 500R, a Honda constatou que há um problema de fabricação, que pode levar ao desencaixe da haste do sensor de nível de combustível das motocicletas. Com isto, poderá ocorrer a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, além de também ocorrer ruído no interior do tanque de combustível e até mesmo um possível curto-circuito, que poderá levar ao desligamento da bomba de combustível. A consequência disto é que a moto poderá ter seu motor desligado de modo súbito e irreversível, prejudicando a pilotagem e podendo causar acidentes sérios, colocando em risco o condutor e também terceiros, já que até mesmo acidentes fatais poderão ocorrer em virtude do problema. O processo de substituição do item defeituoso não deverá durar mais do que algumas horas, e será feito de modo totalmente gratuito, em qualquer uma das concessionárias autorizadas da marca no país. A Honda aproveita para orientar que os clientes devem procurar informações e realizar os agendamentos por meio do telefone da Central de Atendimento ao Cliente da marca, que é o 0800 701 3432, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Os endereços das concessionárias autorizadas da Honda espalhadas por todo o país podem ser consultados pelos proprietários no site oficial da marca, que é o www.honda.com.br/concessionarias.

Numeração

Ainda segundo informou a Honda, os modelos CB 500F e CBR 500R são os únicos modelos de seu portfólio afetados por esta falha, sendo que o ano/modelo de ambos é 2014 e 2015. Vamos ver abaixo a lista com a numeração correta: 

É importante que para maiores informações, sejam usados os contatos divulgados oficialmente pela própria Honda, para que os proprietários não tenham quaisquer dúvidas sobre os modelos afetados e sobre a numeração de chassis. 
Segundo a convocação oficial feita pela Moto Honda da Amazônia, os modelos afetados pelo processo de recall são os seguintes: CB 500F e CBR 500R.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls

GM investirá R$ 2,98 bilhões para modernizar fábrica nos EUA

GM investirá R$ 2,98 bilhões para modernizar fábrica nos EUA






Fábricas receberão novas linhas de montagem, instalações de soldagem e operações de pinturas para picapes Divulgação A General Motors disse nesta terça-feira (4) que investirá R$ 2,98 bilhões (U$ 877 milhões) para modernizar sua fábrica de picapes em Flint, Michigan, nos Estados Unidos, coroando uma série de investimentos para manter a produção de pickups rentáveis de maior porte e SUVs em andamento ao longo de uma significativa mudança de modelos esperada para 2018. O investimento em Flint é parte de um plano para expandir três fábricas norte-americanas de picapes para instalar novas linhas de montagem, instalações de soldagem e operações de pintura para futuras gerações das picapes Silverado e SUVs como o Chevrolet Tahoe e o Cadillac Escalade, enquanto ainda são mantidas ativas as operações de produção dos modelos atuais. No passado, a GM e suas rivais domésticas interrompiam a produção por semanas para preparar-se para novos modelos, estocando veículos em antecipação e depois oferecendo descontos com a aparição de novos carros. Fontes familiarizadas com os planos da companhia disseram que as picapes de próxima geração da GM e SUVs usarão diversos materiais, incluindo alumínio e aço leve, para perder em peso e ganhar eficiência com combustível, atendendo padrões mais rigorosos do governo. Saiba tudo sobre carros e motos Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Fonte: R7

Vendas de SUVs e picapes disparam nos Estados Unidos

Vendas de SUVs e picapes disparam nos Estados Unidos

Depois de serem verdadeiras estrelas dentro do mercado automobilístico dos Estados Unidos nos anos 1990, os SUVs e as picapes acabaram apresentando uma queda considerável em suas vendas na década seguinte. Mas a verdade é que nos últimos anos, por conta da gasolina barata e do crédito farto, os SUVs e também as picapes começaram a se recuperar, e hoje têm suas vendas praticamente disparadas no país. Vamos entender o que houve!

Um mercado que melhora como um todo



Depois de uma crise das grandes na última década, a verdade é que o mercado automobilístico como um todo está em recuperação nos Estados Unidos, com vendas aumentando consideravelmente, animando as principais montadoras. Mas o que tem chamado a atenção nesta recuperação do mercado automobilístico dos Estados Unidos como um todo é que ela se dá por meio do aumento da preferência dos consumidores do país por dois tipos de veículos: SUVs e picapes. Segundo informações que apontam para as vendas totais feitas pelas principais montadoras em atuação nos Estados Unidos no último semestre, crossovers e picapes se mostraram dentro da lista dos veículos mais vendidos. No último mês de julho, um levantamento apontou que a Nissan, a GM, a FCA, a Ford e a Honda foram as montadoras que apresentaram o maior índice de crescimento, com vendas altas em todos os segmentos, especialmente nos segmentos de SUVs e de picapes. De todas as montadoras citadas, a que mais cresceu em relação ao primeiro semestre foi a Ford, que conseguiu dobrar seus números em julho, com crescimento de 5% em suas vendas. No entanto, foi a Nissan quem mais cresceu se apoiando nas vendas de SUVs, especialmente por conta de dois modelos de seu portfólio: o Murano e o Altima.

Mais crescimento nos próximos meses



As montadoras que já comemoram o ótimo momento deverão ficar ainda mais felizes nos próximos meses, já que o crescimento nas vendas deverá ser mantido por muito mais tempo do que elas podem imaginar. Especialmente no que diz respeito aos SUVs e também no que diz respeito às picapes, já que estes dois segmentos deverão seguir figurando entre os mais vendidos dentro dos Estados Unidos por um bom tempo também. Como já foi dito anteriormente, isto se deve ao fato de que a gasolina está muito barata no país, sendo encontrada por menos de 2 dólares o galão em algumas cidades do país. E para completar os ventos favoráveis às vendas de SUVs e de picapes nos Estados Unidos, há o ambiente completamente favorável à obtenção de crédito para que modelos grandes sejam comprados pelas pessoas. Apesar da alta nos preços de muitos produtos, o fato é que o preço médio de modelos de ambos os segmentos segue inalterado desde julho do ano passado, quando estava na casa dos 31.691 dólares, que é exatamente o mesmo valor médio encontrado nos dias de hoje. Portanto, mais modelos deverão ser lançados para agradar ainda mais aos consumidores estadunidenses, o que implica em novidades no mercado mundial também.
A Nissan quem mais cresceu nos EUA se apoiando nas vendas de SUVs, especialmente por conta de dois modelos de seu portfólio: o Murano e o Altima.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Mercado

Lexus divulga vídeo com skate voador

Lexus divulga vídeo com skate voador

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A Lexus, uma das marcas de automóveis mais conhecidas do mundo, divulgou um vídeo esta semana diferente daqueles lançados nos quais ela apresenta seus novos modelos de automóveis. Nas imagens podemos visualizar um protótipo de skate voador, muito semelhante ao utilizado pelo personagem Marty McFly no filme “De Volta para o Futuro 2”. No vídeo podemos perceber que o equipamento consegue flutuar em cima de uma pista montada na Espanha. O projeto foi desenvolvido pela própria Lexus, em parceria com cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.

Para permitir conseguir realizar o teste com o skate voador, a empresa modificou uma pista colocando uma manta magnética por baixo do piso. Também foram colocadas na pista alguns setores com água, pelos quais o skate sem rodinhas conseguiu passar tranquilamente.   Para conseguir demonstrar o resultado dos esforços de projeto a empresa chamou o skatista Ross McGouran. Ele afirmou em uma entrevista que a técnica acaba sendo completamente diferente, já que o skate acaba não tendo nenhum atrito. A notícia triste para aqueles que ficaram animados com o projeto da Lexus é que não se trata de um vídeo de lançamento, e sim uma ação de marketing. A ideia principal é mostrar para os consumidores que a Lexus possui uma grande capacidade de inovação e imaginação. 
Equipamento flutua nas pistas e parece com o skate utilizado no filme De Volta para o Futuro 2.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

5 de ago. de 2015

Teste do Jeep Renegade Sport 1.8 Flex

Teste do Jeep Renegade Sport 1.8 Flex

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Veja também:
  • Teste do Jeep Renegade Trailhawk
  • Teste do novo Jeep Renegade
A estratégia da Jeep para o Renegade no Brasil sempre foi bem clara: fazer sucesso e rápido. Para isso, apesar da retração intensa que o mercado automotivo enfrenta, investiu alto em publicidade e começou a ampliar sua rede de concessionários no país em ritmo acelerado. Quando lançou o SUV compacto, no mês de abril, já eram 129 lojas – uma evolução considerável em relação às 45 que a marca ostentava no final do ano passado. E a meta é fechar 2015 com 200 pontos de venda. O resultado do plano de ação já pode ser conferido nos emplacamentos.. Nos quatro primeiros meses, já são mais de 10 mil unidades comercializadas, sendo 4.028 apenas em julho, de acordo com dados da Fenabrave. E a demanda do modelo – que ainda está sendo estudada pela Jeep – já aponta para que sua versão Sport 1.8 flex, a de melhor custo/benefício com propulsor bicombustível, responda por 35% de todas as vendas. Além disso, as configurações com trem de força movidas a gasolina ou etanol devem totalizar 70% da demanda.

A marca Jeep carrega uma imagem de fabricante de modelos robustos e com aptidão para aventuras “off-road”. Mas a versão Sport com motor 1.8 flex evoca a personalidade mais urbana do modelo. Principalmente por sua tração dianteira e aposta no conforto e na segurança de quem vai a bordo. Os preços confrontam os principais concorrentes no segmento de utilitários esportivos compactos: começa em R$ 71.900 com câmbio manual e parte de R$ 76.900 com a transmissão automática de seis velocidades. 

Para uma versão de entrada – posição que ocupou durante os quatro primeiros meses de venda, já que a partir de agosto a marca passará a vender também uma configuração mais barata, batizada apenas de 1.8 flex –, o Renegade Sport 1.8 sai de fábrica bem equipado. As rodas são de liga leve em 16 polegadas e há ar-condicionado, piloto automático, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, rádio com USB e Bluetooth, retrovisores, vidros e travas elétricos e alarme, além de diversos outros “mimos”. Recentemente, foi o primeiro modelo nacional a obter cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP para todos os ocupantes, incluindo crianças. E a preocupação com a segurança é comprovada na ficha técnica. O Renegade Sport tem controle de estabilidade e de tração, sistema anticapotamento, assistente de partida em rampas, alerta de limite de velocidade e de manutenção programada, cinto traseiro central de três pontos, encosto de cabeça traseiro central, ganchos de fixação de carga no porta-malas, Isofix para fixação de assentos infantis, limitador de velocidade e luz diurna. Tamanha bagagem tecnológica colabora na relação custo/benefício – que pode até não ser a melhor, mas tende a manter o Jeep pernambucano em posição de destaque na disputa pela liderança do segmento de utilitários compactos.

A Jeep acredita que pode fechar 2015 na liderança da categoria de utilitários compactos. No ranking geral, por enquanto, já é a quarta colocada. No mês passado, ficou apenas a 10% de empatar com o atual líder, o Honda HR-V, que conseguiu 4.429 exemplares vendidos. Concorrentes como Renault Duster e Ford EcoSport – que reinava no topo da lista até o ano passado – já ficaram para trás. E a tendência é que, com o crescimento da rede de concessionárias no Brasil, a fábrica inaugurada recentemente em Goiana, no interior de Pernambuco, amplie também sua capacidade de produção. Os planos são audaciosos: a pretensão é de uma média inicial de 60 mil unidades por ano. Já em 2016, esse número pode chegar a 90 mil.

Ponto a ponto

Desempenho – O 1.8 flex de 132 cv e 19,1 kgfm, de origem Fiat e tração dianteira, entrega um desempenho correto tanto na cidade quanto na estrada. Não há qualquer sobra para mover os 1.440 kg da versão e o Renegade começa mesmo a responder às pisadas no acelerador depois das 3.200 rotações. Ultrapassagens e retomadas exigem reduções bruscas de marchas, mas o câmbio automático de seis velocidades trabalha em bom equilíbrio com o motor, facilitando a vida do motorista. O zero a 100 km/h em 11,5 segundos e a velocidade máxima de 181 km/h com etanol no tanque são bons, levando-se em consideração o peso do Renegade Sport 1.8. Nota 7. Estabilidade – As rolagens de carroceria aparecem, mas são controladas. A direção tem bom peso e, por mais sinuoso que seja o caminho, o Jeep Renegade Sport se sai bem. O controle eletrônico de estabilidade ainda conta com sistema ERM (Electronic Roll Mitigation), que detecta o risco potencial de capotamento do veículo e intervém na força de frenagem. Nota 9.

Interatividade – São muitos os comandos no volante e painel, mas basta alguma convivência com o modelo para que tudo seja decifrado. A câmara de ré – parte do pacote opcional de multimídia – ajuda as manobras de estacionamento e o volante e a alavanca da transmissão automática da unidade testada têm boa pegada. Nota 8Consumo – O Inmetro avaliou o Jeep Renegade Sport 1.8 flex em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem e o SUV registrou médias de 6,7/9,6 km/l na cidade e 7,4/10,7 km/l na estrada com etanol/gasolina no tanque. O resultado foi nota B em sua categoria e C no geral, com 2,18 MJ/km de consumo energético. Nada mau para um carro com quase 1,5 toneladas de peso. Nota 7.

Conforto – O isolamento acústico é bom e o espaço, suficiente para que quatro pessoas viajem sem apertos. A suspensão absorve com competência eventuais falhas no piso, mas os bancos não são tão aconchegantes na versão de entrada do Renegade. Nota 7. Tecnologia – A plataforma do Renegade usa como base a mesma do Fiat 500X, mas com ajustes que aperfeiçoaram, entre outras coisas, sua rigidez torcional. O SUV é recheado de tecnologias, como controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema anticapotamento, direção elétrica, cruise control, freio de estacionamento elétrico e hill assist, entre outras. Nota 8.
Habitabilidade – A posição para dirigir é boa e o espaço, bem aproveitado. O número de porta-trecos é suficiente para levar tudo que precisa estar mais à mão do motorista e, apesar de um pouco alto, não é necessário muito esforço para entrar ou sair do Jeep. Em compensação, o porta-malas decepciona: leva apenas 260 litros, menor que alguns hatches de entrada vendidos no Brasil. Nota 7. Acabamento – Neste quesito, o Renegade Sport mistura elementos que transmitem qualidade com uma personalidade mais bruta. Os encaixes são perfeitos e, apesar do “aroma” característico da Fiat em seu interior, o modelo se mostra um Jeep levemente popularizado. Seu volante bastante similar ao da Cherokee e outros pequenos toques característicos dos modelos da marca refinam o jipinho. Nota 9.
Design – Apesar das formas mais quadradas e retangulares, o SUV compacto pernambucano tem um aspecto jovial e moderno. As lanternas traseiras com luzes que formam um X são charmosas, assim como os faróis redondos que ajudam a compor uma imagem mais robusta à dianteira. Nota 9. Custo/benefício – O Renegade Sport começa em R$ 71.900 e passa a R$ 76.900 com transmissão automática de seis velocidades. Com central multimídia com tela de cinco polegadas, Bluetooth, USB e GPS, teto solar elétrico e panorâmico, retrovisores externos dobráveis eletricamente, porta-objetos sob o banco do passageiro, banco do passageiro dobrável, tomada de 12 V no porta malas, tomada de 127 V e lanterna removível, chega a R$ 89.450.  Um Honda HR-V não tem teto solar, que é opcional no Renegade Sport por R$ 6.700,  e, equipado à altura, sai a R$ 90.700 – com airbags laterais a mais. Um Renault Duster Dynamique 2.0 completo é R$ 75.290, mas não tem controle eletrônico de tração e de estabilidade e nem teto solar. Um Ford EcoSport Titanium 2.0 tem seis airbags e chave presencial, por R$ 87.400, mas não tem GPS. Nota 7. Total – O Jeep Renegade Sport 1.8 flex somou 78 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Para uma versão de entrada, o Renegade Sport 1.8 flex causa uma primeira impressão bem interessante. O interior é agradável, com plásticos aparentemente de boa qualidade e uma atmosfera aconchegante. Não há revestimentos em couro nos bancos ou o uso de materiais mais nobres em seu habitáculo, mas o conjunto está longe de fazer feio. A parceria com a Fiat se torna extremamente presente principalmente no aroma que exala dos plásticos. Quem já dirigiu um modelo novo da fabricante italiana conhece bem.  De maneira geral, o interior é muito bem resolvido. Os comandos ficam posicionados de forma bastante equilibrada e a leitura de todos é extremamente simples. A central multimídia opcional com tela de cinco polegadas tem utilização intuitiva e conta com GPS, o que facilita a rotina de quem anda nas grandes metrópoles. A visibilidade é boa tanto à frente quanto atrás e a câmara de ré - que faz parte do pacote de entretenimento, a R$ 4.600, deixa as manobras de estacionamento ainda mais fáceis.
O motor 1.8 flex de 132 cv com etanol se sai razoavelmente bem. Não impressiona, mas proporciona arrancadas boas e entrega seu melhor acima dos 3.500 giros. Não adianta esperar muito vigor sem esgoelar o propulsor. Qualquer ultrapassagem ou retomada demanda reduções de marchas. E, nesses momentos, a transmissão automática de seis velocidades cumpre bem seu papel, comportando-se de maneira totalmente sintonizada com as pisadas no acelerador. Basta carregar com vontade o pedal para que as trocas privilegiem quase instantaneamente as rotações mais altas.  O espaço interno é bom para passeios curtos ou longos. Quatro ocupantes se acomodam bem e um quinto elemento, dependendo da estatura, não dificulta tanto o conforto na cabine. Mesmo quem é mais alto não sofre diante do formato retangular da carroceria do Renegade. Mas longas viagens em família podem evidenciar uma das principais desvantagens do Renegade na comparação com os concorrentes diretos: a baixa capacidade de carga do porta-malas. São apenas 260 litros. Só para se ter uma ideia, um Fiat Uno é capaz de levar 280 litros, enquanto um Renault Duster transporta 475 litros. Ou seja, até levar um carrinho de bebê pode se transformar em uma situação incômoda no Jeep Renegade.

Ficha técnica

Jeep Renegade Sport 1.8 flex

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Torque máximo: 18,6 kgfm com gasolina e 19,1 kgfm com etanol a 3.750 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 10,8 segundos com gasolina e 10,2 s com etanol com transmissão manual. 12,6 segundos com gasolina e 11,5 com etanol com transmissão automática.
Velocidade máxima: 180 km/h com gasolina e 182 km/h com etanol com câmbio manual e 179 km/h com gasolina e 181 km/h com etanol com câmbio automático.
Diâmetro e curso: 80,5 mm x 85,8 mm.
Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo McPherson, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores, hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais.  Controle eletrônico de estabilidade e sistema anticapotamento. 
Pneus: 215/65 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de partida em rampas. 
Carroceria: Utilitário compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,23 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.
Peso: 1.393 kg (câmbio manual) e 1.432 kg (transmissão automática).
Capacidade do porta-malas: 260 litros (1.300 litros com bancos rebatidos).
Tanque de combustível: 60 litros.
Lançamento mundial: 2014.
Lançamento no Brasil: 2015.
Produção: Goiana, Pernambuco.
Itens de série: Rodas de liga leve em 16 polegadas, ar-condicionado, piloto automático, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade, faróis e lanterna traseira de neblina, freio de estacionamento elétrico, rádio com USB e Bluetooth, retrovisores, vidros e travas elétricos, alarme, volante com ajustes de altura e profundidade, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço com porta objetos, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bolsa porta-objetos atrás dos bancos dianteiros, chave canivete com telecomando, cinto traseiro central de três pontos, volante multifuncional, computador de bordo, controle eletrônico anti-capotamento, controle de tração, encosto de cabeça traseiro central, ganchos de fixação de carga no porta-malas, assistente de partida em subidas, Isofix para fixação de assentos infantis, limitador de velocidade, luz diurna, luz de setas nos retrovisores e tomada 12V.
Preço: R$ 71.900
Opcionais da versão testada: câmbio automático de seis marchas, central multimídia com tela de 5 polegadas touchscreen, Bluetooth, USB, sistema de reconhecimento de voz, navegação GPS e câmara de ré, volante com acabamento em couro com controles de áudio e Bluetooth, teto solar panorâmico, retrovisores externos dobráveis eletricamente, porta-objetos sob o banco do passageiro, banco do passageiro dobrável, tomada de 12V no porta-malas, tomada de 127 V e lanterna removível no porta-malas. 
Preço completo: R$ 89.450.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Fórmula anti-crise - Bom recheio tecnológico e preço competitivo fazem do Jeep Renegade Sport 1.8 Flex um sucesso de vendas

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes

Lançamento do cavalo-mecânico Scania 8X2 rodoviário e do pesado R440 8X2

Lançamento do cavalo-mecânico Scania 8X2 rodoviário e do pesado R440 8X2

São Bernardo do Campo/SP - Às vezes, mudanças na legislação do transporte rodoviário geram a criação de novos produtos automotivos. A resolução 210/211 do Contran, publicada em 2011, definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6X4, para combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 toneladas. Essa legislação impactou principalmente os transportadores que utilizam a combinação cavalo-mecânico mais bitrem, que antes podia ser tracionada por veículos 6X2. Para os operadores de frotas, sobrou a conta: os veículos 6X4 são mais caros, consomem mais pneus porque não há a possibilidade de levantar um eixo quando vazio e ainda gastam mais combustível. De olho na redução dos custos, alguns transportadores rodoviários, como o paranaense Grupo G 10, adaptaram cavalos-mecânicos 6X2 em oficinas independentes para transformá-los em 8X2 e trafegar com carretas de três eixos, com capacidade de carga similar à dos bitrens. Logo a alternativa foi copiada por outras transportadoras. Quando os fabricantes de caminhões perceberam a tendência, surgiram as primeiras versões 8X2 “de fábrica”. Agora é a vez Scania, que acaba de apresentar seu cavalo-mecânico 8X2.

Veja também:
  • Primeiras impressões do Scania R440
Depois de adaptar diversos modelos 6X2 para 8X2, o Grupo G 10 procurou a marca sueca para desenvolver uma solução. A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8X2 rodoviária, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu uma nova configuração. O cavalo mecânico Scania 8X2 tem capacidade para 54,5 toneladas de PBTC, de 37 t de carga líquida e leva uma carreta de três eixos. Se encaixa entre a composição tipo “vanderleia”  – tração 6X2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t – e o bitrem – sete eixos, tração 6X4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t. A nova configuração 8X2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação à 6X2 com “vanderleia” e menor custo operacional em comparação a um bitrem. E a composição fica dentro da lei.

O 8X2 oferece a vantagem de não ter restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transporta quase a mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo 6X4. Outras vantagens do 8X2 são a maior agilidade em manobras e uso de dois pneus a menos que o bitrem. Nas operações sem carga, indo ou voltando de um serviço, o 8X2 rodoviário consome menos combustível e pneus, pois conta com levantadores de dois eixos do cavalo mecânico.

No novo cavalo-mecânico da Scania, há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline. E o caminhão pesado campeão de vendas da marca, o R 440, também recebeu sua versão 8X2. A Scania acredita que o pesado R 440 8X2 terá bastante demanda para o transporte de grãos, mas também poderá ser adotado no transporte de combustível, produtos químicos, sucos e leite. Ou ainda para movimentação de carga geral, com caçamba para levar estruturas de construção, por exemplo.

O Scania R 440 8X2 sai de fábrica equipado com motor de 13 litros, que gera 440 cv de potência e desenvolve torque de 234,5 kgfm entre 1.000 e 1.300 rpm. Seus freios são a tambor, o entre-eixos é de 3,90 m, o eixo de tração é o R 885 – com capacidade máxima de tração de 78 t – e a relação de diferencial de 3,07:1. São de série a caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support – uma espécie de “tutor eletrônico”, instalado no painel, que dá dicas de melhorias na condução em tempo real. Nos itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio com GPS e faróis de xenônio.

Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8X2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6X4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6X2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso. Outra vantagem é o reposicionamento da quinta roda em relação ao eixo de tração, para melhor distribuição de carga e garantir mais equilíbrio ao conjunto durante a viagem.
Os dois eixos dianteiros são direcionais e independentes. O segundo eixo tem suspensão pneumática e suspensor. Os traseiros têm suspensão pneumática  e o segundo eixo de apoio tem suspensor. O novo modelo dispõe de balança eletrônica integrada, que permite ao motorista ver no painel a informação precisa da distribuição do peso nos eixos. Os tanques de combustível foram removidos das laterais, para dar espaço ao quarto eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine. Para garantir bastante autonomia, a Scania indica para o 8X2 rodoviário o uso de dois tanques de 330 litros.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Na forma da lei - Mudança na legislação para transporte rodoviário de cargas é a origem do novo Scania 8X2

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões

Honda chama CB 500F e CBR 500R por falha no sensor do nível de combustível 

Honda chama CB 500F e CBR 500R por falha no sensor do nível de combustível 



Falha no sensor de nível de combustível pode ocasionar acidentes ao condutor, garupa e até terceiros Divulgação A Honda do Brasil convocou ontem (3) um recall para os proprietários das motocicletas CB 500F e CBR 500R a comparecer, a partir de 24 de agosto de 2015, a qualquer rede de concessionária autorizada para a substituição do sensor de nível de combustível. Segundo a montadora, em alguns dos modelos envolvidos no chamado, foi constatado que pode haver a possibilidade do desencaixe da haste do sensor de nível de combustível, causando a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, ruído no interior do tanque e possível curto-circuito com o desligamento da bomba de combustível. Veja se sua moto está envolvida no chamado na tabela acima Divulgação Em consequência disso, poderá haver o desligamento súbito e irreversível do motor, afetando a dirigibilidade da motocicleta e expondo o condutor, garupa e até terceiros a riscos de acidentes/queda que podem ser fatais. Para maiores esclarecimentos, a Honda dispõe do telefone 0800-701-3432 e o site honda.com.br/recall/motos.  Saiba tudo sobre carros e motos Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Fonte: R7

4 de ago. de 2015

Confira mais um teaser do novo SUV da Bentley

Confira mais um teaser do novo SUV da Bentley

Conteúdo em Vídeo
O vídeo acima apresenta o mais recente teaser divulgado pela marca Bentley com o Bentayga, que será o primeiro carro modelo SUV que será lançado pela montadora. E para quebrar de vez com a imagem consolidada de carros de luxos que andam somente em estradas de asfalto, a montadora colocou o seu veículo em um terreno off-road. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora e também através das imagens é possível perceber que o carro terá tração integral. A marca também pretende lançar dois modelos diferentes: um com motor 4.0 V8 biturbo diesel e outro híbrido, mas que deverá ser lançado apenas no ano de 2017.

Pelo grande esforço de divulgação a Bentley realmente está apostando alto no lançamento deste carro. Dentre os itens que já foram confirmados estão o painel com instrumentos digitais e também uma câmera noturna que permite a identificação de pessoas e animais na pista mesmo em locais com pouca luz externa. Um outro item muito aguardado no veículo é o head-up display que tem a função de projetar informações no para-brisa. Por enquanto ainda não existe uma data prevista de lançamento, mas a marca afirma que já possui cerca de quatro mil clientes cadastrados e interessados no veículo. 
Bentayga aparece em terreno off-road nas novas imagens.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

Como ganhar um Tesla Model X de graça?

Como ganhar um Tesla Model X de graça?

Um dos carros elétricos mais aguardados da atualidade, o Tesla Model X tem tudo para ser um sucesso de vendas, especialmente pelo fato de que se trata de um SUV, que é um tipo de modelo que está cada vez mais em alta nos mercados do mundo. Veja também:
  • BMW deve lançar novo carro elétrico para rivalizar com Tesla
Para fazer ainda mais sucesso, a Tesla Motors decidiu fazer uma campanha realmente impressionante: ganhe um Tesla Model X de graça indicando pelo menos outros 10 compradores! Vamos entender melhor!

O SUV mais rápido do mundo



Antes de qualquer outra coisa, é importante ressaltar que o Tesla Model X simplesmente pretende chegar ao mercado com a perspectiva de ser simplesmente o SUV mais rápido do mundo! Feito para competir como alternativa ecologicamente correta com modelos como o Porsche Cayenne Turbo, o BMW X6M e o Mercedes-Benz GLE63 AMG, o Tesla Model X deverá conseguir a proeza de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. Tudo isso graças ao seu motor elétrico, que é extremamente eficiente, sendo o mesmo motor altamente elogiado pela crítica especializada por conta de sua eficiência que equipa o Tesla Model S. O modelo é uma aposta realmente arrojada da Tesla Motors, que pretende abocanhar uma boa parcela do mercado com seu SUV rápido e ecologicamente correto.

Campanha agressiva

Para alavancar ainda mais as vendas e para chamar a atenção da mídia do mundo todo, a Tesla Motors decidiu lançar mão de uma campanha publicitária realmente agressiva. Segundo a campanha, que também envolve o Model S, é possível que se presenteie amigos com uma senha de desconto de 1 mil dólares na compra do Model X. Mas o que chama a atenção são as indicações, já que aos consumidores que apresentarem um total de 5 compradores, a Tesla dará de presente um tour pela planta da montadora. Se o consumidor apresentar 10 novos compradores, ele passará a ter um desconto polpudo de nada menos do que 20 mil dólares na compra do Model X série especial “Fouder’s Series”. Agora se o consumidor for simplesmente o primeiro de sua região a indicar 10 novos compradores, ele ganha da Tesla um Model X novinho em folha totalmente de graça! Isso mesmo, sem pagar absolutamente nada por isso! Nas palavras do CEO da marca, Elon Musk, a ideia é consolidar o modelo como um dos melhores do seu segmento, e nada melhor do que uma promoção que seja realmente agressiva como esta. Aos interessados, a promoção da Tesla Motors para o Model X deverá durar até o próximo dia 31 de outubro.

Previsão de chegada ao mercado

Segundo informações oficiais da própria Tesla Motors, o Model X deverá chegar ao mercado mundial antes do final deste ano, para competir diretamente com os melhores e mais velozes SUVs da atualidade. As intenções da Tesla Motors são bem claras: diversificar cada vez mais o seu portfólio e ampliar sua participação no maior número possível de segmentos dentro do mercado automobilístico mundial.
Ganhe um Tesla Model X de graça indicando pelo menos outros 10 compradores. Gostou da ideia? Entenda!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades

Yamaha YZF-R3 chega ao Brasil

Yamaha YZF-R3 chega ao Brasil

O mercado de motos esportivas está cada vez mais competitivo e a disputa está cada vez mais acirrada, com a chegada constante de modelos dos mais variados para deixar os consumidores ainda mais em dúvida sobre qual modelo comprar. O mais novo modelo esportivo lançado no Brasil é da Yamaha, a YZF-R3, que acaba de chegar ao mercado  com preços sugeridos de R$ 19.990 e de R$ 21.990 (para a versão com freios ABS).

Rivalidade



A Yamaha YZF-R3 chega ao mercado brasileiro com o claro intuito de rivalizar diretamente com a Kawasaki Ninja 300, que é a mais famosa moto de seu segmento na atualidade. A ideia da Yamaha é fazer com que a YZF-R3 consiga alcançar o topo das vendas de seu segmento em bem pouco tempo, e ela conta com um motor potente e com um design realmente arrojado para conseguir isto.

Potência

A Yamaha YZF-R3 é simplesmente uma moto esportiva que pode ser considerada potente, com um motor bicilíndrico 4 tempos de 320,6 cm³ refrigerado a água que é capaz de desenvolver uma potência de 42,01 cavalos e de entregar um torque de 3,02 kgfm. Esta moto conta com um câmbio de 6 velocidades, que distribuí muito bem toda a potência desenvolvida por seu motor, dando agilidade nas trocas em todas as situações. Considerada leve para sua categoria, a Yamaha YZF-R3 apresenta peso em ordem de marcha de apenas 167 kg, o que dá ainda mais desempenho para ela, tornando-a ainda mais veloz. Seu tanque de combustível tem capacidade de até 14 litros de gasolina, e ela chega ao mercado equipada com rodas esportivas com aro de 17 polegadas que trazem pneus 110/70 na frente e 140/70 atrás. Com tudo isso a seu favor, é correto afirmar que a Yamaha YZF-R3 é realmente uma das melhores e mais interessantes representantes do segmento de motos esportivas da atualidade, e uma das que apresentam o melhor desempenho.

Um grande campeão a serviço da marca

Para promover o grande lançamento da Yamaha YZF-R3, a marca japonesa trouxe ao Brasil um de seus grandes nomes nas pistas de competição, o piloto Jorge Lorenzo, que é simplesmente o bicampeão de MotoGP. Atualmente, ele é o piloto oficial da marca nas pistas, junto do italiano Valentino Rossi, que é também um dos maiores astros do esporte. A Yamaha realmente pretende transformar este modelo num dos mais importantes e por este motivo, não poupou esforços para o seu lançamento no mercado brasileiro, que é visto pelas principais marcas como sendo um dos mais importantes do mundo na atualidade. A ideia da Yamaha é fazer com que suas vendas aumentem em praticamente todos os segmentos do mercado atual, e por este motivo, mais lançamentos deverão chegar em breve, para acompanhar a chegada da YZF-R3. Os consumidores brasileiros, que são alguns dos mais exigentes da atualidade, deverão ficar felizes com a chegada da Yamaha YZF-R3, que é um dos modelos mais interessantes do momento.
A Yamaha YZF-R3 chega ao mercado brasileiro com o claro intuito de rivalizar diretamente com a Kawasaki Ninja 300, que é a mais famosa no segmento.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Motos

3 de ago. de 2015

Confira imagens do novo Giulia Quadrifoglio

Confira imagens do novo Giulia Quadrifoglio

Conteúdo em Vídeo
A Alfa Romeo divulgou nos últimos dias, de surpresa, um vídeo com imagens que mostram um pouco melhor do modelo Giulia Quadrifoglio. Além do carro, o que realmente chama a atenção no vídeo promocional é o ronco do motor, que acaba ganhando um destaque ainda maior com a trilha escolhida. De acordo com as informações mais recentes relacionadas ao lançamento do carro, este modelo conseguiu chegar na distribuição perfeita de peso. O peso será de aproximadamente 1.500 kg, que é o resultado de uma combinação do alumínio com a fibra de carbono.

O caminho para esta apresentação oficial do carro, pelo menos em vídeo, foi longo, uma vez que o veículo teve a sua data prevista de lançamento alterada uma série de vezes.  A Alfa Romeo afirmou que o veículo teve o seu projeto alterado muitas vezes para conseguir chegar naquilo que foi chamado de balanço ou equilíbrio perfeito. A previsão segue sendo de lançamento para o ano de 2016, apesar da montadora italiana ainda não ter mencionado nenhuma data específica. Também não foram confirmadas as especificações técnicas do veículo, apenas o peso, como mencionado anteriormente 
Modelo da Alfa Romeo terá motor Ferrari 2.9 V6.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

1 de ago. de 2015

Manuais do proprietário

Manuais do proprietário

Curiosidades e deslizes dos manuais de proprietário dos carros de Longa Duração. Jeep Renegade EXTINTOR EM EXTINÇÃO
No Renegade, o manual explica que o extintor de incêndio fica à frente do banco do passageiro. Após a informação, porém, a imagem mostra a alça de segurança do painel. Ford Ka

VOCÊ SABIA?
O manual do Ka explica que o motor de partida pode parar se o pedal da embreagem deixar de ser pressionado durante a tentativa de ligar o motor. Outra boa dica é a que explica a setinha do marcador de combustível: ela indica em qual lateral da carroceria está montado o bocal de abastecimento. Honda HR-V

TRUQUE ESCAPISTA
O manual do HR-V dá uma boa dica sobre o freio de estacionamento: ele se desarma sozinho quando o motorista dá um leve toque no acelerador, mas somente se o seu cinto de segurança estiver atado. Detalhista, o livreto ainda ensina como trocar o filtro do ar-condicionado. Volkswagen Up!

FRIO INTENSO
Mesmo na região Sul do Brasil, onde o inverno é rigoroso, dificilmente alguém vai precisar colocar em prática as dicas de descongelamento dos cilindros de fechadura do Volkswagen Up!. Toyota Corolla

LIÇÃO DO PASSADO
Ao dedicar duas páginas ensinando como instalar os tapetes, o livreto do Corolla deixa claro que a Toyota aprendeu a lição após o recall de 2009, quando as forrações que travavam o acelerador levaram à convocação de 3,8 milhões de veículos. Chevrolet S10

PONTOS EXTREMOS
O manual da S10 vai do óbvio ao ininteligível. Na página 5-10, ele ensina como ativar a buzina. Mais adiante, na pág. 5-12, ele explica (ou melhor, tenta explicar) como a temperatura externa é exibida no painel.
Curiosidades e deslizes dos manuais de proprietário dos carros de Longa Duração. Jeep Renegade EXTINTOR EM EXTINÇÃO No Renegade, o manual explica que o extintor de incêndio fica à frente do banco do passageiro. Após a informação, porém, a imagem mostra a alça de segurança do painel. Ford Ka VOCÊ SABIA? O manual do Ka explica que o motor de partida pode parar […]

Fonte: 4 Rodas Longaduração
Categoria: Chevrolet S10 LTZ
Autor: Redação

Aprenda a lidar e cuidar melhor dos bancos de couro de seu carro com essa série de dicas

Aprenda a lidar e cuidar melhor dos bancos de couro de seu carro com essa série de dicas

Ter um carro com banco revestido em couro é o sonho da maioria das pessoas ainda nos dias de hoje, afinal, esse simples capricho transmite um certo ar de modernidade e bom gosto ao veículo. O que nem todos sabem, porém, é que os bancos com esse tipo de revestimento exigem muitos cuidados diferenciados, que embora sejam até certo ponto mais simples, devem ser respeitados por quem pretende manter a boa aparência do material. E se você ainda não sabe exatamente o que fazer para cuidar bem dos bancos de couro ou simplesmente busca maiores informações sobre o assunto, fique tranquilo, a seguir apresentamos uma lista de dicas que serão de grande utilidade. Confira!

Informações úteis para cuidar melhor do banco de couro do seu carro



O produto ideal para a limpeza e higienização do banco de couro

Segundo especialistas, o melhor a fazer na hora de limpar o banco de couro é evitar o uso de qualquer produto que possua álcool ou substâncias derivadas. Esse tipo de produto causaria o desgaste do material e pode causar eventualmente uma série de fissuras no revestimento. No caso das limpezas semanais, um simples pano macio (sem tingimentos) umedecido com água tende a funcionar perfeitamente bem. Mas para situações mais extremas em que há gordura ou outras substâncias impregnadas no couro, o ideal é utilizar o pano macio com um pouco de detergente neutro. Leia também:
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Cuidado com certos produtos usados em lava jato

Com a correria do dia a dia é comum que muitos proprietários optem por deixar seus veículos aos cuidados dos famosos “lava jato” na hora da limpeza. Isso apesar de ser interessante pela comodidade proporcionada, acaba demandando uma atenção extra, pois alguns estabelecimentos podem acabar utilizando certos produtos nocivos ao revestimento. Diante disso é importante levar o carro somente a estabelecimentos de confiança que utilizam produtos adequados à limpeza dos bancos. O produto ideal não pode ter mais que 5% de substâncias como álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou quaisquer outros derivados do petróleo.

Evitando o famoso “brilho” que o couro adquire com o passar do tempo

Muita gente reclama do fato de o couro adquirir certo “brilho” indesejado à medida em que o tempo passa. Felizmente, porém, esse tipo de incômodo pode evitado por muito tempo. Primeiro é preciso ter em mente que o que causa essa situação são as substâncias que se acumulam na superfície no período de uso. Logo, para evitar o surgimento do problema a dica é manter o revestimento sempre bem limpo.

Carros que ficam em estacionamento descoberto e a vida útil do revestimento

Não tem pra onde correr, se um carro com banco de couro recebe uma excessiva exposição ao sol o revestimento terá que ser hidratado em períodos mais curtos, ou seja, em cerca de seis meses. Em todo caso, o ideal é fazer de tudo para que o veículo não fique muito exposto à luz solar de maneira excessiva.

Cuidados com couro maltratado e aspecto envelhecido

Muita gente compra um veículo usado mas percebe que os bancos de couro estão com aspecto muto envelhecido e enrugado, aí a pergunta que fica é: seria possível recuperar o revestimento? Felizmente a resposta pra essa pergunta é sim. Na maioria dos casos um processo de revitalização ou re-pintura pode melhorar de maneria satisfatória o revestimento, sendo que em alguns casos é possível até a recuperação total.

Sobre a revitalização do couro

Para quem tem dúvidas sobre a possibilidade de fazer a revitalização do couro em casa, a boa notícia é que quando a situação não é muito crítica isso é totalmente possível. Isso porque o processo de modo geral consiste em uma limpeza bem feita e combinada com uma boa hidratação. Agora, em casos mais extremos, ou de pessoas que não querem ter esse trabalho, o melhor mesmo é procurar um estabelecimento especializado, tendo assim o revestimento sempre com aspecto de novo.

Cigarro no banco de couro

Para os fumantes, a vantagem do banco de couro em relação ao de tecido é que o couro não costuma furar com um simples cigarro como ocorre no revestimento em tecido.

Tirar chiclete do revestimento de couro

Quem tem criança sabe que eventualmente o pequeno pode acabar colando chiclete no assento do veículo, mas, no caso do banco de couro é possível resolver o problema de maneira consideravelmente simples. Se ele não estiver grudado há muito tempo no couro a remoção pode ser feita até mesmo com uma simples pedrinha de gelo. Agora, se já tiver tempo de mais o melhor é procurar um serviço especializado para a remoção.

Removendo manchas de caneta esferográfica

Atualmente existem no mercado determinados produtos que ajudam a remover facilmente as manchas recentes, incluindo as de caneta esferográfica. A dica então é ter sempre um desses produtos à mão para caso de necessidade, mas antes de comprar o seu tenha atenção à composição para se certificar de que ele não possui substâncias nocivas.

Sobre a suposta impermeabilidade do couro no caso de derramamento de líquidos

Muita gente acredita que o couro é impermeável no caso de derramamento de líquidos, o fato, porém, é que isso não passa de um mito. Apesar de a absorção do líquido acontecer de forma mais lenta em comparação ao tecido, o fato é que ele não é completamente impermeável. A dica, portanto, é secar o revestimento imediatamente nesses casos.

Fonte: R7

Triumph lança versões de entrada da Tiger 800

Triumph lança versões de entrada da Tiger 800

Considerada uma das linhas mais interessantes da Triumph, a linha Tiger 800 é também uma das mais apreciadas pelos consumidores dentro do mercado brasileiro. Com isto, a demanda por modelos com preços mais atraentes acabou se mostrando grande, e a Triumph decidiu atender aos clamores, lançando novas versões de entrada da Tiger 800 no país. Vamos conhecê-las!

Duas novas versões



A Triumph acaba de lançar no Brasil duas novas versões de entrada da linha Tiger 800: a Tiger 800 XR, que custa o preço de R$ 37.690 e a Tiger 800 XC, que custa o preço de R$ 40.790. As duas chegam equipadas com o mesmo motor de 3 cilindros, que tem a cilindrada de 799cc e que consegue desenvolver uma potência de 95 cv e entregar um torque de 8,05 kgfm. Além disto, o motor agora consegue ser mais econômico, já que a Triumph garante que em sua nova versão, o consumo de combustível foi reduzido em 17%, o que deverá agradar em cheio aos consumidores brasileiros, que sempre se atentam a esta questão. A produção dos dois modelos já teve início na fábrica de Manaus, e ambos chegam com freios ABS como item de série.

A linha mais vendida no país

Segundo dados da própria Triumph, a linha Tiger 800 é simplesmente sua linha mais vendida no país, o que mostra como os consumidores brasileiros realmente apreciam os modelos deste segmento. Com as atualizações (a chegada das duas novas versões de entrada), a linha Tiger 800 da Triumph deverá representar nada menos do que 70% do total das vendas da marca dentro do mercado brasileiro.

Pacote

Apesar de serem consideradas mais simples do que as demais versões da linha Tiger 800, o fato é que as novas versões de entrada lançadas pela Triumph no país ainda apresentam um pacote bem interessante. Há muita tecnologia presente nestas duas versões, com destaque para o acelerador eletrônico e também para o controle de tração, que tornam as motos mais confortáveis e seguras. No entanto, em comparação aos modelos mais top de linha da Tiger 800, a verdade é que elas acabaram perdendo alguns equipamentos, ficando realmente mais simples, para justificar seus preços mais baixos. Mas isto não deverá ser um problema, pois os consumidores com menor poder aquisitivo poderão ter, tanto na Tiger 800 XR, quanto na Tiger 800 XC, ótimas opções com preços menores e mais em conta.

Intenções

A Triumph, com estes lançamentos, deixa claro que suas intenções são realmente abocanhar uma boa parcela do mercado dentro do segmento no qual a linha Tiger 800 está inserida. A ideia é realmente conseguir bater de frente com toda as motos importantes de marcas rivais, e conseguir atrair as atenções de um tipo de consumidor que tem um pouco menos de “bala na agulha” para gastar, mas que ainda assim procura por uma motocicleta potente e bem equipada para levar para casa. 
A Triumph acaba de lançar no Brasil duas novas versões de entrada da linha Tiger 800: a Tiger 800 XR, por R$ 37.690 e a Tiger 800 XC, por R$ 40.790.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Motos