Tecnologia está em testes no Brasil e chega às ruas em dois anos Divulgação/Bosch Módulo eletrônico opera nos engates e no pedal do acelerador Divulgação/Bosch A Bosch apresentou um sistema que opera a embreagem de forma eletrônica em carros equipados com câmbio manual. Chamado de e-Clutch, o recurso permite realizar as trocas sem usar o pedal de embreagem, como ocorre nos carros equipados com transmissões automáticas e automatizadas. Sensores na alavanca do câmbio e no pedal do acelerador enviam informações a uma central eletrônica, que aciona a embreagem e a acopla ou desacopla de acordo com a demanda. Caixas similares foram criadas no fim dos anos 1990 por Fiat e Mercedes-Benz. Classe A e Palio Citymatic já ofereciam àquela época versões manuais sem pedais de embreagem. Porém, a Bosch e-Clutch promete ir um pouco além. O sistema reduz em até 5% o consumo médio em circuito misto (cidade/estrada), e traz o Hill Assistance, tecnologia de segurança moderna e cada vez mais requisitada, que mantém os freios acionados nas saídas em ladeiras, para o veículo não descer. "Banguela eletrônica" Para poupar combustível, a transmissão manual e-clutch também possui a função Idle Coasting (embreagem desacoplada), acionada automaticamente quando o pedal do acelerador é liberado. Nestas condições, a marcha fica engatada, mas a embreagem é desacoplada, para aproveitar a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo. A embreagem volta a ser acoplada assim que o motorista pisa no pedal do acelerador ou no do freio. O sistema de embreagem eletrônica da Bosch chegará às ruas brasileiras e de vários outros países em até dois anos. Por enquanto, a fabricante alemã não informa que montadoras adotarão o câmbio e-Clutch. Sabe-se apenas que o sistema será oferecido sempre de fábrica, uma vez que as muitas alterações impossibilitam sua instalação em oficinas de rua. Visite aqui a página de R7 Carros Assine o R7 Play e veja a Record online!
Fonte: R7
Publicado em: 2015-11-16T15:26:00-02:00
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