A Lexus – divisão de luxo da Toyota – obteve a classificação premium não só pelas qualidades clássicas desse tipo de marca – luxo, esportividade e tecnologia –, mas também pela durabilidade. Nos Estados Unidos, seu mercado mais forte, a empresa tem como uma de suas principais características a conformidade: mesmo após rodar milhares de quilômetros, o carro mantém o conjunto mecânico e estrutural praticamente como o de um veículo zero. Pouco conhecida no Brasil, a empresa investe no RX 350 para aproveitar o momento favorável do mercado nacional – marcas premium nunca venderam tanto – e o alto interesse no segmento de utilitários.
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O Lexus RX 350 começa em R$ 301.350, mas na configuração F-Sport ganha adereços que elevam o valor para R$ 314.950. O utilitário justifica tal preço com um conteúdo completo. Sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro com câmara de ré e visão 90º, auxílio para partida em rampas, controles de estabilidade e tração, 10 airbags, faróis com acendimento automático, regulagem de altura e lavador, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS. Um dos destaques na área de segurança fica por conta do Vehicle Dynamics Integrated Management. O sistema funciona como um mapeamento dos controles eletrônicos e dinâmicos do veículo e tem como função primordial antecipar e posteriormente corrigir situações de falta de tração em alguma roda ou derrapagens. Sob o capô, o utilitário esportivo é impulsionado por um motor seis cilindros de 3.5 litros, que rende 277 cv a 6.200 rpm e 35,6 kgfm de torque a 4.200 rpm. Junto com este propulsor, trabalha uma caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na própria alavanca de câmbio ou em paddle-shifts no volante. A força gerada pelo motor é distribuída de forma integral e permanente nas quatro rodas.
Interatividade – Tudo é facilitado dentro do RX 350. Os ajustes de banco e volante são elétricos. Os diversos botões espalhados pela cabine são de fácil acesso e manuseio. O tradicional “joystick” da Lexus no console central interage com o monitor de oito polegadas e controla todas as funções do carro. O volante multifuncional tem boa pegada e seus comandos permitem que o motorista não precise soltá-lo ao realizar a maior parte das funções. E, por fim, o câmbio com paddle-shift permite uma boa interação com o motor. Nota 10. Consumo – O Lexus RX 350 F-Sport obteve nota B na categoria e E no geral no Programa de Etiquetagem do Inmetro, com médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Nota 6.
Conforto – Os 2,74 metros de entre-eixos proporcionam amplo espaço interno. Quatro ocupantes viajam tranquilamente e até um quinto elemento pode se acomodar bem. Os bancos de couro possuem ótima densidade e os da frente abraçam os passageiros e contam com aquecimento e ventilação. Já os traseiros se movem para frente ou para trás e podem ser reclinados. A suspensão filtra bem as imperfeições e o isolamento acústico torna quase impossível perceber os ruídos externos, inclusive do motor. Nota 10. Tecnologia – O RX 350 F-Sport possui bom recheio tecnológico. O modelo leva a sério o rótulo de premium e traz tudo que um veículo desse segmento precisa ter. Bancos de couro com aquecimento, ventilação e regulagem elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmara de ré, sistema de som premium e teto solar são de série no modelo. Há ainda itens como partida sem chave, piloto automático, sensor de luz e chuva, controle eletrônico de estabilidade e tração, 10 airbags e sistema multimídia completo, entre outros. Nota 9.
Habitabilidade – O utilitário é generoso em espaço interno e aumenta ainda mais a sensação pelo teto solar. Há diversos porta-trecos espalhados ao longo da cabine que atendem bem à demanda cotidiana e entrar e sair do veículo é bem fácil tanto pelo ângulo de abertura das portas quanto pela altura do assento. O porta-malas pode ser aberto ou fechado com apenas um toque no botão e comporta 446 litros – pode chegar a 1.132 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Nota 9. Acabamento – O interior do modelo exala sofisticação e sobriedade, com revestimento em couro e detalhes em aço escovado e cromado. Os poucos plásticos aparentes são agradáveis ao toque. Detalhes como soleiras as das portas iluminadas enfatizam ainda mais a sensação de luxo. Nota 9.
Design – O RX 350 F-Sport tem presença marcante. Seu porte robusto e seus detalhes cromados atraem olhares. A frente, dominada pela grade em forma de ampulheta, é um pouco exagerada, mas não destoa da ideia de luxo e dá enorme distinção ao modelo, apesar da superpopulação de SUVs que infesta o trânsito das cidades brasileiras. Nota 8. Custo/benefício – A Lexus pede R$ 314.950 pelo RX 350 F-Sport . O BMW X3 xDrive 35i com pacote M-Sport e motor seis cilindros de 306 cv sai por R$ 290.450. Já o outro concorrente, Audi Q5 com motor de 3.0 litros de 272 cv custa R$ 272.190. Ambos possuem tração integral e lista de acessórios similar, mas a marca Lexus esbanja mais exclusividade. Nota 6. Total – O Lexus RX 350 F-Sport somou 84 em 100 pontos possíveis.
O modelo reage bem às pisadas no acelerador. Quando se pisa fundo, a transmissão troca as marchas sutilmente, sem engasgos ou trancos. O condutor praticamente não precisa tirar a mão do volante multifuncional, que traz a maioria dos comandos na ponta dos dedos – a central multimídia com tela de 8 polegadas pode ser acessada também através do tradicional joystick da Lexus, que é bem intuitivo. O comportamento do RX 350 F-Sport impressiona. Em retas com velocidades elevadas, o utilitário se mantém firme e pega embalo facilmente, mesmo com suas duas toneladas e aerodinâmica não muito favorável. Nas curvas, a sensação de segurança se mantém e apenas após muito abuso os controles eletrônicos entram em ação. Ao dar um toque na alavanca de câmbio para baixo e passar para o modo esportivo, o SUV começa a trabalhar em rotações um pouco mais elevadas. As respostas ficam mais rápidas e as trocas de marchas, tanto nas aletas quanto no próprio câmbio, são suaves. Para o uso urbano, o utilitário também se mostra competente com suas diversas tecnologias de assistência ao motorista – sensores de estacionamento com câmara de ré, alerta para troca de faixas, assistente de partida em rampa entre outros mais. O Lexus RX 350 F-Sport se mostra versátil e charmoso, perfeito para quem quer exclusividade e fugir das tradicionais marcas alemãs, mas mantendo o mesmo padrão de qualidade.
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 277 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo: 35,6 kgfm a 4.200 rpm.
Diâmetro e curso: 94 mm X 83 mm.
Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo MacPherson e traseira independente tipo double wishbone. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 235/55 R19.
Freios: Discos na frente e atrás. Ofecere ABS, EBD e BAS de série.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,77 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, de joelhos, laterais e de cortina.
Peso em ordem de marcha: 2.085 kg.
Capacidade do porta-malas: 446 litros. Com o rebatimento dos bancos traseiros: 1.132 litros
Tanque de combustível: 72,5 litros.
Produção: Miyawaka, Japão.
Itens de série: Ar-condicionado digital duas zonas, banco do motorista e passageiro com regulagem elétrica e memória, câmara de ré, blueetoth, controle de velocidade de cruzeiro, DVD player, indicador Eco Driving, volante revestido em couro com aletas para troca de marcha, rádio AM/FM com CD, MP3 e WMA, retrovisores externos com função tilt down, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de chuva, seletor de modo de condução, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Multimedia Lexus acoplado a tela LCD de 8 polegadas, destravamento automático das portas e porta-malas ao aproximar a chave do carro, partida por toque de botão, teto solar elétrico, doze alto-falantes e quatro tweeters, volante com comandos de áudio, computador de bordo, telefone e controle de cruzeiro, airbags frontais, de joelho, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com lavador e regulagem elétrica de altura, freios ABS com EBD e BAS, gerenciamento integrado de dinâmica de veículo (VDIM), faróis de neblina, cintos de segurança dianteiro e traseiro com pré-tensionador e limitador de força, sensor crepuscular e de chuva.
Preço: R$ 314.950.
Autor: Raffaele Grosso (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Múltiplos encantos - Lexus RX 350 F-Sport reúne muitas qualidades para ganhar espaço entre os SUVs premium
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O Lexus RX 350 começa em R$ 301.350, mas na configuração F-Sport ganha adereços que elevam o valor para R$ 314.950. O utilitário justifica tal preço com um conteúdo completo. Sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro com câmara de ré e visão 90º, auxílio para partida em rampas, controles de estabilidade e tração, 10 airbags, faróis com acendimento automático, regulagem de altura e lavador, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS. Um dos destaques na área de segurança fica por conta do Vehicle Dynamics Integrated Management. O sistema funciona como um mapeamento dos controles eletrônicos e dinâmicos do veículo e tem como função primordial antecipar e posteriormente corrigir situações de falta de tração em alguma roda ou derrapagens. Sob o capô, o utilitário esportivo é impulsionado por um motor seis cilindros de 3.5 litros, que rende 277 cv a 6.200 rpm e 35,6 kgfm de torque a 4.200 rpm. Junto com este propulsor, trabalha uma caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na própria alavanca de câmbio ou em paddle-shifts no volante. A força gerada pelo motor é distribuída de forma integral e permanente nas quatro rodas.
Ponto a ponto
Desempenho – Apesar do tamanho e peso do RX 350, o V6 de 277 cv de potência e 35,6 kgfm de torque oferece arrancadas e retomadas bastante desenvoltas. As pisadas no acelerador são interpretadas de maneira agradável. As trocas do câmbio automático de marchas são sempre realizadas com a intenção de serem extremamente suaves. A Lexus não divulga oficialmente, mas o zero a 100 km/h é cumprido em 8 segundos e a máxima fica em 200 km/h. Mais que suficiente para um SUV. Nota 8. Estabilidade – Embora seja alto, largo, comprido – 4,77 metros de comprimento, 188 m e 1,72 m -, o utilitário esportivo da Lexus transmite grande segurança em movimento. Em retas, o modelo se mostra firme. Nas curvas, praticamente não há rolagem. A sensação de que o carro está na mão é constante. Os controles eletrônicos, junto com tração nas quatro rodas de aro 19 calçadas por pneus 235/55, reforçam o domínio sobre o carro. Nota 9.Interatividade – Tudo é facilitado dentro do RX 350. Os ajustes de banco e volante são elétricos. Os diversos botões espalhados pela cabine são de fácil acesso e manuseio. O tradicional “joystick” da Lexus no console central interage com o monitor de oito polegadas e controla todas as funções do carro. O volante multifuncional tem boa pegada e seus comandos permitem que o motorista não precise soltá-lo ao realizar a maior parte das funções. E, por fim, o câmbio com paddle-shift permite uma boa interação com o motor. Nota 10. Consumo – O Lexus RX 350 F-Sport obteve nota B na categoria e E no geral no Programa de Etiquetagem do Inmetro, com médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Nota 6.
Conforto – Os 2,74 metros de entre-eixos proporcionam amplo espaço interno. Quatro ocupantes viajam tranquilamente e até um quinto elemento pode se acomodar bem. Os bancos de couro possuem ótima densidade e os da frente abraçam os passageiros e contam com aquecimento e ventilação. Já os traseiros se movem para frente ou para trás e podem ser reclinados. A suspensão filtra bem as imperfeições e o isolamento acústico torna quase impossível perceber os ruídos externos, inclusive do motor. Nota 10. Tecnologia – O RX 350 F-Sport possui bom recheio tecnológico. O modelo leva a sério o rótulo de premium e traz tudo que um veículo desse segmento precisa ter. Bancos de couro com aquecimento, ventilação e regulagem elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmara de ré, sistema de som premium e teto solar são de série no modelo. Há ainda itens como partida sem chave, piloto automático, sensor de luz e chuva, controle eletrônico de estabilidade e tração, 10 airbags e sistema multimídia completo, entre outros. Nota 9.
Habitabilidade – O utilitário é generoso em espaço interno e aumenta ainda mais a sensação pelo teto solar. Há diversos porta-trecos espalhados ao longo da cabine que atendem bem à demanda cotidiana e entrar e sair do veículo é bem fácil tanto pelo ângulo de abertura das portas quanto pela altura do assento. O porta-malas pode ser aberto ou fechado com apenas um toque no botão e comporta 446 litros – pode chegar a 1.132 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Nota 9. Acabamento – O interior do modelo exala sofisticação e sobriedade, com revestimento em couro e detalhes em aço escovado e cromado. Os poucos plásticos aparentes são agradáveis ao toque. Detalhes como soleiras as das portas iluminadas enfatizam ainda mais a sensação de luxo. Nota 9.
Design – O RX 350 F-Sport tem presença marcante. Seu porte robusto e seus detalhes cromados atraem olhares. A frente, dominada pela grade em forma de ampulheta, é um pouco exagerada, mas não destoa da ideia de luxo e dá enorme distinção ao modelo, apesar da superpopulação de SUVs que infesta o trânsito das cidades brasileiras. Nota 8. Custo/benefício – A Lexus pede R$ 314.950 pelo RX 350 F-Sport . O BMW X3 xDrive 35i com pacote M-Sport e motor seis cilindros de 306 cv sai por R$ 290.450. Já o outro concorrente, Audi Q5 com motor de 3.0 litros de 272 cv custa R$ 272.190. Ambos possuem tração integral e lista de acessórios similar, mas a marca Lexus esbanja mais exclusividade. Nota 6. Total – O Lexus RX 350 F-Sport somou 84 em 100 pontos possíveis.
Impressões ao dirigir
É praticamente impossível passar com o Lexus RX 350 F-Sport e não chamar a atenção. O modelo tem presença marcante, tanto pelo design quanto pelas dimensões. Outro fator que o destaca é a exclusividade da própria marca, rara nas ruas brasileiras. A faceta premium do RX começa na aproximação: ele identifica a presença da chave, destrava as portas e acende as luzes internas. Dentro da cabine, o “cheiro” de refinamento e sofisticação toma conta do ambiente. A melhor posição é facilmente encontrada, com as regulagens elétricas. Em movimento, a sensação de condução prazerosa se sobrepõe, com um rodar silencioso e equilibrado. O volante tem boa pegada e a direção é bem progressiva: leve quando devagar e mais pesada conforme a velocidade aumenta.O modelo reage bem às pisadas no acelerador. Quando se pisa fundo, a transmissão troca as marchas sutilmente, sem engasgos ou trancos. O condutor praticamente não precisa tirar a mão do volante multifuncional, que traz a maioria dos comandos na ponta dos dedos – a central multimídia com tela de 8 polegadas pode ser acessada também através do tradicional joystick da Lexus, que é bem intuitivo. O comportamento do RX 350 F-Sport impressiona. Em retas com velocidades elevadas, o utilitário se mantém firme e pega embalo facilmente, mesmo com suas duas toneladas e aerodinâmica não muito favorável. Nas curvas, a sensação de segurança se mantém e apenas após muito abuso os controles eletrônicos entram em ação. Ao dar um toque na alavanca de câmbio para baixo e passar para o modo esportivo, o SUV começa a trabalhar em rotações um pouco mais elevadas. As respostas ficam mais rápidas e as trocas de marchas, tanto nas aletas quanto no próprio câmbio, são suaves. Para o uso urbano, o utilitário também se mostra competente com suas diversas tecnologias de assistência ao motorista – sensores de estacionamento com câmara de ré, alerta para troca de faixas, assistente de partida em rampa entre outros mais. O Lexus RX 350 F-Sport se mostra versátil e charmoso, perfeito para quem quer exclusividade e fugir das tradicionais marcas alemãs, mas mantendo o mesmo padrão de qualidade.
Ficha técnica
Lexus RX 350 F-Sport
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 3.456 cm³, seis cilindros cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção direta.Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 277 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo: 35,6 kgfm a 4.200 rpm.
Diâmetro e curso: 94 mm X 83 mm.
Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo MacPherson e traseira independente tipo double wishbone. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 235/55 R19.
Freios: Discos na frente e atrás. Ofecere ABS, EBD e BAS de série.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,77 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, de joelhos, laterais e de cortina.
Peso em ordem de marcha: 2.085 kg.
Capacidade do porta-malas: 446 litros. Com o rebatimento dos bancos traseiros: 1.132 litros
Tanque de combustível: 72,5 litros.
Produção: Miyawaka, Japão.
Itens de série: Ar-condicionado digital duas zonas, banco do motorista e passageiro com regulagem elétrica e memória, câmara de ré, blueetoth, controle de velocidade de cruzeiro, DVD player, indicador Eco Driving, volante revestido em couro com aletas para troca de marcha, rádio AM/FM com CD, MP3 e WMA, retrovisores externos com função tilt down, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de chuva, seletor de modo de condução, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Multimedia Lexus acoplado a tela LCD de 8 polegadas, destravamento automático das portas e porta-malas ao aproximar a chave do carro, partida por toque de botão, teto solar elétrico, doze alto-falantes e quatro tweeters, volante com comandos de áudio, computador de bordo, telefone e controle de cruzeiro, airbags frontais, de joelho, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com lavador e regulagem elétrica de altura, freios ABS com EBD e BAS, gerenciamento integrado de dinâmica de veículo (VDIM), faróis de neblina, cintos de segurança dianteiro e traseiro com pré-tensionador e limitador de força, sensor crepuscular e de chuva.
Preço: R$ 314.950.
Autor: Raffaele Grosso (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Múltiplos encantos - Lexus RX 350 F-Sport reúne muitas qualidades para ganhar espaço entre os SUVs premium
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 23 Sep 2015 09:05:00
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