23 de set. de 2015

Honda convoca recall de 19 mil veículos

Honda convoca recall de 19 mil veículos

Os processos de recall estão ficando cada vez mais comuns, e os consumidores brasileiros, que até algum tempo atrás simplesmente não estavam habituados com a prática, já começam a se acostumar cada vez mais com ela. A “bola da vez” desta semana é a montadora japonesa Honda, que acaba de convocar um processo de recall que envolve nada menos do que 19 mil veículos (aproximadamente 14 mil Fit 2015 e 4 mil HR-V 2016).

Problema



Segundo o que a própria montadora informou, o problema que motivou a convocação deste recall foi a descoberta de uma falha (no caso do Fit 2015) na programação do software dos modelos que são equipados com transmissão automática. Esta falha aumentaria a chance de que o rompimento do eixo da polia motora da transmissão ocorra, acarretando no aumento da perda de aceleração, o que levaria a dificuldades para manobrar o carro, podendo causar acidentes graves. Até o presente momento, no entanto, a Honda afirma que nenhum caso de acidente relacionado ao problema foi relatado, o que aumenta o caráter meramente preventivo da convocação de recall feita pela montadora japonesa. Já no caso do SUV HR-V 2016, o problema tem a ver uma falha no aperto dos parafusos dos cubos das rodas traseiras durante o processo de montagem realizado na fábrica da montadora japonesa. Ao todo, os carros afetados chegam a quase 19 mil veículos, sendo que 13.965 unidades são do Fit 2015 e as outras 3.889 unidades são do HR-V 2016.

Numeração de chassis



Segundo o que foi informado pela Honda, as unidades do Fit 2015 atingidas pela convocação foram produzidas entre o dia 27 de janeiro de 2014 e o dia 22 de abril de 2015, com numeração de chassis 93HGK58*0FZ, que vai de 200031 até 258686. Já as unidades do HR-V 2016 foram produzidas entre o dia 10 de março de 2015 até o dia 11 de setembro de 2015, com chassis 8C3RV28506110, que vai de 0002 até 3899. E a Honda fez questão de deixar claro que nem todos os veículos com chassis dentro dos intervalos citados anteriormente apresentam problemas. Por isso, a montadora japonesa coloca à disposição das pessoas, para que possam descobrir se seus veículos foram ou não foram afetados pelo recall, o site oficial: www.honda.com.br/recall/autos. Neste site também será possível realizar o agendamento dos procedimentos de reparo, lembrando que também há a possibilidade de fazer isto pelo telefone da empresa, o 0800 701 3432. Este telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas (horário de Brasília), e por ele também é possível buscar informações pontuais sobre os procedimentos e sobre os modelos afetados, entre outras coisas importantes.
Aproximadamente 14 mil Fit 2015 e 4 mil HR-V 2016 apresentaram problemas que precisam de reparos na concessionário.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 22 Sep 2015 23:55:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário