O lado esportivo das picapes compactas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. As caçambas são um inegável diferencial na hora de transportar pranchas de surfe, bicicletas e até mesmo ter um extensor para levar uma moto. E esse gênero de veículo tem evoluído bastante nos quesitos conforto e espaço interno, com habitáculos cada vez mais amplos. Pensando nessa demanda, a Renault apresentou em outubro sua primeira picape no mercado nacional, a Duster Oroch. Na prática, trata-se de um “utilitário esportivo com caçamba”, já que disponibiliza os mesmos conteúdos do SUV Duster, que lhe empresta a base. E uma das versões mais procuradas da nova picape é a Dynamique, com motor 1.6 e câmbio manual.
Veja também:
O Duster Oroch Dynamique é oferecido em duas opções de motores, sempre movidos a gasolina e etanol – 1.6 e 2.0. Com a primeira configuração por R$ 66.790, a picape entrega 115 cv a 5.750 rpm e torque de 15,9 kgfm, quando abastecida com etanol. Na versão 2.0, que acrescenta R$ 4 mil, oferece 143 cv, quando abastecida com gasolina, e 148 cv de potência, com etanol. O torque é de 20,2 kgfm e 20,9 kgfm, respectivamente. As versões estão disponíveis em duas ofertas de câmbio. O motor 1.6 recebe transmissão manual de cinco velocidades do Duster e o propulsor 2.0 traz câmbio manual de seis marchas, também do SUV.
Os preços da picape compacta começam em R$ 62.290 na versão de entrada Expression 1.6 – já com ar, direção, vidros dianteiros e travas elétricas, luzes diurnas, rodas de liga leve, barras de teto longitudinais, santantônio e protetor de caçamba. Os R$ 4.500 a mais da versão Dynamique 1.6, acrescentam vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 16 polegadas, volante revestido em couro e sensor de estacionamento traseiro. Há, ainda, computador de bordo, acionamento do vidro do motorista com um toque, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e GPS, duas tomadas de 12V e iluminação no porta–luvas. Entre os opcionais, a versão Dynamique pode incluir apenas bancos em couro. O modelo dispõe ainda de uma extensa lista de acessórios, como cinta para amarrar carga, barras de teto transversais e câmera de ré. E, em 2016, a Oroch já deve estrear uma nova versão com câmbio automático – que provavelmente estará restrita ao motor 2.0.
Sair com o Duster Oroch não causa nenhuma sensação de insegurança. As relações das duas primeiras marchas são curtas e logo se atinge a faixa de torque suficiente para que a picape se mova com bastante agilidade. Porém, o motor, de 115 cv, perde um pouco a força em ladeiras, mostrando não ser tão potente assim. Outro ponto desfavorável é a posição da central multimídia que, por ser baixa, pode desviar atenção do motorista ao dirigir. O interior não chega a encantar, devido ao aspecto rústico, mas também não deixa a desejar em relação à concorrência. Os bancos são macios e há boa mobilidade para passageiros e o motorista. A suspensão absorve bem as imperfeições do meio urbano e o isolamento acústico também agrada. Em retas, a estabilidade se mostra confiável.
Transmissão: Manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 110 cv e 115 cv com gasolina e etanol a 5.750 rpm.
Aceleração: 0-100 km/h: 14,3 e 13,2 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 160 km/h e 164 km/h com gasolina e etanol.
Torque máximo: 15,1 kgfm e 15,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.750 rpm.
Diâmetro e curso: 79,5 mm X 80,5 mm.
Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos, triângulos inferiores e molas helicoidais e barra estabilizadora. Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Não possui controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/65 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS.
Carroceria: Picape em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,69 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal.
Peso: 1.292 kg.
Capacidade da caçamba: 683 litros.
Carga útil: 650 kg.
Capacidade tanque de combustível: 50 litros.
Versão Dynamique 1.6: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba, Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch.
Preço: R$ 66.790.
Opcional: Bancos de couro (R$ 1.700).
Autor: Laís Rezende (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida
Versão de briga - Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 ganha competitividade ao aliar conforto e versatilidade com bom custo/benefício
Veja também:
- Teste do Renault Duster Oroch
O Duster Oroch Dynamique é oferecido em duas opções de motores, sempre movidos a gasolina e etanol – 1.6 e 2.0. Com a primeira configuração por R$ 66.790, a picape entrega 115 cv a 5.750 rpm e torque de 15,9 kgfm, quando abastecida com etanol. Na versão 2.0, que acrescenta R$ 4 mil, oferece 143 cv, quando abastecida com gasolina, e 148 cv de potência, com etanol. O torque é de 20,2 kgfm e 20,9 kgfm, respectivamente. As versões estão disponíveis em duas ofertas de câmbio. O motor 1.6 recebe transmissão manual de cinco velocidades do Duster e o propulsor 2.0 traz câmbio manual de seis marchas, também do SUV.
Os preços da picape compacta começam em R$ 62.290 na versão de entrada Expression 1.6 – já com ar, direção, vidros dianteiros e travas elétricas, luzes diurnas, rodas de liga leve, barras de teto longitudinais, santantônio e protetor de caçamba. Os R$ 4.500 a mais da versão Dynamique 1.6, acrescentam vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 16 polegadas, volante revestido em couro e sensor de estacionamento traseiro. Há, ainda, computador de bordo, acionamento do vidro do motorista com um toque, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e GPS, duas tomadas de 12V e iluminação no porta–luvas. Entre os opcionais, a versão Dynamique pode incluir apenas bancos em couro. O modelo dispõe ainda de uma extensa lista de acessórios, como cinta para amarrar carga, barras de teto transversais e câmera de ré. E, em 2016, a Oroch já deve estrear uma nova versão com câmbio automático – que provavelmente estará restrita ao motor 2.0.
Impressões ao dirigir
A picape compacta da Renault pode ser um ótimo investimento para quem deseja aliar conforto e esportividade. O veículo oferece o espaço interno espaçoso dos SUVs e a praticidade e boa capacidade de carga das picapes. O que realmente incomoda é o comando dos retrovisores externos estar perto da alavanca do freio de mão. Porém, passadas as primeiras “apresentações”, rapidamente encontra-se o melhor ajuste para dar a partida.Sair com o Duster Oroch não causa nenhuma sensação de insegurança. As relações das duas primeiras marchas são curtas e logo se atinge a faixa de torque suficiente para que a picape se mova com bastante agilidade. Porém, o motor, de 115 cv, perde um pouco a força em ladeiras, mostrando não ser tão potente assim. Outro ponto desfavorável é a posição da central multimídia que, por ser baixa, pode desviar atenção do motorista ao dirigir. O interior não chega a encantar, devido ao aspecto rústico, mas também não deixa a desejar em relação à concorrência. Os bancos são macios e há boa mobilidade para passageiros e o motorista. A suspensão absorve bem as imperfeições do meio urbano e o isolamento acústico também agrada. Em retas, a estabilidade se mostra confiável.
Ficha técnica
Renault Duster Oroch Dynamique
Motor 1.6: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.Transmissão: Manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 110 cv e 115 cv com gasolina e etanol a 5.750 rpm.
Aceleração: 0-100 km/h: 14,3 e 13,2 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 160 km/h e 164 km/h com gasolina e etanol.
Torque máximo: 15,1 kgfm e 15,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.750 rpm.
Diâmetro e curso: 79,5 mm X 80,5 mm.
Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos, triângulos inferiores e molas helicoidais e barra estabilizadora. Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Não possui controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/65 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS.
Carroceria: Picape em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,69 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal.
Peso: 1.292 kg.
Capacidade da caçamba: 683 litros.
Carga útil: 650 kg.
Capacidade tanque de combustível: 50 litros.
Versão Dynamique 1.6: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba, Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch.
Preço: R$ 66.790.
Opcional: Bancos de couro (R$ 1.700).
Autor: Laís Rezende (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida
Versão de briga - Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 ganha competitividade ao aliar conforto e versatilidade com bom custo/benefício
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 16 Dec 2015 13:48:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário