Cada vez mais comuns dentro do mercado brasileiro, os processos de recall já fazem parte da rotina dos noticiários dentro do país, e os consumidores locais já se acostumaram com eles. O mais recente caso de recall foi anunciado pela montadora japonesa Honda, que acaba de convocar os proprietários da sua moto Shadow 750 para um processo que envolve 2.842 unidades. É o segundo chamado de recall feito pela Honda para este modelo no país somente neste ano de 2015, só que desta vez o problema é outro: o sensor de inclinação pode apresentar falha, causando acidentes.
Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação, que é o responsável por atuar em casos de queda da moto, interrompendo o funcionamento da bomba de combustível que faz o motor parar de funcionar também. Há chances de quebra da fiação do sensor de inclinação, o que poderá causar o desligamento súbito do motor, de modo irreversível, causando acidentes graves que podem colocar em risco não apenas o condutor, mas outras pessoas também. Em resumo, caso o problema de fato ocorra enquanto a moto estiver em movimento, poderá haver a queda repentina, que causará lesões (que poderão ser graves) nos ocupantes e em terceiros.
Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação.
O problema detectado
Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação, que é o responsável por atuar em casos de queda da moto, interrompendo o funcionamento da bomba de combustível que faz o motor parar de funcionar também. Há chances de quebra da fiação do sensor de inclinação, o que poderá causar o desligamento súbito do motor, de modo irreversível, causando acidentes graves que podem colocar em risco não apenas o condutor, mas outras pessoas também. Em resumo, caso o problema de fato ocorra enquanto a moto estiver em movimento, poderá haver a queda repentina, que causará lesões (que poderão ser graves) nos ocupantes e em terceiros.
Os reparos
A Honda prontamente se colocou à disposição dos proprietários para realização de reparos e para prestar maiores esclarecimentos e orientações sobre como proceder durante o processo de recall. Os reparos em si são simples: a substituição gratuita do sensor de inclinação será feita, num procedimento que não deverá levar mais do que alguns minutos. A Honda informou que os reparos só poderão ser feitos a partir de 1º de fevereiro de 2016, e para maiores esclarecimentos e informações, os proprietários deverão entrar em contato pela Central de Atendimento da marca, pelo telefone 0800 701 3432 (segunda à sexta, das 8 às 20 horas). Há também o site oficial da marca japonesa no Brasil, que é o www.honda.com.br/recall/motos, que disponibiliza todas as orientações sobre agendamento e muito mais. As unidades afetadas, segundo informações oficiais da própria Honda foram fabricadas entre agosto de 2010 e junho de 2014, e a numeração de chassi vai de BR000001 até ER550027. Os modelos afetados são de 2011 a 2014.Um arranhão na imagem da Honda no Brasil
Por conta do segundo recall que a Shadow 750 sofre no Brasil somente em 2015, é correto afirmar que a imagem da Honda no Brasil sofre um grande arranhão junto aos seus consumidores. Por se tratar de uma das grandes apostas da marca, a Shadow 750 acaba tendo também a sua imagem afetada, como sempre ocorre neste tipo de situação. No entanto, também é verdade que nos dois casos a Honda prontamente agiu para sanar os problemas e colocou toda a sua estrutura à disposição das pessoas, o que pode ser encarado como uma boa demonstração de preocupação por parte da fabricante.Segundo comunicado oficial da Honda, o problema que as 2.842 unidades da Shadow apresentam está localizado no seu sensor de inclinação.
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls
Publicado em: 30 Dec 2015 15:33:00
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