- Retrospectiva 2015: Mercado de automóveis
- Retrospectiva 2015: Mercado de caminhões

Uma outra marca de luxo que começa a ganhar mais visibilidade no Brasil também surpreendeu reinando, sozinha, no quesito interatividade: a Lexus e seu sedã médio IS 250 e o SUV médio-grande RX 350, este último o escolhido também no que diz respeito ao conforto dos passageiros. Do Japão também vem o eleito em design. O cupê esportivo Honda Civic Si não guarda qualquer traço do conservadorismo estético nipônico e surpreende com um visual que equilibra agressividade e elegância na dose certa. Mas nem só de importados se faz um time de campeões. A Volkswagen, apesar da queda de 35% em suas vendas em 2015, sobressaiu ao adotar o motor 1.0 TSI nas versões de topo do Up. Agora, o compacto é o automóvel mais econômico do país sem contar com auxílio de propulsão elétrica. Além disso, a Jeep e a Honda se deram bem com seus novos SUVs compactos. O Renegade mostrou ser um dos melhores custos/benefícios em sua versão Longitude 4X4 diesel, enquanto o HR-V comprovou que a habitabilidade é mesmo um dos maiores trunfos dos utilitários esportivos. Algumas investidas dão certo, outras não. A Nissan criou uma expectativa alta em relação à nova linha nacional do March. Afinal, o carrinho é eficiente, simpático e bem funcional. Mas não aproximou a fabricante japonesa dos almejados 5% de participação até 2016. Na verdade, o hatch compacto emplaca menos que 2 mil unidades mensais – 40% das 5 mil sonhadas para o modelo até o ano que vem. O March, na verdade, não tem sido o maior destaque nem nas próprias concessionárias Nissan. No mês passado, chegou a emplacar menos que o sedã Versa, construído sobre a mesma plataforma na fábrica localizada em Resende, no Rio de Janeiro.
Os melhores ponto a ponto
Desempenho
Audi TT Ambition e Jaguar XE
O motor de 230 cv de potência e 37,8 kgfm de torque do cupê esportivo alemão tem dois sistemas de injeção: uma direta para as baixas rotações e multiponto para as altas. E ainda conta com comando continuamente variável. O resultado é uma aceleração vigorosa, com disposição em todas as faixas de giro. Não bastasse isso, a transmissão automatizada de dupla embreagem realiza trocas de maneira rápida e se adapta às pisadas ao acelerador com eficiência. Já o Jaguar XE honra as boas tradições da fabricante britânica nesse aspecto. As arrancadas são daquelas que marcam as costuras do banco nas costas do piloto e, apesar do torque máximo só aparecer a 4.500 rpm, desde os giros mais baixos já há força suficiente para apimentar o sedã. Impressiona a facilidade com que os ponteiros do velocímetro e do conta-giros sobem.
Estabilidade
Jaguar XE, Audi TT Ambition e Volvo XC90
A dupla se encontra mais uma vez no segundo quesito da avaliação de “Auto Press”. Quanto ao XE, trata-se de um Jaguar – o que significa uma suspensão que privilegia a esportividade, embora cumpra bem o compromisso com o conforto desejável de um sedã de luxo. O resultado é um controle nas retas e curvas em alta velocidade realmente impressionante. O XE S mostra a eficácia da suspensão traseira integral link, uma espécie de multilink evoluída. A carroceria simplesmente se recusa a rolar nas curvas e, mesmo nas pisadas mais intensas, não há qualquer tendência de desgarrar. O Audi TT também explora um pouco mais a emoção e, com seus 1.260 kg, se comporta de maneira neutra mesmo nos caminhos mais sinuosos. Para isso, conta com uma ajuda especial a partir dos 120 km/h: é quando entra em ação o aerofólio traseiro retrátil do cupê, que melhora a aderência. Já o Volvo XC90 surpreende nesse ponto principalmente por seu centro de gravidade elevado, como bom utilitário esportivo que é. Mas sua versão Inscription tem sistema de suspensão por bolsas de ar e, nos modos de condução, é possível ajustar a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso.
Interatividade
Lexus IS 250 e Lexus RX 350
Ainda um tanto exclusiva no Brasil, a Lexus fez bonito com dois modelos de seu portfólio nesse assunto. Tanto no sedã IS 250 F-Sport quanto no SUV RX 350, o cockpit e os bancos formam um conjunto que envolve o motorista – que praticamente “veste” o carro. Há muitos comandos e funções para serem explorados, mas todos de uso intuitivo e bem instigantes. Em ambos, a tela central é comandada pelo tradicional “joystick” da marca japonesa, localizado no console central, que vem inspirando os controle dos carros da Mercedes-Benz de uns tempos para cá. De cara, pode parecer um tanto trabalhoso, mas logo a peça se torna muito prática. Além, é claro, de adicionar boa dose de charme ao habitáculo.
Consumo
Volkswagen Up TSI
Com as normas cada vez mais severas de controle de emissão de poluentes no mercado automotivo, a adição de turbocompressores em motores aspirados tem sido cada vez mais constante. A intenção principal da Volkswagen nem era garantir mais economia de combustível quando criou o motor TSI para o Up. Mas esse se tornou um de seus maiores apelos. De acordo com dados do Programa de Etiquetagem do InMetro, o modelo recebe nota A na categoria e no geral com consumo energético de 1,44 MJ/km, o melhor registrado no Brasil sem o auxílio de um propulsor elétrico. São 9,6 km/l e 11,1 km/l na cidade e na estrada com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.
Conforto
Lexus RX 350 e Volvo XC90
Tecnologia
Volvo XC90
Habitabilidade
Honda HR-V e Volvo XC90
Acabamento
Land Rover Discovery Sport HSE Luxury e Volvo XC90
Design
Honda Civic Si
Custo/benefício
Jeep Renegade Longitude 4X4
Destaque do Ano
Volvo XC90O Volvo XC90 cumpre a promessa de ser o modelo mais requintado e tecnológico já criado pela marca sueca. O SUV dispõe de todos os recursos de segurança existentes para automóveis, tem um sistema multimídia extremamente amigável, conforto que impressiona e acabamento esmeradíssimo.
Decepção do Ano
Nissan March
O Nissan March tinha tudo para fazer sucesso, mas não deslanchou. É pequeno por fora e grande por dentro, tem motores eficientes, bom preço e alto nível de conectividade. Talvez atrapalhado pelo fato de a marca japonesa ainda ser vista como “estrangeira” pelos consumidores brasileiros, o compacto vendeu bem menos do que merecia.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Arquivo/Carta Z Notícias
Desequilíbrio social - Modelos de luxo vendem como nunca em 2015 enquanto compactos enfrentam forte retração
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Lançamentos
Publicado em: 29 Dec 2015 08:40:00
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