Os sedãs médios formam uma das categorias de veículos mais sólidas do Brasil. Por mais que a liderança absoluta fique há muitos anos com os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, muitas marcas investem no segmento. É o caso da Citroën, que acredita bastante no potencial de seu representante, o C4 Lounge. Tanto que a marca francesa não se absteve de trazer uma novidade substancial ao modelo no fim do ano passado, pouco mais de um ano depois de seu lançamento. O três volumes já tinha versões com o motor turbo a gasolina. Mas há três meses é vendido com o propulsor THP Flex, que roda também com etanol. De acordo com a fabricante, essa motorização agora já é responsável por 60% das vendas do carro. Ela alia desempenho a uma série de equipamentos de segurança e conforto, principalmente em sua versão de topo, a Exclusive.
As inovações chegaram ainda a outra parte do trem de força, porém de forma mais discreta. O câmbio automático sequencial de seis marchas passou por uma modernização em seu conversor de torque e, com isso, de acordo com a Citroën, contribui agora para a redução de até 7,5% no consumo de combustível em relação ao 1.6 THP movido a gasolina. Essa transmissão adiciona ainda a função RDT, de Redução De Tração. Ela ajuda a diminuir as vibrações em marcha lenta quando o carro está em movimento. Um avanço que beneficia os motoristas que enfrentam o trânsito cada vez mais engarrafado das metrópoles nacionais. A lista de itens de série da versão Exclusive é bem extensa. Além do câmbio automático sequencial de seis velocidades, a configuração de topo do C4 Lounge já vem de fábrica com ar-condicionado automático digital bizone, central multimídia com CD/MP3 e comandos no volante, GPS e tela colorida de sete polegadas, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, soleiras cromadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora, câmara de ré, sistema de keyless e botão start/stop para dar a partida no motor. O teto solar, que no lançamento era oferecido como opcional, está sendo entregue a custo zero nas configurações realizadas no site oficial da marca.
Pelo pacote, a Citroën cobra R$ 89.490. A cor branca perolizada da versão testada adiciona mais R$ 1.890 – tons metálicos saem por R$ 1.490. O preço esbarra na versão de topo do Honda Civic, a EXR, que chega às lojas esse mês a R$ 88.400. Mas fica bem abaixo dos R$ 96.330 cobrados pela Toyota por seu Corolla Altis. De qualquer forma, na briga entre os sedãs médios no Brasil, só a Volkswagen tem um concorrente turbinado com mais força que o C4. Mas apenas em sua configuração top, que será vendida reestilizada no final de março por um valor que deve ultrapassar os R$ 100 mil. Talvez por isso a marca francesa planeje alcançar uma média de mil emplacamentos por mês em 2015. O que seria uma bela evolução em relação a 2014, que fechou com 767 unidades mensais e participação de 3,96 % no segmento, somando 9.206 exemplarese emplacados.
Consumo – O InMetro testou o Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem. O modelo registrou médias de 6,5 e 8,5 km/l em tráfego urbano e rodoviário com etanol no tanque e 9,3 e 11,9 km/l com gasolina, nas mesmas situações. Esse resultado deixou o sedã com nota “C” tanto na classificação geral quanto em sua categoria, com consumo energético de 2,11 MJ/km. Nota 6. Conforto – A suspensão filtra razoavelmente bem os desníveis das ruas brasileiras. O isolamento acústico é bom, já que o barulho do motor só aparece de maneira agressiva quando é esse o comportamento que se tem com o pedal do acelerador, ou seja, um ruído que normalmente quem opta por um propulsor turbo gosta de escutar. Os bancos são agradáveis e têm densidade firme. Quatro passageiros viajam com bastante espaço. Mesmo um quinto elemento, dependendo de sua estatura, não prejudica tanto o conforto no assento traseiro. Nota 8. Tecnologia – O C4 Lounge é construído sobre a plataforma PF2 da segunda geração do C4 hatch francês, lançado na Europa no fim de 2010. A base é uma evolução da usada no primeiro C4 e já está sendo substituída na Europa pela modular EMP2, do novo Peugeot 308. O motor da versão de topo é o badalado 1.6 litro THP, desenvolvido numa parceria entre a PSA e a BMW e agora com versão bicombustível. Há sistemas de segurança importantes, como seis airbags e controles de estabilidade e tração de série, assim como monitor de ponto cego. Nota 8.
Habitabilidade – Nesse ponto, o C4 Lounge se equipara aos sedãs médios da concorrência. As dimensões são generosas e as portas, grandes. As quatro têm bom ângulo de abertura e o porta-malas acomoda 450 litros – número que pode ser expandido com o rebatimento do banco traseiro. Mas faltam porta-objetos. O vão sob o apoia-braço central não é tão grande e também não deve ser utilizado para o que precise ficar mais à mão dos passageiros dianteiros. Na prática, somente os bolsões das portas ou o porta-luvas são realmente úteis. Nota 7. Acabamento – A cabine causa boa impressão assim que se entra no C4 Lounge Exclusive. O painel é revestido com material emborrachado e os bancos de couro da versão, além de confortáveis, ampliam a atmosfera de requinte. Há materiais plásticos duros, mas são utilizados apenas nas partes menos nobres. Nota 9. Design – A dianteira do C4 Lounge dá ao modelo uma imponência, com vincos acentuados no capô. A grade é harmoniosa e os frisos cromados de um farol ao outro ajudam a ornar o conjunto. Mas o principal trunfo é o perfil, que apresenta uma musculatura muito bem entalhada. É um carro que chama atenção nas ruas. Nota 9.
Custo/benefício – A versão THP Flex Exclusive é bem fornida de equipamentos e custa R$ 89.490. Um Peugeot 408 com o mesmo motor em sua versão apenas a gasolina é ligeiramente mais barato e sai por R$ 85.490, mas sem teto solar. O Renault Fluence vai a R$ 85.590 na versão topo Privilège em igualdade de equipamentos, mas com transmissão CVT e propulsor 2.0 de 143 cv. A configuração mais cara do Honda Civic, que começa a ser vendida neste mês de março, custa R$ 88.400, enquanto o líder da categoria, o Toyota Altis, começa em R$ 96.330. Apenas o Volkswagen Jetta – além da Peugeot, que faz parte do mesmo grupo que a Citroën – tem motor turbo na configuração top, mas o sedã começará a ser vendido reestilizado no final de março e o preço deve passar dos R$ 100 mil. Nota 7. Total – O Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive somou 79 pontos em 100 possíveis.
O motor 1.6 turbo capaz de entregar 173 cv quando abastecido com etanol é a grande estrela do modelo. Seu torque máximo de 24,5 kgfm constantes entre 1.400 e 4 mil giros confere um comportamento digno de elogios. As arrancadas são ágeis e seu desempenho, de maneira geral, é bastante consistente. O câmbio automático de seis marchas consegue extrair o melhor do quatro cilindros e o equilíbrio entre ambos é claro. A transmissão trabalha em sintonia com os movimentos no pé direito e a impressão que se tem é de que não há um “delay” entre a vontade do motorista e as reações do carro. O resultado é uma esportividade que vai além do que se espera de um sedã e dá ao C4 Lounge a possibilidade de agradar quem tem um pé direito mais pesado e quem prefere adotar uma direção mais comportada. O conjunto suspensivo é voltado para garantir o conforto de seus passageiros, mas isso não chega a afetar de forma gritante a estabilidade do carro. Normalmente, o modelo mantém as quatro rodas fincadas ao chão. Trata-se de um sedã bom de curvas e, no caso de algum excesso cometido, o controle eletrônico de estabilidade está presente para corrigir qualquer irregularidade. É sem dúvida uma boa opção para quem não pode abrir mão do espaço de um sedã médio, mas também não quer perder o instinto esportivo que normalmente é abolido nesta categoria.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle de tração.
Potência máxima: 173 cv com etanol e 166 com gasolina a 6 mil rpm.
Torque máximo: 24,5 kgfm com gasolina/etanol a 1.400 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos com etanol e 9,2 s com gasolina.
Velocidade máxima: 214 km/h.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm.
Taxa de compressão: 10,2:1.
Suspensão: Dianteiro tipo pseudo McPherson e traseira com travessa deformável. Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora nos dois eixos. Oferece controle de estabilidade de série.
Pneus: 225/45 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EDB.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,62 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso em ordem de marcha: 1.500 kg.
Capacidade do porta-malas: 450 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: El Palomar, Argentina.
Lançamento no Brasil: 2013.
Lançamento do motor THP Flex: 2014.
Itens de série: Rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro, bancos traseiros rebatíveis, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, central multimídia com tela colorida de 7 polegadas com CD/MP3/USB, Bluetooth, câmara de ré e GPS integrado, ar-condicionado automático digital bi-zone, fixação Isofix, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletronicamente e com regulagem elétrica, sensores de chuva, crespuscular e de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema keyless com botão start/stop, teto solar e painel de instrumentos digital/analógico personalizável em 5 tons do branco ao azul.
Preço: R$ 89.490.
Opcional: Cor branca perolizada.
Preço completo: R$ 91.380.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Duplo sentido - Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive alia conforto de um sedã médio à esportividade de seu motor turbo bicombustível
Veja também:
- Primeiras impressões do Citroën C4 Lounge THP Flex
- Teste do Citroën C4 Lounge 2.0 Tendance
As inovações chegaram ainda a outra parte do trem de força, porém de forma mais discreta. O câmbio automático sequencial de seis marchas passou por uma modernização em seu conversor de torque e, com isso, de acordo com a Citroën, contribui agora para a redução de até 7,5% no consumo de combustível em relação ao 1.6 THP movido a gasolina. Essa transmissão adiciona ainda a função RDT, de Redução De Tração. Ela ajuda a diminuir as vibrações em marcha lenta quando o carro está em movimento. Um avanço que beneficia os motoristas que enfrentam o trânsito cada vez mais engarrafado das metrópoles nacionais. A lista de itens de série da versão Exclusive é bem extensa. Além do câmbio automático sequencial de seis velocidades, a configuração de topo do C4 Lounge já vem de fábrica com ar-condicionado automático digital bizone, central multimídia com CD/MP3 e comandos no volante, GPS e tela colorida de sete polegadas, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, soleiras cromadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora, câmara de ré, sistema de keyless e botão start/stop para dar a partida no motor. O teto solar, que no lançamento era oferecido como opcional, está sendo entregue a custo zero nas configurações realizadas no site oficial da marca.
Pelo pacote, a Citroën cobra R$ 89.490. A cor branca perolizada da versão testada adiciona mais R$ 1.890 – tons metálicos saem por R$ 1.490. O preço esbarra na versão de topo do Honda Civic, a EXR, que chega às lojas esse mês a R$ 88.400. Mas fica bem abaixo dos R$ 96.330 cobrados pela Toyota por seu Corolla Altis. De qualquer forma, na briga entre os sedãs médios no Brasil, só a Volkswagen tem um concorrente turbinado com mais força que o C4. Mas apenas em sua configuração top, que será vendida reestilizada no final de março por um valor que deve ultrapassar os R$ 100 mil. Talvez por isso a marca francesa planeje alcançar uma média de mil emplacamentos por mês em 2015. O que seria uma bela evolução em relação a 2014, que fechou com 767 unidades mensais e participação de 3,96 % no segmento, somando 9.206 exemplarese emplacados.
Ponto a ponto
Desempenho – O motor 1.6 THP flex que equipa o C4 Lounge Exclusive é capaz de render até 173 cv com etanol no tanque e 166 cv com gasolina, número mais que suficiente para empurrar o sedã médio de 1.500 kg da Citroën. A aceleração de zero a 100 km/h ocorre em bons 8,9 segundos e a máxima chega aos 214 km/h. As saídas de sinal se dão de maneira bem rápida e as retomadas e ultrapassagens ocorrem de forma consistente. O bom torque de 24,5 kgfm, pleno já em 1.400 rotações, torna as respostas às pisadas no acelerador quase instantâneas. Nota 9. Estabilidade – A suspensão do C4 Lounge prioriza o conforto, mas controla de forma eficiente as rolagens de carroceria. A sensação de segurança é constante e, para os motoristas mais ousados, há controle eletrônico de estabilidade. A direção é leve em velocidades médias, mas trabalha em sintonia com o velocímetro no que diz respeito à firmeza. A esportividade instigada pelo motor turbo vem acompanhada de um comportamento sóbrio nos caminhos mais sinuosos. Nota 9. Interatividade – A posição de dirigir é boa e todos os comandos vitais estão bem posicionados. Há um excesso de botões, mas a maioria tem um funcionamento bem intuitivo. O único porém fica por conta da utilização e configuração da central multimídia. Inserir um endereço no GPS demanda o uso de um botão giratório – não há tela touch – e as informações do computador de bordo se sobrepõem ao display, prejudicando sua utilização em viagens em que o navegador esteja sendo utilizado, por exemplo. Nota 7.Consumo – O InMetro testou o Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem. O modelo registrou médias de 6,5 e 8,5 km/l em tráfego urbano e rodoviário com etanol no tanque e 9,3 e 11,9 km/l com gasolina, nas mesmas situações. Esse resultado deixou o sedã com nota “C” tanto na classificação geral quanto em sua categoria, com consumo energético de 2,11 MJ/km. Nota 6. Conforto – A suspensão filtra razoavelmente bem os desníveis das ruas brasileiras. O isolamento acústico é bom, já que o barulho do motor só aparece de maneira agressiva quando é esse o comportamento que se tem com o pedal do acelerador, ou seja, um ruído que normalmente quem opta por um propulsor turbo gosta de escutar. Os bancos são agradáveis e têm densidade firme. Quatro passageiros viajam com bastante espaço. Mesmo um quinto elemento, dependendo de sua estatura, não prejudica tanto o conforto no assento traseiro. Nota 8. Tecnologia – O C4 Lounge é construído sobre a plataforma PF2 da segunda geração do C4 hatch francês, lançado na Europa no fim de 2010. A base é uma evolução da usada no primeiro C4 e já está sendo substituída na Europa pela modular EMP2, do novo Peugeot 308. O motor da versão de topo é o badalado 1.6 litro THP, desenvolvido numa parceria entre a PSA e a BMW e agora com versão bicombustível. Há sistemas de segurança importantes, como seis airbags e controles de estabilidade e tração de série, assim como monitor de ponto cego. Nota 8.
Habitabilidade – Nesse ponto, o C4 Lounge se equipara aos sedãs médios da concorrência. As dimensões são generosas e as portas, grandes. As quatro têm bom ângulo de abertura e o porta-malas acomoda 450 litros – número que pode ser expandido com o rebatimento do banco traseiro. Mas faltam porta-objetos. O vão sob o apoia-braço central não é tão grande e também não deve ser utilizado para o que precise ficar mais à mão dos passageiros dianteiros. Na prática, somente os bolsões das portas ou o porta-luvas são realmente úteis. Nota 7. Acabamento – A cabine causa boa impressão assim que se entra no C4 Lounge Exclusive. O painel é revestido com material emborrachado e os bancos de couro da versão, além de confortáveis, ampliam a atmosfera de requinte. Há materiais plásticos duros, mas são utilizados apenas nas partes menos nobres. Nota 9. Design – A dianteira do C4 Lounge dá ao modelo uma imponência, com vincos acentuados no capô. A grade é harmoniosa e os frisos cromados de um farol ao outro ajudam a ornar o conjunto. Mas o principal trunfo é o perfil, que apresenta uma musculatura muito bem entalhada. É um carro que chama atenção nas ruas. Nota 9.
Custo/benefício – A versão THP Flex Exclusive é bem fornida de equipamentos e custa R$ 89.490. Um Peugeot 408 com o mesmo motor em sua versão apenas a gasolina é ligeiramente mais barato e sai por R$ 85.490, mas sem teto solar. O Renault Fluence vai a R$ 85.590 na versão topo Privilège em igualdade de equipamentos, mas com transmissão CVT e propulsor 2.0 de 143 cv. A configuração mais cara do Honda Civic, que começa a ser vendida neste mês de março, custa R$ 88.400, enquanto o líder da categoria, o Toyota Altis, começa em R$ 96.330. Apenas o Volkswagen Jetta – além da Peugeot, que faz parte do mesmo grupo que a Citroën – tem motor turbo na configuração top, mas o sedã começará a ser vendido reestilizado no final de março e o preço deve passar dos R$ 100 mil. Nota 7. Total – O Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive somou 79 pontos em 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
Esportividade nem sempre é uma característica que é levada ao pé da letra quando se analisa os sedãs. O formato em três volumes prioriza a habitabilidade e o conforto. Mas a Citroën conseguiu no C4 Lounge Exclusive aliar requinte, sobriedade e uma boa dose de esportividade ao modelo. Por fora, o design agrada o suficiente para arrancar olhares por onde passa – principalmente na cor da versão testada, um branco perolizado. Ainda mais quando decide-se extrair o bom desempenho proporcionado pelo motor turbo. A cabine chama bastante atenção. Os revestimentos são de boa qualidade e, com grande parte deles emborrachados ou em couro, cria-se uma atmosfera refinada. A central multimídia, porém, não é moderna. Definir um endereço de destino no GPS, por exemplo, demanda certa paciência. As letras são digitadas a partir de um botão giratório, já que a tela não é sensível ao toque. Ao menos, o sedã é recheado de equipamentos interessantes. Caso, por exemplo, do ar-condicionado automático de duas zonas e dos faróis de xenon direcionais.O motor 1.6 turbo capaz de entregar 173 cv quando abastecido com etanol é a grande estrela do modelo. Seu torque máximo de 24,5 kgfm constantes entre 1.400 e 4 mil giros confere um comportamento digno de elogios. As arrancadas são ágeis e seu desempenho, de maneira geral, é bastante consistente. O câmbio automático de seis marchas consegue extrair o melhor do quatro cilindros e o equilíbrio entre ambos é claro. A transmissão trabalha em sintonia com os movimentos no pé direito e a impressão que se tem é de que não há um “delay” entre a vontade do motorista e as reações do carro. O resultado é uma esportividade que vai além do que se espera de um sedã e dá ao C4 Lounge a possibilidade de agradar quem tem um pé direito mais pesado e quem prefere adotar uma direção mais comportada. O conjunto suspensivo é voltado para garantir o conforto de seus passageiros, mas isso não chega a afetar de forma gritante a estabilidade do carro. Normalmente, o modelo mantém as quatro rodas fincadas ao chão. Trata-se de um sedã bom de curvas e, no caso de algum excesso cometido, o controle eletrônico de estabilidade está presente para corrigir qualquer irregularidade. É sem dúvida uma boa opção para quem não pode abrir mão do espaço de um sedã médio, mas também não quer perder o instinto esportivo que normalmente é abolido nesta categoria.
Ficha técnica
Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbo com intercooler, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle de tração.
Potência máxima: 173 cv com etanol e 166 com gasolina a 6 mil rpm.
Torque máximo: 24,5 kgfm com gasolina/etanol a 1.400 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos com etanol e 9,2 s com gasolina.
Velocidade máxima: 214 km/h.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm.
Taxa de compressão: 10,2:1.
Suspensão: Dianteiro tipo pseudo McPherson e traseira com travessa deformável. Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora nos dois eixos. Oferece controle de estabilidade de série.
Pneus: 225/45 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EDB.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,62 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso em ordem de marcha: 1.500 kg.
Capacidade do porta-malas: 450 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: El Palomar, Argentina.
Lançamento no Brasil: 2013.
Lançamento do motor THP Flex: 2014.
Itens de série: Rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro, bancos traseiros rebatíveis, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, central multimídia com tela colorida de 7 polegadas com CD/MP3/USB, Bluetooth, câmara de ré e GPS integrado, ar-condicionado automático digital bi-zone, fixação Isofix, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletronicamente e com regulagem elétrica, sensores de chuva, crespuscular e de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema keyless com botão start/stop, teto solar e painel de instrumentos digital/analógico personalizável em 5 tons do branco ao azul.
Preço: R$ 89.490.
Opcional: Cor branca perolizada.
Preço completo: R$ 91.380.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Duplo sentido - Citroën C4 Lounge THP Flex Exclusive alia conforto de um sedã médio à esportividade de seu motor turbo bicombustível
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 04 Mar 2015 09:00:00
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