Conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) o mercado de vendas de veículos vem se mostrando tímido neste ano de 2014.
Dentre fatores diversos e muitas vezes pessoais na escolha de compra de veículos, o consumidor certamente tende a começar a considerar a relação custo benefício e neste ponto a Volkswagen vem perdendo vendas. A estratégia da Fiat tem sido mais agressiva quanto a inclusão de alguns adicionais em sua linha e com preço menor em relação aos veículos do concorrente direto. A Volkswagen tentou manter o mercado com o lançamento do Up!, porém, sem sucesso, muito se devendo a seu preço mais elevado em relação ao concorrente principal.
O mercado de vendas de veículos vem sofrendo grande impacto pela entrada de novas montadoras no Brasil, oferecendo opções de itens e preços com grande apelo de consumo. De qualquer forma a inovação e a comparação custo benefício vêm sendo cada vez mais utilizadas pelo consumidor ao se decidir por uma marca, o que fará com que as empresas passem a criar novas estratégias na conquista desse novo consumidor.
Conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) o mercado de vendas de veículos se mostrou tímido neste ano.
3 Carros mais vendidos em 2014
Os três veículos mais vendidos no ano foram:- Fiat Palio com 161.111 unidades;
- Volkswagen Gol com 159.216 unidades;
- Fiat Strada com 139.779 unidades.
Mudanças no mercado
A chegada de novos concorrentes, a falta de atualização do projeto e o fim da versão G4 (geração anterior), que tirou das lojas as opções mais baratas foram os fatores que afetaram de forma determinante as vendas do até então líder, comprometendo a liderança da montadora no mercado brasileiro.Clássicos em baixa
Quanto ao cansaço do consumidor com o modelo Gol, há uma relação direta quanto ao estilo e mensagem, pois os novos consumidores não se deixaram levar pela imagem de qualidade e durabilidade. Há algum tempo, uma expressiva parcela de novos consumidores começou a buscar no mercado opções que oferecessem diferenciais de conectividade, equipamentos e conforto. A Fiat vem conseguindo superar a Volkswagen neste segmento desde junho de 2014, entretanto os dados do setor apontam que no ano as vendas de veículos no Brasil, vem caindo em relação ao ano de 2013. Desta forma as oscilações quanto aos índices de vendas vêm ocorrendo mais pela redução de consumo do que aumento de produção. Neste aspecto o Fiat Palio teve queda menor em relação ao concorrente.Dentre fatores diversos e muitas vezes pessoais na escolha de compra de veículos, o consumidor certamente tende a começar a considerar a relação custo benefício e neste ponto a Volkswagen vem perdendo vendas. A estratégia da Fiat tem sido mais agressiva quanto a inclusão de alguns adicionais em sua linha e com preço menor em relação aos veículos do concorrente direto. A Volkswagen tentou manter o mercado com o lançamento do Up!, porém, sem sucesso, muito se devendo a seu preço mais elevado em relação ao concorrente principal.
Considerações finais
O mercado de vendas de veículos vem sofrendo grande impacto pela entrada de novas montadoras no Brasil, oferecendo opções de itens e preços com grande apelo de consumo. De qualquer forma a inovação e a comparação custo benefício vêm sendo cada vez mais utilizadas pelo consumidor ao se decidir por uma marca, o que fará com que as empresas passem a criar novas estratégias na conquista desse novo consumidor.
Conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) o mercado de vendas de veículos se mostrou tímido neste ano.
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Mercado
Publicado em: 23 Dec 2014 14:23:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário