Ford Ka estreia nova motorização 1.5 de até 110 cv na versão hatch para ser um dos mais vendidos do País Divulgação O novo Ford Ka acabou de chegar ao mercado, mas sua vida tem sido agitada. No primeiro mês de vendas, em setembro, emplacou mais de sete mil unidades — marca que o colocou na 12ª posição geral — e sofreu um prematuro recall. Agora, a montadora passa a oferecer na versão hatch o propulsor 1.5 do sedã Ka+, cujas vendas começaram nesta semana. Com isso, a ideia é superar as 10 mil unidades mensais, o que colocaria o hatch entre os cinco mais vendidos do País. São três versões: SE (R$ 40.390), SE Plus (R$ 42.390) e SEL (R$ 44.990). A mais básica traz de série ar, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com USB e Bluetooth, ajusta de altura do volante e chave canivete.
É o New Fiesta, é o Ecosport? Não, é a cabine do novo Ka Divulgação O modelo intermediário acrescenta vidros elétricos atrás, volante multifuncional e sistema SYNC com comandos de voz. A configuração topo de linha agrega controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura. “Kapetinha” O R7 Carros passou um fim de semana com a versão mais cara (SEL) do compacto para avaliar o comportamento do motor mais potente. Se a versão de entrada 1.0 de 85 cavalos já é esperta, a configuração mais apimentada do hatch garante doses extras de diversão. O motor 1.5 de até 110 cv de potência a 5.500 rpm e 14,92 kgfm de torque a 4.250 rpm (etanol) entrega fôlego de sobra em arrancadas e retomadas. Em acelerações mais vigorosas, é fácil o carro sair cantando pneu — mesmo na segunda marcha. O comportamento esportivo é reforçado pelo câmbio manual de cinco marchas, de engates curtos e precisos. A suspensão, por sua vez, consegue aliar conforto e esportividade de forma equilibrada. Choque de gerações “Esse é o novo Ka!?” A reação de uma leiga ao entrar no compacto reflete o impacto de uma estratégia bem clara da Ford: reconstruir a imagem do modelo como um carro maior, mais moderno e confortável. Ao contrário da geração anterior, a cabine ficou ampla e arejada, com bom espaço sobretudo para a cabeça. O espaço interno é amplo na frente e atrás, onde três adultos se acomodam com relativo conforto. No porta-malas cabem 257 litros. O acabamento da cabine também evoluiu e, esteticamente, seguiu as linhas já consagradas por modelos de segmentos superiores, como Ford Ecosport e New Fiesta. O ponto negativo vai para o painel de instrumentos, que poderia ser menos tímido e ter mostradores maiores. Disputa familiar A surpresa positiva de alguns, porém, é acompanhada de olhares céticos de outros. “Por esse preço eu vou de New Fiesta”, ouço em outra ocasião. E a Ford sabe disso. A partir de R$ 42.990, o compacto premium será um rival de peso dentro da própria casa. A Ford argumenta que os hatchs buscam públicos distintos. Enquanto o Ka aposta na funcionalidade (razão), com mais espaço interno e itens de série, o New Fiesta apela para a esportividade (emoção), com sua cabine arrojada e status de segmento superior. O gerente de produtos da Ford, Andre Leite, resume a questão. — As montadoras rivais também oferecem modelos distintos na mesma faixa de preço. Nós preferimos ter essa briga interna a deixá-la para a concorrência. FICHA TÉCNICA Motor: 1.5 l 16V flex
Potência: 105 cv a 6.500 rpm (G) e 110 cv a 5.500 rpm (E)
Torque: 14,6 kgfm a 4.250 rpm (G) e 14,92 kgfm a 4.250 rpm (E)
Câmbio: Manual de cinco marchas
Direção: Elétrica
Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira
Dimensões: 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura (sem espelhos), 1,52 m de altura e 2,49 m de entre-eixos
Pneus: 175/65 R14 (versão SE) e 195/55 R15 (versão SEL)
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Peso em ordem de marcha: 1018 kg (versão SE) e 1034 kg (versão SEL)
Preços: R$ 40.390 (SE), R$ 42.390(SE Plus) e R$ 44.990 (SEL) Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros
É o New Fiesta, é o Ecosport? Não, é a cabine do novo Ka Divulgação O modelo intermediário acrescenta vidros elétricos atrás, volante multifuncional e sistema SYNC com comandos de voz. A configuração topo de linha agrega controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura. “Kapetinha” O R7 Carros passou um fim de semana com a versão mais cara (SEL) do compacto para avaliar o comportamento do motor mais potente. Se a versão de entrada 1.0 de 85 cavalos já é esperta, a configuração mais apimentada do hatch garante doses extras de diversão. O motor 1.5 de até 110 cv de potência a 5.500 rpm e 14,92 kgfm de torque a 4.250 rpm (etanol) entrega fôlego de sobra em arrancadas e retomadas. Em acelerações mais vigorosas, é fácil o carro sair cantando pneu — mesmo na segunda marcha. O comportamento esportivo é reforçado pelo câmbio manual de cinco marchas, de engates curtos e precisos. A suspensão, por sua vez, consegue aliar conforto e esportividade de forma equilibrada. Choque de gerações “Esse é o novo Ka!?” A reação de uma leiga ao entrar no compacto reflete o impacto de uma estratégia bem clara da Ford: reconstruir a imagem do modelo como um carro maior, mais moderno e confortável. Ao contrário da geração anterior, a cabine ficou ampla e arejada, com bom espaço sobretudo para a cabeça. O espaço interno é amplo na frente e atrás, onde três adultos se acomodam com relativo conforto. No porta-malas cabem 257 litros. O acabamento da cabine também evoluiu e, esteticamente, seguiu as linhas já consagradas por modelos de segmentos superiores, como Ford Ecosport e New Fiesta. O ponto negativo vai para o painel de instrumentos, que poderia ser menos tímido e ter mostradores maiores. Disputa familiar A surpresa positiva de alguns, porém, é acompanhada de olhares céticos de outros. “Por esse preço eu vou de New Fiesta”, ouço em outra ocasião. E a Ford sabe disso. A partir de R$ 42.990, o compacto premium será um rival de peso dentro da própria casa. A Ford argumenta que os hatchs buscam públicos distintos. Enquanto o Ka aposta na funcionalidade (razão), com mais espaço interno e itens de série, o New Fiesta apela para a esportividade (emoção), com sua cabine arrojada e status de segmento superior. O gerente de produtos da Ford, Andre Leite, resume a questão. — As montadoras rivais também oferecem modelos distintos na mesma faixa de preço. Nós preferimos ter essa briga interna a deixá-la para a concorrência. FICHA TÉCNICA Motor: 1.5 l 16V flex
Potência: 105 cv a 6.500 rpm (G) e 110 cv a 5.500 rpm (E)
Torque: 14,6 kgfm a 4.250 rpm (G) e 14,92 kgfm a 4.250 rpm (E)
Câmbio: Manual de cinco marchas
Direção: Elétrica
Freios: Disco na dianteira e tambor na traseira
Dimensões: 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura (sem espelhos), 1,52 m de altura e 2,49 m de entre-eixos
Pneus: 175/65 R14 (versão SE) e 195/55 R15 (versão SEL)
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Peso em ordem de marcha: 1018 kg (versão SE) e 1034 kg (versão SEL)
Preços: R$ 40.390 (SE), R$ 42.390(SE Plus) e R$ 44.990 (SEL) Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros
Fonte: R7
Publicado em: 2014-10-21T12:09:00-02:00
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