Chevrolet Onix: apesar do projeto moderno, desempenho foi ruim Divulgação A segurança dos carros no Brasil melhorou nos últimos anos com a adoção de novas plataformas e obrigatoriedade de itens como air bags e ABS, mas ainda está abaixo de outros países e deixa a desejar na proteção aos ocupantes — sobretudo as crianças. A conclusão é do secretário Geral do Latin NCap, órgão que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, Alejandro Furas. A empresa divulgou nesta terça-feira (19) os resultados do teste de colisão de cinco modelos, e nenhum deles ganhou nota máxima. O melhor da turma foi o Peugeot 208, que obteve quatro estrelas na proteção aos adultos e três estrelas na proteção às crianças. Segundo o órgão, a estrutura moderna do modelo garantiu uma deformação correta nos impactos. — O Latin Ncap tem convicção que o Peugeot 208 pode obter no futuro as cinco estrelas, já que sua estrutura básica mostrou um bom desempenho no teste. O Fiat Palio, por sua vez, três estrelas quanto à proteção de adultos e duas estrelas em relação às crianças. Uma versão sem air bags do modelo também foi avaliada, e embora já tenha saído de produção ela não recebeu nenhuma estrela. — O Latin Ncap também incentiva a Fiat a que ela continue a avançar às cinco estrelas em segurança do passageiro adulto. Ao contrário da Peugeot e da Fiat, que melhoraram suas avaliações em relação aos testes anteriores, a Chevrolet apresentou um desempenho “desapontador” com seus modelos Onix e Spark. O Chevrolet Onix obteve três estrelas na proteção aos ocupantes adultos e duas estrelas na proteção às crianças. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. — Sendo o Onix um carro novo, baseado em uma plataforma moderna, o fato de ele ter atingido apenas três estrelas é pouco impressionante. A Latin Ncap, portanto, espera que a Chevrolet atinja logo cinco estrelas em vez de ficar com seus atuais e desapontadores resultados. Por fim, o Chevrolet Spark (sem air bags) obteve zero estrela quanto à proteção do ocupante adulto e duas estrelas para crianças. Vendido em alguns países da América Latina, o hatch é forte candidato para chegar às ruas brasileiras nos próximos anos. — A falta de airbags no Spark, junto com uma carroceria instável, leva a um resultado pobre. É decepcionante que a Chevrolet não esteja disposta, ao menos, a seguir o exemplo da Fiat e parar a produção desse modelo sem airbags para a América Latina. Teste mais rígido Esta quinta fase dos testes de colisão do Latin Ncap ficou mais exigente no quesito proteção para as crianças, com adoção de nova tecnologia de bonecos (dummy infantil) para representar crianças de três anos e de 18 meses e nova avaliação em relação aos pontos às ancoragens ISOFIX e aos cintos de três pontos em todas as posições. O órgao afirmou continuar preocupado com a "falta de critérios de desempenho e de requisitos de COP (conformidade de produção) em algumas normas de proteção do ocupante em países da região". Os requisitos COP garantem que o desempenho de segurança de um modelo se mantenha a partir da aprovação original durante todo o período de venda nos mercados da região. Veja abaixo os vídeos com as colisões de cada modelo:
Latin Ncap 2014 - Peugeot 208 por thevideos11
Latin Ncap 2014 - Fiat Palio por thevideos11
Latin Ncap 2014 - Fiat Palio sem airbags por thevideos11
Latin Ncap 2014 - Chevrolet Spark sem air bags por thevideos11
Latin Ncap 2014 - Chevrolet Onix por thevideos11
Fonte: R7
Publicado em: 2014-08-19T16:45:00-03:00
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