12 de set. de 2014

Aceleramos: novo caminhão Ford F-4000 é robusto com obstáculos e rústico com ocupantes

Aceleramos: novo caminhão Ford F-4000 é robusto com obstáculos e rústico com ocupantes






Ford F4000 tem força para encarar obstáculos, como este trecho alagado com profundidade de 0,75 metro Divulgação A Ford apresentou nesta quinta-feira (21) a sua nova linha de caminhões da Série F, composta pelo semileve F-350 (R$ 101.290) e pelos leves F- 4000 (R$ 117.290) e F4000 4X4 (R$ 133.290) e que chega às concessionárias em setembro. Primeiros caminhões globais da montadora com design criado no Brasil, eles vêm equipados com o novo motor 2.8 de 150 cavalos a 3.200 rpm e 36,70 kgfm de torque entre 1.800 e 2.700 rpm associado a um câmbio manual de cinco marchas. Segundo a Ford, esse novo conjunto é mais leve, compacto, eficiente e cerca de 6% mais econômico no consumo de diesel. Entre os itens de série estão ar-condicionado e freios ABS com EBD. A garantia dos modelos é de 12 meses para veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial. Um item inédito da nova linha é o Ford Trac, sistema de monitoramento do veículo que, através de sinais GPRS do celular, realiza funções como localização e bloqueio do caminhão e extração dos dados de condução (velocidade e consumo de combustível, por exemplo). Com os novos modelos, a montadora busca fortalecer suas vendas no segmento dos leves, do qual é uma das líderes de vendas com o Cargo 816 e o novo Cargo 1119, lançados em janeiro de 2014. Feita as apresentações, como eles se comportam na prática?  Acelerando O R7 Carros avaliou o caminhão semi-leve Ford F-4000 4x4 (R$ 133.290) em circuitos fora de estrada leve e off-road em um campo de provas na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo. Para quem não está acostumado a dirigir caminhões (no caso, eu), as novidades começam logo ao sentar ao volante. A primeira coisa que chama atenção é a simplicidade da cabine. O painel de instrumentos tem visual básico, com poucos botões. Entre os itens, não há de série vidros elétricos nem um sistema de som básico, o qual seria bem vindo aos motoristas que passam horas dirigindo.  Retrovisor interno central e para-sol do motorista com espelhos também são luxos prescindidos pelo Ford 4000, que deixa claro desde o primeiro instante sua verdadeira vocação: encarar obstáculos e carregar carga pesada. No circuito fora de estrada leve, essa versão mostrou equilíbrio dinâmico nas curvas e força para encarar subidas, mesmo abastecida com duas toneladas na caçamba. Apesar das proporções generosas, o modelo tem suspensão firme e responde bem aos estímulos do acelerador. Porém, o câmbio de relações longas exige alguma adaptação. São três modos de condução: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Nesse último, o F-4000 entrega potência o suficiente para subir aclives só com a primeira marcha engatada, sem pisar no acelerador — em descidas, o sistema controla a velocidade do carro engatado de forma a controlar o giro do motor pelo freio. Indicada para o uso rural, a F-4000 tem força de sobra para encarar obstáculos e realizar aquela entrega no prazo determinado. Só não pense em rodar com a ergonomia e as comodidades de um carro de passeio: aqui, trabalho e lazer não se misturam, ao menos no primeiro contato.     Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros
 

Fonte: R7
Publicado em: 2014-08-25T14:48:08-03:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário