7 de jul. de 2016

Ford divulga vídeos com melhores estradas da Europa

Ford divulga vídeos com melhores estradas da Europa

Conteúdo em Vídeo
As pessoas que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a Europa já tiveram a oportunidade de ver em filmes e em programas de televisão algumas das estradas mais bonitas do planeta. A Ford resolveu explorar o tema em uma série de vídeos onde passa por alguns dos melhores locais para se conduzir um veículo no Velho Continente. A série de vídeos foi gravada em um período de 12 meses, e se tornou uma espécie de guia para os motoristas que desejam conhecer estas estradas e ter a experiência de dirigir por cenários realmente espetaculares. Algumas das estradas apresentadas são bastante conhecidas, outras nem tanto.

Ao longo do vídeo, a Ford também fez uma avaliação de cada um dos trechos que são apresentados nos vídeos, levando em consideração fatores como percurso, emoção, superfície, acessibilidade, hospitalidade, paisagem e facilidades. Todos os vídeos podem ser acessados no canal da Ford Europa no Youtube.
Série foi realizada com diversos carros da montadora.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

Ford Focus poderá ganhar novas versões em breve

Ford Focus poderá ganhar novas versões em breve



Os números de consumo do INMETRO revelaram algumas interessantes novidades para o Ford Focus. O hatch médio da Ford – assim como todos seus companheiros de categoria- sofre com vendas minúsculas e que diminuem a cada mês por conta dos SUVs. - Siga o AUTOPOLIS no Facebook- Leia mais notícias sobre a Ford No entanto, […] The post Ford Focus poderá ganhar novas versões em breve appeared first on Autopolis Portal.

Fonte: R7

Estreia mundial da picape Renault Alaskan

Estreia mundial da picape Renault Alaskan

Não há como contrariar o mercado. Em 2015, a chegada da Duster Oroch já evidenciava a rendição da Renault à febre de modelos utilitários ao investir no segmento de picapes. Agora, a fabricante francesa apresenta a Alaskan, sua primeira picape média em 117 anos de história. Apresentada na Colômbia, a picape é um produto global da marca e já entra em produção neste ano, no México. No Brasil, o modelo deve desembarcar somente em 2018.

Veja também:
  • Renault libera vídeo do novo conceito Alaskan
Concebida em parceria com a Nissan, a Alaskan é baseada na nova geração da Nissan Frontier, de quem herda todo conjunto arquitetônico. Haverá opção de cabine simples e dupla, chassi-cabine e chassi alongado. O objetivo é atender a diversas necessidades e diferentes situações para conquistar clientes pela versatilidade. A produção que vai suprir os mercados ao redor do mundo ficará por conta de três fábricas, na Espanha, no México e na Argentina. Desta última, virão os modelos para o mercado brasileiro. Para pegar pesado, a capacidade de carga é de 1 tonelada e pode rebocar até 3,5 toneladas.

Além de Nissan e Renault, essa plataforma vai originar mais um modelo inédito. Ainda sem nome definido, a Mercedes pretende ingressar no segmento de picapes médias. Apesar de usar a mesma arquitetura, o modelo trará características específicas do segmento premium, para atender os clientes da marca alemã em acabamento, design e motorização. A linha de produção será a mesma da Frontier e da Alaskan.

Visualmente, a picape é praticamente a concretização do conceito apresentado em meados do ano passado. As diferenças ficam por conta dos faróis, que não são compostos exclusivamente por leds, e das rodas, que são menores, apesar de manterem o mesmo design. De perfil, a Alaskan é idêntica à nova geração da Nissan Frontier, assim como no interior. As raras diferenças se restringem ao volante, painel de instrumentos e aos padrões de acabamento. Na traseira, mudam as lanternas, com relevos e diferenças no layout de luzes, bem semelhantes às S10 e Hilux vendidas por aqui.

O motor será um 2.3 a diesel com sistema twinturbo e potência entre 160 e 190 cv. Há ainda, de acordo com a necessidade mercado, a possibilidade de a picape ser equipada com motor 2.5 a gasolina – com possibilidade de se tornar flex no Brasil - com 160 cv de potência ou um 2.5 turbodiesel com 160 cv ou 190 cv. De acordo com a fabricante, a picape vai oferecer tração 4X2 ou 4X4 com reduzida, gerenciada por um câmbio manual de seis ou automático de sete marchas. Para incrementar um pouco mais a capacidade off-road, o vão livre do solo é de 23 cm e pode ser dotada de câmara de 360º.

Para melhorar o controle dinâmico, a Alaskan vai trazer diversos recursos eletrônicos, como controle deslizamento do diferencial (eLSD), bloqueio do diferencial traseiro, assistente de partida em rampa (HSA), EBD, ESP, entre outros auxílios. Visando o conforto, a Alaskan, quando com cabine dupla, utiliza suspensão traseira multilink, como a Duster Oroch. A prática, não muito comum em picapes médias no país – somente a Fiat Toro possui –, aumenta o conforto para os passageiros do banco traseiro.
Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Caminho da roça - Renault aposta na diversificaçao de seu line up com a picape Alaskan

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias

Teste do Citroën Aircross Live 1.5

Teste do Citroën Aircross Live 1.5

O aquecimento do mercado de SUVs compactos no Brasil fez com que algumas marcas passassem a apostar com mais força no segmento. Até aquelas que não têm representantes típicos na categoria. A Citroën, por exemplo, enxergou potencial no crossover Aircross. Tanto que, no final do ano passado, promoveu um facelift no modelo – que antes era chamado de C3 Aircross – e inseriu novidades que, na estratégia da marca francesa, seriam capazes de fazê-lo responder pelas vendas também do extinto C3 Picasso. A julgar pelo número de emplacamentos do modelo no primeiro semestre de 2016, deu certo. Em meio à queda geral de 25,1% do mercado automotivo no Brasil, as vendas do Aircross sofreram uma retração de apenas 0,7%. Um verdadeiro feito diante dos números do setor, com média de 565 exemplares emplacados entre janeiro e junho deste ano. Cerca de 40% dessas unidades são na versão Live, metade delas na configuração com motor 1.5 e câmbio manual, como a unidade avaliada.  Veja também:
  • Primeiras impressões do Citroën Aircross 2016
  • Teste do Citroën C3 Aircross Exclusive MT
A principal evolução estética do Aircross atual em relação ao anterior C3 Aircross está na dianteira, com as novas grade e assinatura luminosa em leds. O modelo ganhou faróis mais afilados e design no estilo que a marca batizou de “squarcle” – uma espécie de combinação entre “square” (quadrado) e “circle” (círculo). As linhas estão mais arredondadas, mas o formato “caixote” ainda aparece na cabine – principalmente na parte de trás, favorecendo o espaço interno para passageiros e bagagens no porta-malas. A grade dianteira “invade” o conjunto ótico, que se divide em duas partes, com faróis em cima e luzes diurnas no para-choques. Farol de neblina não faz parte dos itens da versão Live 1.5.

Na traseira, o para-choque também mudou. Na versão Live, não há estepe pendurado na tampa do porta-malas – o pneu extra fica dentro do carro, sob o assoalho do compartimento de bagagem. As lanternas traseiras ganharam novo acabamento em máscara negra, enquanto o perfil ostenta barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas e protuberantes caixas de roda em plástico preto.  O motor do Aircross Live manual é 1.5 litro, capaz de render 93 cv com etanol no tanque e 89 cv quando abastecido com gasolina. O torque máximo, de 14,2 kgfm com etanol e 13,5 kgfm com gasolina, aparece em 3 mil giros. O câmbio tem cinco marchas. Esta, na verdade, é a versão mais equipada com essa motorização na minivan. Acima dela, todas recebem propulsor 1.6 de 122 cv, que também pode vir acompanhado de transmissão automática de quatro velocidades.

A lista de itens de série é extensa para uma versão intermediária – abaixo dela, só a Start. A direção é elétrica e há ar-condicionado, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico, computador de bordo e rádio com bluetooth. Por R$ 1.400 além dos R$ 56.690 pedidos pelo Aircross Live 1.5, é possível inserir central multimídia com tela sensível ao toque e que espelha celulares. 

Ponto a ponto

Desempenho – Como tem apenas 93 cv de potência, o motor 1.5 do Citroën Aircross Live com câmbio manual surpreende nesse quesito. O propulsor é valente, sobe rápido de giros. O torque máximo já está disponível em 3 mil giros. Isso faz com que o carro se mostre disposto em praticamente todas as situações e a sensação de falta de força não apareça. O câmbio também merece elogios, com engates curtos e precisos. Nota 8. Estabilidade – O Aircross é um carro “altinho”, mas se mantém no controle mesmo em velocidades elevadas – honra as boas tradições da marca no desenvolvimento de sistemas suspensivos. Nem as curvas acentuadas parecem desequilibrar o modelo. A direção é elétrica, tem o peso certo e não exige correções. As rolagens de carroceria até aparecem, mas de forma sutil e nada intimidadoras. Nota 8.

Interatividade – Todos os comandos ficam localizados em pontos de fácil acesso e têm leitura clara. A visibilidade traseira não é das melhores e faz falta, nas manobras de estacionamento, uma câmara de ré ou mesmo sensores de obstáculos. A direção elétrica, porém, é extremamente leve. A central multimídia opcional vem com tela de sete polegadas sensível ao toque e espelha celulares. Nota 7. Consumo – Segundo o InMetro, o Aircross com motor 1.5 e transmissão manual faz 7,5/8,2 km/l na cidade/estrada com etanol e 10/12 km/l com gasolina, com consumo energético de 1,98 MJ/km. O Programa Brasileiro de Etiquetagem classificou o modelo com a nota “A” em sua categoria e “C” no geral. Nota 7.

Conforto – O Aircross Live 1.5 tem bancos com densidade boa e espaços para pernas e cabeças suficientes para acomodar até três ocupantes de estatura normal atrás. O isolamento acústico é digno de elogios e a suspensão consegue filtrar as imperfeições do asfalto brasileiro com certa eficiência. Nota 8. Tecnologia – A lista de itens de série é básica, mas satisfatória. Há rádio com Bluetooth de série, luzes diurnas de leds, trio elétrico, ar-condicionado e direção elétrica. Central multimídia é o único opcional disponível. A atual geração é de 2009 e o motor, antigo, vem sendo substituído no Brasil pelo novo 1.2 de três cilindros nos modelos menores da própria Citroën e também da Peugeot. Nota 6.

Habitabilidade – A sensação de amplitude é favorecida pela farta área envidraçada frontal e o Aircross é beneficiado não só pelo bom ângulo de abertura das portas, mas também pela altura elevada. O porta-malas carrega bons 403 litros. Na prática, o Aircross Live tem várias características que o aproximam de um SUV compacto. Nota 9. Acabamento – Poucas marcas generalistas chegam próximo ao cuidado que a Citroën tem nessa parte. O acabamento francês é sóbrio e bem acima do padrão da concorrência direta. Não há luxos, mas a qualidade é boa, os encaixes são justos e a escolha dos tons é elegante. Nota 8.
Design – O facelift promovido no fim do ano passado resultou em um visual bem moderno. A ideia de separar o conjunto ótico dianteiro em três níveis trouxe charme e elegância ao Aircross e o deixou similar ao crossover Cactus, lançado em 2014 na Europa. Além disso, ele conta com visual aventureiro com uma relação custo/benefício mais interessante que outros modelos nessa condição e com esse espaço interno. Nota 8. Custo/benefício – O Aircross Live 1.5 é vendido a partir de R$ 56.690, chegando a R$ 58.090 com a central multimídia opcional. O modelo é um aventureiro com cabine ampla, porta-malas espaçoso e preço bem abaixo dos concorrentes com essas configurações, que ultrapassam os R$ 65 mil. O Aircross é uma das melhores opções entre minivans e crossovers para quem busca um modelo com amplo espaço interno e não faz tanta questão de um propulsor mais potente – algo que nem sempre se traduz em desempenho inferior. Nota 7. Total – O Citroën Aircross Live 1.5 somou 76 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

O Citroën Aircross nas versões sem o tradicional estepe pendurado na tampa do porta-malas ganhou uma posição estratégica na marca francesa: substitui o finado C3 Picasso, descontinuado no ano passado. A retirada do pneu sobressalente dali não tirou do modelo sua capacidade aventureira, com a suspensão elevada que garante um comportamento eficiente em pequenos trechos de estrada de terra ou até mesmo diante dos desníveis típicos das ruas brasileiras. Uma particularidade da configuração Live é que se trata da versão mais em conta que ostenta todos os outros ícones da nova identidade visual do Aircross. Caso, por exemplo, das barras longitudinais no teto e das luzes diurnas em leds. Não há uma farta lista de itens de série, mas tem tudo que se espera de um modelo pronto para viagens longas ou uso urbano. A central multimídia não sai de fábrica, mas é capaz de espelhar celulares e tem funcionamento bem simples.
Em movimento, o motor 1.5 flex de 93 cv de potência e 14,27 kgfm proporciona um desempenho vigoroso diante de sua ficha técnica um tanto comedida. O torque máximo surge em 3 mil giros, mas bem antes disso boa parte dele já aparece. O resultado é que o crossover está sempre disposto para retomadas e ultrapassagens em viagens na estrada ou arrancadas mais enérgicas no tráfego urbano. A suspensão se comporta de maneira exemplar. Mesmo com sua altura elevada, o Aircross não aderna excessivamente nas curvas. A direção é muito leve nas manobras de estacionamento, mas ganha firmeza exemplar conforme o velocímetro sobe. Não há qualquer necessidade de correções no volante. As rolagens de carroceria até aparecem, mas tão tímidas que é preciso estar bem atento para notá-las. E o Aircross ainda se posiciona entre as melhores opções para quem busca um carro familiar que seja espaçoso por dentro, mas sem ocupar tanto espaço na garagem.

Ficha técnica

Citroën Aircross Live 1.5

Motor: flex, dianteiro, transversal, 1.449 cm³, quatro cilindros em linha, comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré, tração dianteira.
Potência máxima: 93 cv a 5.500 rpm com etanol e 89 cv a 5.500 rpm com gasolina.
Torque máximo: 14,2 kgfm com etanol e 13,5 kgfm com gasolina a 3 mil rpm.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Pneus: 195/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente, tambores atrás e ABS com EBD de série.
Carroceria: Minivan em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,09 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e 2,54 m de distância entre-eixos. Airbags frontais de série.
Peso: 1.229 kg.
Capacidade do porta-malas: 403 litros (1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Porto Real, Rio de Janeiro.
Itens de série: Airbag duplo, ABS com EBD, travamento central das portas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado, barras de teto longitudinais, luzes diurnas de leds, rodas de liga-leve e rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar.
Preço: R$ 56.690.
Opcional: Central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas. Preço: R$ 1.400.
Preço completo: R$ 58.090.

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Dois em um - Citroën Aircross Live 1.5 alia vantagens de SUV compacto e minivan e afasta queda nas vendas

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes

6 de jul. de 2016

Vídeo mostra o que o piloto de F-1 vê dentro da pista

Vídeo mostra o que o piloto de F-1 vê dentro da pista

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Um piloto de F-1 deve ter uma série de habilidades, sendo que uma das principais é a rápida resposta com relação as reações necessárias para conduzir um carro em alta velocidade. Os reflexos das pessoas que estão dentro destes carros costumam ser muito maiores do que das pessoas comuns. Mas uma emissora de televisão resolveu investigar melhor o que acontece com o piloto dentro do carro. Para isso, utilizou equipamentos de monitoramento de olhos para entender o que os pilotos efetivamente conseguem enxergar quando estão na pista. O teste foi realizado com o piloto Nico Hulkenberg durante uma sessão de testes.

Os testes mostram que o piloto leva apenas 00 milissegundos (ou 1 décimo de segundo) para olhar no espelho retrovisor antes de sair dos boxes ou responder a um estímulo visual. O ponto colorido que aparece no vídeo mostra para onde o piloto está olhando. É possível perceber que ele sempre mira na saída de cada curva, na tentativa de antecipar a trajetória de pilotagem.
Emissora de televisão utilizou equipamentos que de monitoramento de olhos para acompanhar de perto a reação do piloto.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

Nova geração do Renault Fluence está praticamente pronta

Nova geração do Renault Fluence está praticamente pronta



A Renault está finalizando os últimos toques na segunda geração do sedã Fluence, ou quarta geração do Mégane Sedã, se preferir. Ao contrário do que ocorre com a atual geração que está à venda naquela concessionária perto da sua casa, o novo Fluence não negará seu parentesco com o hatch do qual deriva, aproveitando seu […] The post Nova geração do Renault Fluence está praticamente pronta appeared first on Autopolis Portal.

Fonte: R7

Rolls-Royce apresenta o protótipo 103 EX

Rolls-Royce apresenta o protótipo 103 EX

Se existe um mercado que é movimentado, esse mercado é o automobilístico. Isso porque dia após dia as montadoras lançam novidades empolgantes que estão aparecendo cada vez mais tecnológicas e muitas vezes surpreendentes. A última novidade da vez veio por conta da Rolls Royce, marca conhecida por seus carros extremamente luxuosos que são completamente exclusivos e uma sorte para poucos afortunados. E o seu lançamento foi na verdade a apresentação de um protótipo, o 103 EX que vai ser completamente autônomo.

O protótipo autônomo da Rolls Royce



A novidade apresentada recentemente pela Rolls Royce é nada menos do que o 103 EX, um protótipo que apareceu como sendo completamente autônomo. A ideia da luxuosa marca seria unir o que há de mais moderno na tecnologia a um chassis que seja produzido à mão, o que vai servir para valorizar todo o trabalho manual e artesanal pelo qual a marca é conhecida. O carro em questão não vai contar com volante, mas sim com uma espécie de assistente virtual, a Eleanor, que vai ser responsável pela condução do veículo, além de ter a função de fornecer informações úteis aos ocupantes do carro, como o itinerário do dia ou mesmo os compromissos que os passageiros possuam em suas agendas, por exemplo. Para andar, o carro vai utilizar um trem de força que é completamente elétrico, que ainda não possui maiores especificações divulgadas pela marca. Por enquanto essas são as únicas informações que temos sobre o protótipo da marca que promete ser uma verdadeira revolução no modo como enxergamos os automóveis. Vale também lembrar que mais do que nunca os carros autônomos estão perto de se tornar uma realidade presente em nosso cotidiano. Prova disso é o veículo autônomo produzido pelo Google, que já passou por diversos testes e é esperado para começar a circular ativamente nas ruas em breve.

A cada dia que passa novas tecnologias no setor automobilístico estão surgindo e prometendo uma verdadeira mudança em nossa relação com os carros. Prova disso é o fato de a Rolls Royce estar utilizando em seu protótipo um propulsor completamente elétrico. Segundo informações fornecidas pela marca, os motores V12 a combustão – que fazem parte dos veículos da luxuosa marca – vão ter uma sobrevivência e uma participação consideravelmente improvável no futuro que a marca tem enxergado pela frente. Por enquanto o que resta a nós é esperar para ver o desenvolvimento do veículo e como ele será. Afinal de contas, seria o primeiro carro de super luxo a ser desenvolvido com uma tecnologia completamente autônoma e até mesmo sem volante. Uma mudança e tanto na maneira que nos relacionamos com os carros.
A ideia da luxuosa marca seria unir o que há de mais moderno na tecnologia a um chassis que seja produzido à mão.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias

Romi-Isetta comemora 60 anos de história

Romi-Isetta comemora 60 anos de história

Este ano foi um ano marcante para quem conhece a história do mercado automotivo no Brasil. Isso porque é o ano de comemoração dos 60 anos do Romi-Isetta, veículo que marcou a história de carros do país. Prova de sua importância foi a exposição organizada em sua homenagem no Tivoli Shopping, que fica em Santa Bárbara d’Oeste, no interior do estado de São Paulo. Entre os dias 17 de maio e 5 de junho o local abrigou uma exposição que homenageou o aniversário do carrinho e também contou um pouco mais sobre a sua história.

O marcante Romi-Isetta



Criado há 60 anos, o Romi-Isetta foi o primeiro carro de passeio fabricado em série aqui em terras brasileiras. Dono de características revolucionárias, o simpático carrinho era conhecido por ser compacto e extremamente econômico – da mesma forma que os novos veículos de hoje -, prova disso é o fato de que na época de carros enormes e gastões, ele conseguia fazer até 25 km com 1 litro de gasolina. Ele foi tão importante para a história do Brasil porque ele foi o primeiro automóvel a circular pelas ruas do país que era montado com componentes completamente brasileiros, ao invés de ter peças importadas, como era comum na época. Por sua característica peculiar e diferente do comum, o Romi-Isetta chamou na época a atenção de um grupo em particular que era completamente sensível ao novo e à moda: o grupo dos artistas. Em uma época de ouro para o cinema nacional, o rádio e a televisão, diversos artistas se tornaram proprietários do carrinho, o que o tornou extremamente popular na época. Mais ainda, o Romi-Isetta era também dono de características de estabilidade e comportamento realmente notáveis, o que o levou a competições esportivas, como a prova italiana Mille Miglia, onde se saiu com um desempenho invejável.

Porém, a partir dos anos 1960 novos produtos do mercado automobilístico começaram a trazer concorrência e novidade para o crescente mercado consumidor de automóveis. Era uma época onde o país passou a contar com diversos outros modelos fabricados por montadoras como Vemag, Volkswagen, Simca, Willys, Toyota e FNM, ou seja, uma indústria que só crescia cada vez mais. E foi assim, que ainda com qualidades invejáveis e atuais, que o ciclo de vida do Romi-Isetta chegava ao seu fim. Dessa maneira, o carrinho teve sua produção planejada até o início de 1961, contando com a formação de um estoque que deveria durar até o final do ano. E foi com tudo isso que, em 13 de abril de 1961, o último Romi-Isetta branco e amarelo limão deixou a linha de montagem.
Criado há 60 anos, o Romi-Isetta foi o primeiro carro de passeio fabricado em série aqui em terras brasileiras.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Clássicos

5 de jul. de 2016

Comercial do Fiat 500S testa carro para bad boys

Comercial do Fiat 500S testa carro para bad boys

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A Fiat lançou nos Estados Unidos um comercial para divulgar o novo Fiat 500S, e o foco do filme é mostrar que o carro está devidamente testado para os chamados “bad boys”. Na verdade, o carro passa por testes para saber se o veículo está devidamente aprovado para enfrentar a fúria de algumas mulheres. No começo do filme o carro está em um laboratório, onde diversos engenheiros de branco fazem testes batendo a porta, chutando o pneu e depois batendo com uma bolsa no capo. Depois, o carro é mostrado passando por uma situação de “perigo real”.

Ao final, parece que o Fiat 500S pode realmente ser adquirido pelos meninos malvados.
Será que o veículo passa nos testes com garotas furiosas?

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

Modelo de rodas ajudam na hora da baliza

Modelo de rodas ajudam na hora da baliza

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O momento da baliza é considerado tenso tanto pelos motoristas que já possuem sua habilitação para andar com seus veículos pela rua quanto também para aqueles alunos que estão batalhando para tirar sua carteira de motorista. Pois um invento apresentado pelo canadense William Liddiard pode deixar este momento mais fácil para todos. O que foi apresentado no vídeo acima são rodas omnidirecionais. Quando elas são acionadas, permitem com que o veículo seja movimentado lateralmente. O invento consegue esta proeza pois a borracha que fica em cima da parte metálica gira internamente, ampliando a gama de movimentos que o veículo pode fazer.

De acordo com o inventor, um dos grandes diferenciais desta roda quando comparadas a outras tentativas de oferecer o mesmo efeito é o fato de que sua criação pode ser facilmente adaptada para qualquer modelo de carro, o que poderia tornar o invento muito mais viável economicamente. Por enquanto, o modelo apresentado no vídeo é apenas um protótipo. William Liddiard afirmou que espera conseguir vender o seu invento para alguma grande fabricante de pneus, ou para alguma montadora.
Invenção foi apresentada por um canadense e pode ser salvação para os que possuem dificuldades em estacionar.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

4 de jul. de 2016

Triumph inicia pré-venda de novos modelos Tiger Explorer

Triumph inicia pré-venda de novos modelos Tiger Explorer

Que o meio do ano é uma época movimentada para o mercado automotivo ninguém duvida. Prova disso são os inúmeros lançamentos tanto da parte de carros quanto da parte de motocicletas. Isso porque é esse o período que montadoras de todo o mundo aproveitam para lançar as suas novidades para o restante do ano e também para o ano seguinte. E a novidade da vez veio por conta da Triumph, que anunciou no mercado que vai começar a pré-venda de seus novos modelos da Tiger Explorer, a maxitrail da marca. Reveladas no último Salão de Milão, finalmente as motocicletas vão poder ser adquiridas no mercado brasileiro.

As novas variantes da Tiger Explorer



Com estreia nas concessionárias prevista para o começo de julho, as novas bigtrails da Triumph já se encontram em período de pré-venda. A primeira versão disponível vai chegar custando R$ 58,5 mil e a outra vai chegar no mercado por R$ 70,5 mil. A primeira é o modelo de entrada da linha, a Triumph Tiger Explorer XR, que chega equipada com motor três cilindros de 1.215 cc que é capaz de entregar até 139 cv e torque máximo de 12,5 kgfm. Além disso, a motocicleta também oferece embreagem hidráulica, que conta com alavanca de redução de torque e assistência contra fadiga do motorista. Para completar, a novidade vai chegar ao mercado 5% mais econômica do que sua versão anterior. Completando o conjunto da motocicleta de entrada estão freios ABS, dois modos de pilotagem (estrada e chuva) e também controle de tração. A segunda opção é um modelo mais sofisticado, a Triumph Tiger Explorer XCx. Ela se diferencia do modelo de entrada por alguns detalhes essenciais, como freios ABS e controle de tração que chegam otimizados para a atuação durante as curvas, três modos de pilotagem (estrada, chuva e off road), protetor de cárter feito de alumínio, protetor de radiador feito em aço inoxidável, barras de proteção do motor, rodas raiadas, suspensão semi ativa, computador de bordo avançado e também controle de cruzeiro e manoplas aquecidas.

A versão de entrada da nova Tiger Explorer, a XR, vai estar disponível para compra nas cores Cristal White e Jet Black. Já a versão mais top, a XCx vai estar disponível para compra nas cores Cristal White e Lucerne Blue, sendo ambos os modelos produzidos na fábrica de Manaus da montadora. Ainda se espera um novo lançamento por parte da Triumph, a Tiger Explorer XCa, que vai ocupar a posição como top de linha da marca, que é esperada para ser lançada já nos próximos meses. Por enquanto nenhuma informação sobre preço foi divulgada.
A primeira versão disponível vai chegar custando R$ 58,5 mil e a outra vai chegar ao mercado por R$ 70,5 mil.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Motos

Renault apresenta seu modelo Alaskan

Renault apresenta seu modelo Alaskan

O meio do ano é uma época repleta de novidades quando se trata do mercado automobilístico. Novos carros, novos motores e reestilizações surgem em noticias atrás de notícias que anunciam os lançamentos das montadoras para o decorrer do ano e também para o ano que segue. E a novidade da vez é consideravelmente empolgante e vem por parte da francesa Renault. Isso porque recentemente a montadora apresentou ao mercado a versão de produção de sua inédita picape média que foi batizada de Alaskan.

Alaskan, a picape média da Renault



A Alaskan é a mais nova e inédita picape média da montadora francesa Renault. Finalmente revelada ao público, o modelo foi construído sobre a mesma plataforma da Nissan Frontier e também deve dar origem a outra picape, dessa vez da Mercedes-Benz. A novidade vai ser produzida em três fábricas no mundo, uma delas localizada na Argentina, de onde deve sair o modelo que vai ser vendido aqui no Brasil. O esperado é que chegue ao mercado pelo menos cinco opções de carroceria, que vão poder ser cabine simples, cabine dupla, chassi cabine com caçamba curta e alongada ou carroceria estreita e larga. A versão cabine estendida não vai estar disponível no lançamento do modelo, mas o previsto é que ela possa ser lançada posteriormente para completar a linha. Em um período inicial, a Alaskan vai contar com motores 2.3 litros biturbo de quatro cilindros. Em questão de números, a versão a gasolina vai ser capaz de entregar até 160 cv, enquanto os motores a diesel vão contar com opções de 160 cv ou 190 cv, dependendo do mercado. Acompanhando o motor, a picape vai poder contar com câmbio manual de seis marchas ou com câmbio automático de sete marchas.

Entre as características da nova picape está uma suspensão traseira independente que conta com cinco braços eixo rígido, que oferece mais conforto aos ocupantes do veículo. Além disso, vai contar também com tração 4x2 nas versões de entrada e 4x4 nos modelos top de linha, que vai poder ser ativada a até os 100 km/h. O esperado é que a nova picape média Alaskan seja uma das atrações da montadora francesa no próximo Salão do Automóvel, que vai acontecer entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo, zona sul da capital. A novidade deve ficar lado a lado com o inédito compacto Kwid e também com a nova geração do utilitário esportivo Koleos, que também vão ser vendidos no Brasil e prometem ser as próximas novidades da marca para o mercado brasileiro. Com design arrojado e itens interessantes, a Alaskan promete e muito ser um sucesso no mercado brasileiro.
Finalmente revelada ao público, o modelo foi construído sobre a mesma plataforma da Nissan Frontier e também deve dar origem a outra picape.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias

1 de jul. de 2016

Porsche revela conceito com ares futuristas

Porsche revela conceito com ares futuristas

Conteúdo em Vídeo
A Porsche divulgou um vídeo com um novo conceito de carro esportivo que acaba trazendo algumas novidades interessantes e futuristas. O Panamera Turbo foi completamente redesenhado pelos engenheiros e designers da empresa, sendo que um dos principais destaques é o aerofólio retrátil, que se monta de forma automática. O movimento que ele faz parece ser os vistos em veículos de filmes ou séries de televisão.

Em termos de descrição, o carro parece ser bastante conservador, mas são estes detalhes que chamam atenção. Outro elemento interessante são as asas, que se separam e expandem, providenciando uma maior área adicional.
Destaque para a transformação do aerofólio do veículo.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Vídeos

Baixa adesão de recall de airbags preocupa

Baixa adesão de recall de airbags preocupa

Nos últimos tempos tem havido uma alta convocação de veículos para recall das mais diversas montadoras para consertar um defeito nos airbags que atingiu carros do mundo todo. Tudo por causa de um problema de fabricação que veio do fabricante dos objetos, a japonesa Tanaka. O defeito em questão pode aparecer em caso de acionamento dos airbags, que seriam estourado com muita força – mais do que o necessário – fazendo com que estilhaços de metal fossem expelidos, podendo até mesmo matar os passageiros. Prova disso são as pelo menos 13 mortes causadas nos Estados Unidos pelo defeito em questão. O grande problema é que, mesmo sabendo sobre o perigo do que foi batizado de airbags mortais, o índice de adesão aos recalls ainda é muito baixo, o que é extremamente preocupante.

O problema dos airbags mortais

O problema causado pela fabricante Tanaka resultou no maior recall de toda a história, sendo responsável por envolver mais de 60 milhões de veículo em todo o mundo desde 2013. Só no Brasil, o número de veículo convocados para recall apenas neste ano é de 863,7 mil unidades. Número este que é maior inclusive do que o número que representa a quantidade de veículos que foram vendidos até o fim de maio, que é de 811,7 mil carros. Dentro desse número, 64% foi chamado por causa do problema nos airbags que atingiu carros de todo o mundo. O grande problema é que, mesmo sabendo de todo o problema e de toda a história envolvendo os airbags com defeito, o índice de atendimento aos recalls relativos ao problema ainda é muito baixo. Para efeito de exemplificação, no ano passado a japonesa Toyota convocou no Brasil 522 mil carros que apresentavam o problema no airbag. Deste número, apenas 21% (109 mil) desses veículos atenderam ao chamado e foram às concessionárias para que o conserto fosse realizado, segundo dados divulgados pela montadora. Pelo menos esse era o número até o fim do último mês de maio.

Dentro do território brasileiro, a montadora que mais chamou veículos para recalls envolvendo problemas nos airbags foi a japonesa Honda. Isso porque ela foi a responsável por convocar 792,5 mil unidades só no ano passado. Porém, de acordo com dados fornecidos pelo Procon-SP, pouco mais de 10% desse número compareceu para a realização do conserto. Somado a este número está a convocação de mais 489 mil veículos apenas neste ano. O grande problema com esses números é o perigo que eles representam. Infelizmente, aqui no Brasil, o consumidor raramente liga a chamada de recall ao risco de um acidente real, o que resulta no alto e preocupante nível de abstenções.
O problema causado pela fabricante Tanaka resultou no maior recall de toda a história, sendo responsável por envolver mais de 60 milhões de veículo.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Recalls