Mesmo em um mercado sob forte retração, sempre tem alguém que consegue se sair um pouco melhor. No caso da indústria de caminhões e ônibus no Brasil, onde todos os segmentos e marcas enfrentam expressivas reduções nas vendas, a função de “salvador da pátria” está com o setor de serviços. Em tempos onde a baixa lucratividade do setor de transportes não viabiliza a renovação das frotas, os frotistas acabam tendo de investir para manter a operacionalidade e a rentabilidade dos caminhões que já têm. Por isso, em todos os fabricantes de caminhões e ônibus, os setores de serviços e de vendas de contratos de manutenção normalmente não têm tanto o que reclamar de 2016. É o caso da Scania. Na marca sueca, a meta é que todos os custos de manutenção das concessionárias sejam cobertos com a venda de serviços de manutenção – assim, toda a margem de lucro com as vendas de veículos pode ser considerada como lucro líquido.
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Para ajudar a atingir essa meta, profissionais da área industrial foram chamados a colaborar na área de serviços, para ajudar a criar novas metodologias, aumentar a eficiência dos processos e elevar o padrão de atendimento. As concessionárias onde os novos métodos já foram implantados passaram a ter uma postura mais ativa, planejando antecipadamente a entrada do veículo na oficina, prevendo a utilização de peças, equipamentos, ferramental e até definição do time de mecânicos. “Passamos a fazer previamente atividades que antes só começavam a ser feitas quando o caminhão chegava à concessionária. Isso pode gerar uma economia de até 75% no tempo de inatividade do veículo”, contabiliza Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Rede de Concessionárias da Scania do Brasil.
Atualmente, 34% dos caminhões novos saem das concessionárias da Scania com algum plano de manutenção – a meta é chegar a 55% em 2022. A ideia é investir no aprimoramento dos serviços, como forma de valorizar a imagem da marca, aumentar o prestígio de seus produtos e aumentar a lucratividade da rede. Nesse processo de experimentação de novos sistemas e procedimento no atendimento, as oito concessionárias da Rede Codema – sete no estado de São Paulo e uma na cidade mineira de Pouso Alegre –, que pertencem à própria Scania, servem como um “laboratório vivo” para o setor de serviços da marca no país. “Eficiência e rapidez são fundamentais para termos uma rede preparada para o futuro. Hoje o mundo está cada vez mais rápido e as pessoas, mais conectadas. A digitalização faz parte do dia a dia e o setor de transportes recebe demandas mais ágeis. Os veículos não podem ficar parados mais tempo que o necessário, por isso os serviços precisam ser dinâmicos”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania do Brasil.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Movidos pela crise - Setor de serviços e manutenção ajuda a Scania a superar a retração nas vendas de caminhões e ônibus no Brasil
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Para ajudar a atingir essa meta, profissionais da área industrial foram chamados a colaborar na área de serviços, para ajudar a criar novas metodologias, aumentar a eficiência dos processos e elevar o padrão de atendimento. As concessionárias onde os novos métodos já foram implantados passaram a ter uma postura mais ativa, planejando antecipadamente a entrada do veículo na oficina, prevendo a utilização de peças, equipamentos, ferramental e até definição do time de mecânicos. “Passamos a fazer previamente atividades que antes só começavam a ser feitas quando o caminhão chegava à concessionária. Isso pode gerar uma economia de até 75% no tempo de inatividade do veículo”, contabiliza Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Rede de Concessionárias da Scania do Brasil.
Atualmente, 34% dos caminhões novos saem das concessionárias da Scania com algum plano de manutenção – a meta é chegar a 55% em 2022. A ideia é investir no aprimoramento dos serviços, como forma de valorizar a imagem da marca, aumentar o prestígio de seus produtos e aumentar a lucratividade da rede. Nesse processo de experimentação de novos sistemas e procedimento no atendimento, as oito concessionárias da Rede Codema – sete no estado de São Paulo e uma na cidade mineira de Pouso Alegre –, que pertencem à própria Scania, servem como um “laboratório vivo” para o setor de serviços da marca no país. “Eficiência e rapidez são fundamentais para termos uma rede preparada para o futuro. Hoje o mundo está cada vez mais rápido e as pessoas, mais conectadas. A digitalização faz parte do dia a dia e o setor de transportes recebe demandas mais ágeis. Os veículos não podem ficar parados mais tempo que o necessário, por isso os serviços precisam ser dinâmicos”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania do Brasil.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Movidos pela crise - Setor de serviços e manutenção ajuda a Scania a superar a retração nas vendas de caminhões e ônibus no Brasil
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões
Publicado em: 19 Oct 2016 13:05:00
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